Mercado BR

Hospital catarinense conquista certificado "Stroke Ready" pelo trabalho realizado no tratamento de AVC

Por Marcos Antonio em 25/02/2021 às 17:36:17

“O certificado Angels é emitido com base em avaliação de performance, de acordo com avaliação dos resultados de indicadores de qualidade do HSJosé (tempos de porta agulha, terapia de reperfusão, triagem de disfagia, realização de exames de imagem e tratamento). Os resultados do hospital são reportados mensalmente ao site do programa e são avaliados e reconhecidos trimestralmente. A certificação assegura aos pacientes e à comunidade em geral a qualidade e segurança indispensáveis na assistência hospitalar. Representa a soma do engajamento coletivo dos profissionais e a importância do cumprimento das políticas e protocolos institucionais, além de sinalizar a cultura de aprimoramento contínuo”, enaltece a gerente de Qualidade do HSJosé, Márcia Campos.

>> Reconhecimento Nacional: Hospital São José é destaque em atendimento e tratamento de AVC

De acordo com a responsável pela Unidade de AVC do HSJosé e diretora clínica da instituição, Dra. Gisele de Medeiros (CRM-8552 | RQE-3024) estas certificações têm importância para o reconhecimento do hospital no tratamento rápido e eficaz para o AVC.

“Elas demonstram a sincronia e o preparo de toda a equipe do AVC no atendimento ao paciente que chega ao nosso pronto-socorro ou pronto atendimento com sintomas desta enfermidade. Como em Neurologia se diz que "tempo é cérebro", cada minuto faz a diferença para o paciente que está sofrendo uma isquemia cerebral, e implica diretamente na sua recuperação”, garante a especialista.

Conquista fortalece a importância do trabalho multidisciplinar

Os reconhecimentos conquistados pelo HSJosé só são possíveis graças ao esforço contínuo dos colaboradores e médicos da instituição que trabalham com agilidade, segurança, cuidado e união em prol do paciente.

“Quando iniciamos o protocolo de AVC há alguns anos, pensávamos que seria muito difícil alcançar a meta de um atendimento em 60 minutos. Começamos então a realizar treinamentos, conscientização com a equipe, desde a recepção até a enfermagem. Nossos profissionais verificaram os benefícios para os pacientes, e hoje é ‘bonito de ver’ o engajamento da equipe, a agilidade com que fazem os procedimentos para que os pacientes tenham menos sequelas do AVC. É gratificante para nós sabermos que o paciente melhorou, foi para casa sem sequelas e que nós contribuímos para isso acontecer”, garante a coordenadora do pronto atendimento e pronto-socorro do HSJosé, Camila Inácio Padilha.

O AVC é a uma das principais causas de morte no mundo, além de ser a principal causa de incapacidade em adultos.

“Quando o paciente chega ao HSJosé com sintomas de AVC, ele é recebido na triagem que reconhece os sintomas, e a partir daí, recebe atendimento diferencial, sendo todos em sincronia, passando pelo médico do pronto atendimento ou pronto-socorro, avaliação da enfermagem, realização de exames e atendimento pelo neurologista, avaliação de todo o quadro e recebimento do medicamento trombolítico (para o tratamento do AVC) em até 35 minutos. Isto significa muito mais chances de recuperação do paciente e retorno às suas atividades habituais o mais próximo do normal possível”, reforça Dra. Gisele.

“Ser reconhecido como um centro capacitado para atender essa demanda é imensamente gratificante. Demonstra que o Hospital São José não tem medido esforços para inovar e buscar melhor performance. A sociedade é a principal contemplada nesse processo, pois isso representa qualidade no cuidado”, complementa Márcia.

(Médico responsável Técnico HSJosé: Raphael Elias Farias – CRM-13081/ RQE-9915).

Leia também

Prevenção: AVC uma das principais causas de morte no Mundo

Centro de especialidades médicas é aliado no diagnóstico e prevenção de doenças no Hospital São José

Fonte: G1 SC

Comunicar erro
Teve news

Comentários