22/10/2021 às 18h07min - Atualizada em 23/10/2021 às 00h00min

Construindo uma educação mais mão na massa, criativa e colaborativa

Essa é a proposta da Semana de Aprendizagem Criativa, que terá a participação do professor e pesquisador do MIT, Mitchel Resnick

SALA DA NOTÍCIA Danieli Crevelaro

Como transformarmos agora a educação que queremos no futuro? Esse é um dos propósitos da Semana da Aprendizagem Criativa que será promovida pela Rede Brasileira de Aprendizagem Criativa (RBAC), em parceria com a Fundação Lemann e a Fundação LEGO, de 25 a 27 de outubro em todo o Brasil.

Serão três dias de discussões e reflexões sobre a necessidade de transformação da educação, importância do protagonismo juvenil e a adoção de práticas educacionais mais criativas e relevantes nas escolas públicas brasileiras, considerando a diversidade e os desafios das diferentes regiões do país. Os painéis serão transmitidos via Zoom e no canal do Youtube da RBAC.

“Será um momento para celebrarmos o movimento em torno da aprendizagem criativa no Brasil e os resultados alcançados até aqui”, afirma Leo Burd, diretor da RBAC. A RBAC é um movimento que reúne educadores e gestores escolares, estudantes, artistas e comunidade para disseminar a adoção de práticas educacionais que estimulem a expressão pessoal, o pensamento crítico, de maneira lúdica e colaborativa, a partir dos interesses dos alunos.

Tendo por inspiração a frase “A melhor forma de prever o futuro é inventá-lo”, do cientista da computação norte-americano Alan Kay, a Semana de Aprendizagem Criativa terá dentre seus convidados a participação do professor do MIT (Massachusetts Institute of Technology) Mitchel Resnick, principal defensor da aprendizagem criativa e autor do livro “Jardim de Infância para Vida Toda”. Ele participará do painel de abertura no dia 25 de outubro, às 19h, em que discutirá caminhos que ajudem a comunidade escolar a inventar o futuro da educação.

Na terça-feira (26) as discussões vão girar em torno de dois painéis. O primeiro acontecerá às 10h e vai abordar o tema “Políticas educacionais criativas e inovadoras na educação pública”. O segundo será realizado às 19h e terá como foco o protagonismo juvenil sob o tema “As vozes da juventude”, que contará com participação de Bel Santos Mayer, coordenadora do Instituto Brasileiro de Estudos e Apoio Comunitário (IBEAC), co-gestora da Rede LiteraSampa.

Na quarta-feira (27), a diretora do Centro Lemann de Liderança para Equidade na Educação, Anna Penido, vai falar sobre “Construindo a educação do futuro agora”, tendo como pano de fundo as iniciativas de professores e gestores que estão mobilizando suas comunidades por uma educação mais criativa, mão na massa e relevante para todos. O encerramento da Semana será às 19h com o painel “Celebre e compartilhe”, uma grande celebração da comunidade da Rede Brasileira de Aprendizagem Criativa com trocas de experiências e desejos para o próximo ano.

A Semana de Aprendizagem Criativa é aberta para professores, estudantes, gestores, familiares e toda a comunidade escolar. As inscrições podem ser feitas no site do [semana.aprendizagemcriativa.org]evento.

Criada em 2015, a Rede Brasileira de Aprendizagem Criativa está atualmente presente em todas as regiões do Brasil com mais de 20 núcleos regionais e 4.000 membros, que trocam ideias e promovem a aprendizagem criativa localmente. Por meio de oficinas, encontros de voluntários, Festivais de Invenção e Criatividade e disponibilização de recursos educacionais, a RBAC fomenta a disseminação e a adoção de práticas mais mão na massa, criativas e relevantes para os estudantes de todo o Brasil.

Sobre a Tech and Play e a Fundação LEGO

A iniciativa Tech and Play da Fundação LEGO conecta organizações que estão impulsionando o brincar como prática aliada à tecnologia nas salas de aula ao redor do mundo. Nós buscamos soluções que inspirem a expressão criativa de crianças em uma ampla gama de especialidades, que vão da computação criativa ao tinkering e à robótica. Nosso objetivo é fazer com que o learning through play with technology (Aprendizagem pelo Brincar com Tecnologia) seja mais acessível para professores e empodere crianças com as habilidades necessárias para que elas tenham sucesso em um mundo movido pela tecnologia.

Sobre a Fundação Lemann

A Fundação Lemann acredita que um Brasil feito por todos e para todos é um Brasil que acredita no seu maior potencial: gente. Isso só acontece com educação de qualidade e com o apoio a pessoas que querem resolver os grandes desafios sociais do país. Nós realizamos projetos ao lado de professores, gestores escolares, secretarias de educação e governos por uma aprendizagem de qualidade. Também apoiamos centenas de talentos, lideranças e organizações que trabalham pela transformação social. Tudo para ajudar a construir um país mais justo, inclusivo e avançado. Saiba mais em: fundacaolemann.org.br. Siga-nos nas redes: Twitter, Instagram, Facebook e LinkedIn.

Sobre a Rede Brasileira de Aprendizagem Criativa

A Rede Brasileira de Aprendizagem Criativa (RBAC) é um movimento de educadores, artistas, pais, pesquisadores, empreendedores, alunos e organizações que promovem práticas educacionais mais mão na massa, criativas e relevantes para crianças e jovens de todo o país.  Por meio de festivais, oficinas, programas de fellowships, encontros regionais, recursos pedagógicos e discussões online, a RBAC provê um ambiente propício para a criação e a vivência da aprendizagem criativa de forma relevante e sustentável nas diferentes regiões do Brasil desde 2015. Conheça a Rede em: aprendizagemcriativa.org. Site Dia do Mão na Massa em: aprendizagemcriativa.org/maonamassa


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp