25/10/2021 às 15h19min - Atualizada em 25/10/2021 às 15h40min

Educação é vista como um diferencial no pacote de benefícios oferecido pelas empresas

Investir no auxílio é o caminho para fortalecer o pilar estratégico para o crescimento nos negócios

SALA DA NOTÍCIA Redação

O auxílio-educação adotado por empresas é uma alternativa para levar capacitação aos funcionários e, ao mesmo tempo, garantir o engajamento do colaborador. Segundo um estudo da Mercer Marsh Benefícios, a educação e treinamentos corporativos já se tornaram quesitos essenciais no pacote de benefícios oferecido pelas companhias. Além disso, o Guia Salarial 2020, publicado pela consultoria Robert Half, revela que o pacote de benefícios é o segundo critério (20%) mais importante para o profissional brasileiro escolher um emprego, atrás apenas da possibilidade de crescimento na empresa (40%).

Porém ainda pouco utilizado, o benefício corporativo pode ser um atrativo no momento da contratação. Ainda mais quando o candidato é da geração Z, uma vez que são profissionais conhecidos por serem autodidatas e buscar conhecimento proativamente. Para Richard Vasconcelos, CEO da LEO Learning, empresa de soluções digitais para treinamentos corporativos, esse é o grupo que precisa de atenção. “Eles querem crescer muito rápido, só que falta experiência. As empresas que investem na educação acabam se destacando por oferecer essa vivência”, explica.

Outra vantagem desse benefício é o fortalecimento do crescimento dos negócios. “Quando a companhia oferece o desenvolvimento de novas habilidades profissionais para um colaborador, esses treinamentos incentivam a dedicação do desempenho na função exercida pelo funcionário, que entende que ele é importante para a companhia. O colaborador se sente mais satisfeito ao ver que a organização está investindo no seu talento”, alerta

Junto com a transformação digital, as edtechs têm a tarefa de formar por meio de aprendizados que possuem habilidades aprimoradas para oferecer o que há de mais novo no quesito conhecimento. “Existem programas educativos nessas plataformas digitais que vão desde cursos técnicos até mesmo comportamentais. Normalmente as empresas procuram pela educação corporativa em busca de programas que permitam que os colaboradores escolham por treinamentos que sejam altamente compatíveis com a função que ele desempenha, mas sempre disponibilizando um leque de opções”, revela Vasconcelos.

O benefício também pode ser feito por meio de parcerias com escolas, para profissionalização e promoção interna. Por exemplo, a Leroy Merlin, uma das maiores redes de varejo do Brasil, fez uma parceria com a Ironhack São Paulo, escola global de tecnologia e programação, para oferecer bolsas de estudos aos colaboradores da empresa e capacitá-los para reforçar a área de tecnologia da empresa. Denominado Hack Leroy Merlin, a primeira edição do programa concedeu bolsas de estudo a 12 funcionários da empresa de diversos departamentos, que tinham interesse no curso de programação e em atuar na área. A nova formação possibilita que eles cresçam e se desenvolvam em tecnologia, algo de extrema importância dentro da companhia.

“Os cursos podem ser uma ótima possibilidade para as companhias investirem na formação de colaboradores, principalmente daquelas áreas que contam com equipe reduzida ou possuem dificuldades para encontrar profissionais especializados no mercado. Certamente esse tipo de iniciativa pode ser uma ação inteligente para incentivar a formação de uma quantidade maior de especialistas, além de atenuar o problema da escassez de talentos”, explica Alexandre Tibechrani, General Manager Latam da Ironhack.

Richard Vasconcelos complementa que a educação corporativa é hoje um ponto crucial no momento de escolha por um emprego. “As companhias que não conseguem ter esse tipo de ferramenta acabam ficando para trás no momento em que o profissional buscar novas oportunidades no mercado de trabalho, já que esse benefício é visto pelos candidatos como uma forma de alcançar crescimento na carreira”, finaliza.

Sobre a LEO Learning
Revolucionar a aprendizagem através de novas linguagens, como webséries, realidade virtual e games pensados para desenvolver habilidades específicas, são ingredientes com os quais a LEO Learning Brasil vem aperfeiçoando, de modo customizado, os times de diversas organizações no país. Uma empresa nacional em sociedade com a LEO Learning britânica, pioneira em educação a distância no cenário mundial, a edtech é uma novidade promissora no mercado de educação corporativa e deve crescer bastante nos próximos anos.  

Sobre a Ironhack
Fundada em 2013 por Ariel Quiñones e Gonzalo Manrique, a Ironhack é uma escola de tecnologia com campus em Madrid, Barcelona, Berlim, Paris, Amsterdã, Lisboa, Miami, Cidade do México e São Paulo, voltada para o treinamento de alunos para empregos digitais. A Ironhack já treinou mais de 3 mil estudantes de 70 nacionalidades diferentes em pouco mais de cinco anos e foi reconhecida como uma das três melhores escolas do mundo pelo coursereport.com e switchup.org. Com um modelo que tem garantido a empregabilidade de mais de 85% de seus estudantes em até três meses depois do treinamento, a sua missão é permitir que qualquer um seja protagonista da revolução digital. Mais informações em: www.ironhack.com.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp