06/05/2021 às 19h57min - Atualizada em 06/05/2021 às 23h00min

Com aumento na demanda no curso de Medicina, SAE Digital antecipa dicas de estudo para o vestibular 2022

Levantamento aponta que o número de brasileiros interessados no curso aumentou 19% em comparação com 2020

SALA DA NOTÍCIA Divulgação
 

A pandemia causada pela Covid-19 não foi uma barreira para os vestibulandos que têm como sonho ingressar no curso de medicina. Pelo contrário, os profissionais da saúde têm inspirado os jovens no momento de escolher a futura profissão. Segundo a Fuvest, foram registrados cerca de 18 mil inscritos para cursar medicina na Universidade de São Paulo - USP, para o vestibular de 2021, número que no ano anterior foi de mais de 15 mil. Essa procura só tende a aumentar e, pensando em como auxiliar esses estudantes, o sistema de ensino - SAE Digital traz dicas de como se planejar para os estudos e se dedicar para alcançar essa conquista.

 

Essa é uma área bastante dinâmica, bem remunerada e reconhecida socialmente, com muitas descobertas e desafios. É preciso muito empenho e dedicação durante os estudos para aprovação no curso, a nota de corte é alta em todas as universidades. Neste ano, por exemplo, a nota de corte da Fuvest (USP) para a primeira fase foi de 81 pontos, 3% maior do que em 2020, quando era de 78 pontos. 

 

As formas de ingresso variam de acordo com a Universidade e cada vestibular segue um edital próprio. Ter acesso a eles com antecedência é essencial para um bom planejamento e organização de seus estudos. De modo geral, o vestibular de Medicina é realizado em duas fases; a primeira é composta por questões dos diferentes curriculares da Educação Básica e a segunda fase requer foco para as disciplinas específicas, voltadas ao objeto de estudo do curso concorrido, com questões abertas e discursivas. O objetivo da segunda fase é verificar se o candidato tem conhecimento sobre o curso que está pretendendo ingressar. “Para o curso de Medicina, o aluno deve ter muita atenção e se aprofundar nos assuntos de Ciências Biológicas e da Natureza e Ciências Humanas. Outra atenção necessária é para a redação, que mesmo abrangendo um tema não relacionado diretamente ao curso, aborda temas da atualidade e dará insumos sobre os conhecimentos gerais, os pensamentos e a argumentação do candidato”, ressalta Angela Cristina Victorino, assessora pedagógica do SAE Digital.

 

Vale lembrar que o ENEM é aceito por uma longa lista de Universidades, além das federais. Neste caso, pesquisar as notas de corte das Universidades, além de outras possibilidades que o Exame oferece, como descontos e bolsas de estudo, podem ajudar muito o estudante a obter uma maior perspectiva para o ingresso em Medicina.

 

Desafios da aprovação em Medicina

 

Os estudantes que estão se preparando para a aprovação em Medicina podem ter de enfrentar alguns desafios. O primeiro ponto está na rotina intensa de estudos, para que isso não afete e desanime o candidato, é importante descansar, intercalar os estudos com atividades prazerosas e cuidar da saúde mental.

 

A dica essencial está no planejamento dos estudos: após ler o edital e entender quais são os conteúdos a serem estudados/revisados e quais são as leituras obrigatórias requeridas, é preciso criar uma rotina de estudos com um cronograma definindo horários específicos para cada disciplina, por horário e dia da semana. Nada de estudar aleatoriamente, além de não ser eficaz, faz com que o aluno perca o interesse nos estudos.

 

“Mesmo durante o isolamento social, o estudante deverá organizar a sua rotina de forma a ter momentos voltados ao estudo, outros para o lazer e descanso. O sono é fundamental para que o estudante consiga reter os conhecimentos estudados. Então, nada de ficar até altas horas conectado. É preciso estabelecer uma rotina que proporcione estudo e bem-estar. É importante se lembrar de que, para conquistar algo que almeja, sempre será necessário certo sacrifício, mas que valerá a pena e irá passar. Para superar os desafios é importante focar nas vantagens do esforço para estudar e alcançar a aprovação no tão esperado curso”, finaliza Angela Cristina Victorino.

 

Dicas no momento do exame 

Após ter seguido as estratégias e planejamentos de estudos, é importante que o candidato tenha calma e foco para responder as questões no momento da prova. A especialista Angela Cristina Victorino, separou algumas dicas essenciais:

 
  • Nos dias que antecedem o exame descanse e alimente-se bem. O vestibular também requer aptidão física;
  • Ao receber a prova é necessário fazer uma leitura prévia de toda a prova isso ajuda a entender por onde começar;
  • Evite perder muito tempo com uma questão que acha muito difícil. Pule para a próxima e retorne ao final de concluir as questões mais fáceis;
  • Reserve um tempo especial para escrever a redação, pois seu peso é muito importante. Além disso, começar a escrever após muita exaustão mental pode prejudicar a criatividade e a argumentação;
  • Por fim, dê o seu melhor com base nas suas capacidades e não se desespere caso não saiba alguma resposta. Com o planejamento e a organização antecipada, é possível conquistar bons resultados 

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Informações indisponíveis

0