Mercado BR

Nova variante j√° √© 'parte do cotidiano' e estamos enfrentando 'nova etapa' da pandemia, alerta ministro da Sa√ļde

Por Marcos Antonio em 25/02/2021 às 18:36:16

Reuters

O ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, disse nesta quinta-feira (25) que a nova variante do Sars-Cov-2 identificada em Manaus já é "parte do cotidiano", já está em outros estados brasileiros e é a principal razão para ele afirmar que o Brasil está em uma "nova etapa" da pandemia de Covid-19.

"Na nossa visão estamos enfrentando uma nova etapa da pandemia" - Eduardo Pazuello, ministro da Saúde

Em Brasília, o ministro fez um pronunciamento ao lado de representante dos conselhos de secretários de saúde. Ele anunciou que, contra o atual aumento de casos, vai atuar com "atendimento imediato na unidade básica de saúde", "estruturação em capacidade de leitos" e "vacinação".

Pazuello afirmou que a estratégia de deslocar pacientes entre estados deve ser adotada.

"Uma das estratégias com relação a leitos é a utilização de leitos de forma remota. São remoções." - Eduardo Pazuello

Agravamento da situação no país

Pazuello afirmou que o governo observava uma situação de "estabilidade" no número de mortes e casos em outubro e novembro, e esperava que a chegada da vacina pudesse manter e baixar essas taxas. Entretanto, ele afirma que a nova cepa descoberta em Manaus tem contaminado 3 vezes mais rápido e se espalha pelo país.

"Observa-se que começou a aumentar o oeste do Pará, Belém, capitais como Fortaleza, João Pessoa. (...) Você vê Goias impactado, Chapecó, varias cidades do país focais subindo", disse Pazuello. "E a velocidade com que isso acontece em pontos focais pode surpreender o gestor em termos de estrutura de apoio de estrutura."

VÍDEOS: novidades sobre as vacinas

Fonte: G1

Comunicar erro
Teve news

Coment√°rios