Mercado BR

Xanxerê registra quarta morte de paciente com Covid-19 à espera de leito de UTI

Por Marcos Antonio em 28/02/2021 às 12:54:20

Ana Lucietto/Divulgação/HRSP

A prefeitura de Xanxerê, no Oeste catarinense, comunicou na manhã deste domingo (28) a morte de um paciente com Covid-19 que aguardava por vaga em Unidade de Tratamento Intensivo (UTI). A vítima é um homem de 63 anos que estava internado no Hospital Regional São Paulo (HSP) desde terça-feira (23). Com essa morte, a cidade registra quatro óbitos de pessoas na fila de espera um leito.

Na sexta-feira (26), três pessoas morreram em um intervalo de seis horas esperando por leitos em UTI na cidade. Além das duas vítimas durante a madrugada, a prefeitura da cidade divulgou um terceiro óbito pela manhã.

No HSP, 24 pessoas esperavam por vagas de UTI e três, de enfermaria, de acordo com o boletim divulgado no sábado (27). Com 51, 6 mil habitantes, o município decretou estado de calamidade na última semana.

Nesta manhã, o G1 SC procurou o Secretaria de Estado de Saúde (SES) para falar sobre as mortes à espera por leitos no estado e quais medidas estão sendo feitas. Até as 12h20, não houve retorno.

Covid-19 em Xanxerê: Agentes de segurança oram em frente a hospital

SC tem novo recorde no número de internados e ocupação de leitos de UTI SUS

Com falta de vagas em UTI Covid, hospitais buscam transferências e sobrecarregam Samu

Covid-19: Xanxerê vai receber ajuda do SUS para conter colapso na saúde

Mortes a espera de UTI no HSP

28 de fevereiro: homem, 63 anos, com comorbidades. Internado desde terça-feira (23);

26 de fevereiro: homem, 60 anos, sem comorbidades. Internado desde segunda-feira (22);

26 de fevereiro: mulher, 63 anos, com comorbidades. Internada desde terça-feira (23);

26 de fevereiro: homem, 61 anos, com comorbidades. Internada desde sábado (20);

Na quinta-feira (25), um ambulatório de campanha começou a funcionar na cidade para tratar pacientes com Covid-19. A capacidade é para 20 leitos, podendo ampliar para até 25.

Número da Covid-19 na cidade

Segundo o município, são 990 casos ativos, 68 mortes e um total de 6.551 pessoas já diagnosticadas com a doença pelos dados municipais. Já o Estado contabiliza 5.817 diagnosticados, 63 óbitos e metade de casos ativos: 461 pessoas em tratamento.

Segundo a Diretoria de Vigilância Epidemiológica de Santa Catarina (Dive), a diferenças nesses números podem ocorrer possíveis atrasos na atualização se algumas notificações demorarem para serem validadas.

Covid-19 em SC

Santa Catarina registrou neste sábado (27) o maior número de pacientes em tratamento, de internados em Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e da taxa de ocupação de leitos de UTI do Sistema Único de Saúde (SUS) de toda a pandemia.

São 35.192 pacientes em tratamento, 926 pessoas em UTI, contando as redes pública e privada, e taxa de ocupação de leitos de UTI SUS de 91,45%.

Confira as reportagens mais assistidas da NSC TV nesta semana no G1

Veja mais notícias do estado no G1 SC

Fonte: G1 SC

Comunicar erro
Teve news

Comentários