24/06/2016 às 07h41min - Atualizada em 24/06/2016 às 07h41min

Videira:Epagri promove encontro das famílias

Encontro das famílias participantes do Projeto Ação Jovem Rural, aconteceu nesta quarta-feira, dia 22.

 Pais, mães e irmãos dos jovens que integram o programa "Ação Jovem Rural" 2016 estiveram participando, nesta quarta-feira, dia 22, do Encontro das Famílias, promovido pela Epagri. O projeto desenvolvido pelo Governo do Estado, por meio do SC Rural, contempla em média 25 pessoas oriundas dos municípios da região.

Para o gerente regional da Epagri de Videira, Jonatan Galio, a iniciativa é realizada no meio do ciclo de alternâncias do projeto e visa estimular o debate sobre a sucessão na atividade rural. "Nesse encontro estimulamos as famílias a conversarem sobre as atividades, as suas propriedades e também sobre o futuro da mesma. Importante que os pais deleguem responsabilidade aos filhos e que contribuam com essa decisão de permanecer ou não no campo" afirmou.

O encontro teve início às 9h30 com a abertura e seguiu com a palestra "sucessão na agricultura familiar" ministrada pelo extensionista rural da Epagri de Florianópolis, Célio Hawerroth. Na discussão  foram apontados os fatores envolvidos na tomada de decisão, as atribuições da família e do poder público, as oportunidades, formações, entre outros pontos.

A extensionista Rose Mary Gerber também participou do encontro e abordou a "Autoamorosidade como um exercício contínuo". A programação ainda contou com vídeo institucional, apresentação do projeto técnico inovador e com os depoimentos de iniciativas dos jovens nas suas propriedades.

Para o jovem Jaderson Constantini, do município da Macieira, o projeto é muito positivo "Realmente os encontros são muito produtivos, onde podemos trocar ideias e receber, por parte dos técnicos, muitas informações práticas e efetivas para as nossas atividades" destacou. Jaderson trabalha com plantação de milho, suinocultura e bovinocultura leiteira.

Os pais também aprovam a iniciativa. Segundo Cleusa Felchilcker, de Videira, há um apoio integral da família para a participação do filho Carlos "Tudo o que vier para contribuir, ajudar, melhorar a nossa atividade, é bem vindo. Esse projeto já traz resultados muito positivos" destacou a mãe.

O projeto Ação Jovem Rural em um curso de Liderança, Gestão e Empreendedorismo onde são repassadas orientações diversas sobre a propriedade e gestão rural. O curso é desenvolvido no Centro de Treinamento de Videira (Cetrevi) e é coordenado pela extensionista Cirlei Werlang da Silva.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp