Mercado BR

Consumo de gás natural cai 8,7% em 2020 com efeitos da pandemia

Por Marcos Antonio em 26/02/2021 às 13:36:19

Divulgação/Cigás

O consumo de gás natural em 2020 teve queda de 8,7% na comparação com o ano anterior devido aos efeitos da pandemia de Covid-19. Segundo dados da Associação Brasileira de Empresas Distribuidoras de Gás Canalizado (Abegás), o país consumiu, ao todo, 59,03 milhões de metros cúbicos por dia (m³/dia) no ano.

“Entre março e junho, as distribuidoras foram fortemente impactadas pela pandemia. Em abril, por exemplo, tivemos o menor volume não térmico do setor desde 2005”, disse o presidente executivo da Abegás, Augusto Salomon.

Diretoria da Petrobras contribuirá para troca de comando "suave e eficiente", diz Castello Branco

No ano, a maior queda na demanda foi do setor comercial, que teve um consumo de gás 25,8% menor do que em 2019, seguido pelo setor automotivo, com retração de 17,7%. Por outro lado, a adoção do trabalho remoto ajudou o consumo residencial a crescer 9,6% em 2020.

Ao final do ano, no entanto, os números apresentaram recuperação. Somente em dezembro, o consumo total de gás natural no país foi de 78,1 milhões de m³/dia, alta de 21,4% em relação a dezembro de 2019. O crescimento foi fruto principalmente do aumento da geração termelétrica e da retomada industrial.

No entanto, Salomon ressalta que 2021 ainda traz incertezas. “As possibilidades de crescimento do consumo de gás natural podem ser abaladas pelo eventual aumento de restrições, em função das novas variantes da pandemia, e, principalmente, da falta de perspectivas de celeridade da vacinação, inibindo investimentos”, afirma.

VÍDEOS: Últimas notícias de Economia

Fonte: G1

Comunicar erro

Comentários