27/10/2021 às 16h06min - Atualizada em 28/10/2021 às 09h20min

Diversificação do acesso ao crédito: como o distribuidor de insumos agrícolas pode se beneficiar

A Rede Catena apresenta ao distribuidor de insumos agrícolas novas possibilidades de financiamento visando aumento na competitividade

SALA DA NOTÍCIA Roberta
www.redecatena.com.br

Um dos setores que mais cresce no Brasil é o agro e, com ele, as ofertas de crédito. Por exemplo a aceitação crescente de ativos com lastro em direitos creditórios do agro pelo mercado de capitais tornou a diversificação de fontes de financiamento uma  realidade. De fato, o volume anual de emissões de CRAs, LCAs evoluiu em dez anos e a forma de acesso também se diversificou: bancos passaram a contar com linhas incentivadas com lastro em direitos creditórios, securitizadoras passaram a prover estruturas de CRAs, cada vez mais seguras e condizentes com a realidade do campo, e o surgimento de novas “Fintecs” aportaram tecnologia à forma de contratar e digitalizar o fluxo de papeis, tornando a contratação mais ágil, inclusive com modalidades que endividam somente o produtor ao invés do distribuidor, com tendência de redução do aval do distribuidor sobre o risco. Ao mesmo tempo, a indústria que tradicionalmente financiou a venda de seus produtos ao produtor, via distribuidor, passou a dar sinais de que não está mais tão entusiasmada com esta atividade, aumentando, em alguns, casos o rigor para conceder limites.

“Com a diversificação de fontes de financiamento, o processo de seleção e contratação tornou-se mais complexo, exigindo maior conhecimento técnico e relacionamento com diversas instituições”, comenta Marcelo Soares, diretor da Rede Catena Distribuição de Insumos Agrícolas. Ele, que já esteve do outro lado, como diretor financeiro de um fornecedor industrial, completa: “além disso o distribuidor tem que estar mais atento à forma pela qual ele próprio se apresenta ao mercado financeiro, garantindo que as informações providas transmitam, de forma clara e precisa, os pontos positivos de sua operação e finanças, já que é corriqueiro o distribuidor que não se vende bem para a comunidade financeira e fornecedores, perdendo oportunidades com isso”.

Criada em 2020, com o objetivo de apoiar o distribuidor local independente para que ele seja a melhor opção de canal para a indústria e o produtor rural, a Rede Catena está estruturada para atuar no direcionamento empresarial e para apresentar as melhores alternativas de negócios em várias áreas para os distribuidores, valorizando a independência de cada empresário, preservando o jeito de ser e principalmente decisão de escolher seus fornecedores e portfolio de produtos, financiadores e demais parceiros durante toda relação. 

A Rede Catena conta com uma área corporativa, que acompanha o distribuidor no planejamento de sua estratégia, fazendo diagnósticos, orientando em torno das melhores práticas e facilitando negócios. “Na área de finanças, atuamos desde a orientação ao planejamento financeiro, até a captação efetiva de recursos, em alguns casos dando acesso a operações financeiras típicas de empresas maiores”, conta Marcelo Soares. E complementa: “atuamos para garantir que a conta feche e que as ‘letrinhas pequenas’ não passem desapercebidas, ao mesmo tempo que deixamos o empresário mais livre para focar em seus clientes. Essa combinação é a chave para destravar crescimento”.

Além do apoio ao crédito e à estratégia do negócio, a Rede Catena também atua no suporte às tomadas de decisão do distribuidor com base em inteligência de mercado e na construção de sinergias ainda maiores com fornecedores, financiadores, investidores, seguradoras e demais parceiros de negócios. Incentiva o processo de inovação e de difusão de conhecimento visando o futuro. Isso sem falar no apoio ao Marketing de cada empresa, que visa promover a marca do distribuidor e ampliar a exposição de seus produtos e de sua atuação no mercado.

Marcelo Soares afirma: “a força institucional da Rede Catena derivada da experiência de cada membro, da representatividade do volume de negócios e do conhecimento do nosso time profissionais, vem sendo o catalisador do desenvolvimento de cada membro individualmente, assim como dessa cadeia produtiva como um todo”.
Informações: www.redecatena.com.br


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp