20/03/2021 às 07h18min - Atualizada em 07/05/2021 às 00h00min

Cinema Tropical comemora 20 anos Anunciando Programação Especial Online e Eventos

SALA DA NOTÍCIA Denny Silva
Acervo Pessoal
As Festas começam em 31 de março, com a 6ª Edição Anual
de ‘cenas vizinhas’ e ‘TropiChat 20’, uma série especial
de conversas com os principais diretores da América Latina

Cinema Tropical, o principal apresentador do cinema latino-americano nos Estados Unidos, comemora seu 20º aniversário com uma série de eventos especiais e programação que começa em 31 de março e se estende até o outono de 2021 e estará disponível para o público em todos os Estados Unidos, e internacionalmente.

As festividades do 20º aniversário começam no dia 31 de março com a 6ª edição do “Cenas Vizinhas: Novo Cinema Latino-Americano”, festival anual de filmes latino-americanos recentes apresentados pela Film no Lincoln Center e Cinema Tropical. Este ano, a programação do festival estará disponível para transmissão pela primeira vez para o público em todo o país. A noite de abertura terá o filme brasileiro Todos os Mortos, dirigido por Marco Dutra e Caetano Gotardo, e terá conversa com os dois diretores.

Apresentando nove filmes recentes da Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Cuba, Guatemala, México, Panamá e Peru, “Cenas Vizinhas” também apresentará uma restauração especial do filme argentino Silvia Prieto de Martín Rejtman, que foi o primeiro filme Cinema Tropical exibido, em fevereiro de 2001, no Pioneer Theatre, no centro de Manhattan, marcou o início da organização.

O Cinema Tropical também lançará “TropiChat 20”, uma série especial de vinte conversas semanais com os principais diretores e profissionais de cinema latino-americanos e americanos. A série terá início na terça-feira, 6 de abril, com uma conversa especial com Rejtman, uma das figuras-chave do Novo Cinema Argentino do final dos anos noventa e início das filhas, uma grande fonte de inspiração e visão para o renascimento do cinema latino-americano que se seguiu.

Outros convidados confirmados para “TropiChat 20” incluem a diretora indicada ao Oscar, Lourdes Portillo, o aclamado diretor Matías Piñeiro, a dupla vencedora de Sundance, Natalia Almada, e a documentarista indicada ao Oscar Maite Alberdi. Palestrantes adicionais serão anunciados em breve.

A programação de aniversário do Cinema Tropical também incluirá um filme online especial e uma série de conversas “Mexico on the Hudson”, celebrando a relação entre a cidade de Nova York e o México por meio do sucesso de filmes recentes, incluindo I'm No Longer Here de Fernando Frías, I Carry You Comigo de Heidi Ewing, Filho dos Monarcas de Alexis Gambis e En el Séptimo Día de Jim McKay. A série acontecerá em junho e é co-apresentada pelo CUNY Mexican Studies Institute.

As festividades continuarão durante o segundo semestre do ano, com uma série de filmes de aniversário com curadoria especial planejada em parceria com a Brooklyn Academy of Music (BAM), além de outros eventos especiais que serão anunciados em uma data posterior.

“Essas duas últimas décadas de existência do Cinema Tropical coincidiram com um renascimento sem paralelo do cinema na América Latina. Ficamos muito honrados em ter acompanhado essa grande produção ao longo desses anos e ajudar a criar um público para ela nos EUA ”, disse Carlos A. Gutiérrez, diretor executivo cofundador do Cinema Tropical.

Os eventos do 20º aniversário do Cinema Tropical são apresentados em conjunto com o Centro de Estudos Latino-Americanos e Caribenhos (CLACS) da Universidade de Nova York. Por mais de uma década, CLACS tem sido um parceiro fundamental do Cinema Tropical, criando uma conexão direta entre o cinema latino-americano e o mundo acadêmico.

Agradecimentos especiais a Mary Jane Marcasiano, Cecilia Barrionuevo, Juan Pedro Agurcia, Isabel Rojas, Tatiana García, Irazú Sánchez Villalobos, Jose Fernández, Corey Sabourin, Pilar D. Garrett, Juan Pablo Medina e Marina Mendes Gandour.

Os programas do Cinema Tropical são viabilizados com o apoio do Conselho de Artes do Estado de Nova York com o apoio do Governador Andrew M. Cuomo e da Legislatura do Estado de Nova York. Eles também são apoiados, em parte, por fundos públicos do Departamento de Assuntos Culturais da Cidade de Nova York em parceria com o Conselho Municipal, o National Endowments for the Arts e a Academy of Motion Pictures Arts and Sciences.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Informações indisponíveis

0