05/11/2021 às 14h19min - Atualizada em 09/11/2021 às 09h50min

Escola Santi realiza estudo de meio com alunos e familiares pelo bairro da Liberdade

Para entender os motivos do apagamento histórico de memórias da população negra na cidade, com caminhada de 3 km será no sábado, dia 6 de novembro, a partir das 10h, guiada pelo o grupo Blackbird Viagens e Representatividade

SALA DA NOTÍCIA Fausto Cabral

Quais histórias o bairro da Liberdade e a região central (não) nos contam? E por que algumas das memórias da cidade, relacionadas à presença dos negros, foram apagadas? Estes e outros questionamentos nortearão a programação de estudos da saída pedagógica que a Escola Santi realizará no começo de novembro.

No dia 06 (sábado) de novembro, os alunos e alunas do 7º ano, com idades entre 12 e 13 anos, acompanhados por seus professores e com a presença especial dos familiares dos estudantes, participarão de uma saída de estudo de campo, numa atividade conjunta entre as disciplinas de História, Língua Portuguesa e Geografia.

A atividade acontecerá como desdobramento do estudo sobre a escravidão no Brasil e das contribuições da população afrodescendente para a sociedade brasileira.

A caminhada trará como tema “São Paulo Negra” e dará sequência à exploração iniciada pelos alunos no bairro do Bixiga, com o objetivo de refletir sobre o motivo de algumas memórias estarem apagadas na história da cidade e a relação disso com o racismo estrutural.

Km de Histórias - A saída pedagógica terá início no bairro da Liberdade e passará por pontos importantes da história negra da cidade de São Paulo, tais como Capela dos Aflitos (antiga capela do Cemitério dos Aflitos, onde era enterrada a população negra), Largo São Francisco, Casa Preta Hub (Vale do Anhangabaú) e o Largo do Paissandu. No total serão percorridos 3 km com muitas histórias.

O passeio será conduzido pelo grupo BlackBird Viagem e Representatividade, que realiza um trabalho de resgate de histórias de viajantes negros e de lugares e cultura negra.

Um dos objetivos deste estudo de meio será melhor compreender a questão do racismo estrutural presente na sociedade, possibilitando que as pessoas construam um novo olhar sobre a história da cidade de São Paulo.

Um exemplo recente deste olhar mais profundo na história foi a mudança de nome da estação de metrô para “Liberdade-Japão”, que gerou protestos pelo fato de, apesar de ser marcado como berço da imigração japonesa, foram os afrodescendentes os povos originários do bairro. Em outro momento histórico, a Praça da Liberdade era conhecida como “Largo da Forca”, pois era o local onde eram enforcados os escravos fugitivos.
Por fim, importante ressaltar que durante a saída os alunos estarão sempre acompanhados pelos professores e respeitando os protocolos recomendados pelas autoridades sanitárias.

Sobre a Santi
Fundada em 1969, a Escola Santi atua há 51 anos com a missão de formar pessoas capazes de atuar com consciência, autonomia, responsabilidade e respeito à diversidade humana e à natureza. A partir da aprendizagem de conceitos, atitudes e procedimentos, numa perspectiva colaborativa, sustentável e de transformação social, a Santi traz em seu corpo discente estudantes de diferentes faixas etárias, atuando desde a Educação Infantil até o Fundamental 2. Em junho de 2018, a Santi passou a integrar o Grupo Saber, que tem como principal intenção fortalecer, ampliar e aprender com o sucesso da escola.

SERVIÇO
Saída Pedagógica Escola Santi
Estudantes do 7º ano, com idades entre 12 e 13 anos

Saída Pedagógica São Paulo Negra – Alunos, Familiares, Professores e Grupo BlackBird Viagem e Representatividade
Data: 06/11, sábado, das 10h às 13h

ESCOLA SANTI
Endereço: Rua Abílio Soares, 452, Paraíso
Telefone: (11) 3882-6600
www.escolasanti.com.br

Redes Sociais:
facebook.com/escolasanti
instagram.com/escolasanti

ASSESSORIA DE IMPRENSA – ESCOLA SANTI
Sylvio Novelli - Assessoria em Comunicação
Com Sylvio Novelli e Fausto Cabral
11 3806-1636
[email protected]  (cel: 11 99231-3211)
[email protected]  (cel: 11 99855-8144)


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp