09/11/2021 às 16h52min - Atualizada em 10/11/2021 às 00h00min

Planejamento adequado e automação de processos podem aumentar eficiência na área da saúde

Gerente da Advanced Sterilization Products (ASP) explica como é possível aumentar a eficiência e quais as melhorias que podem ser realizadas em centros hospitalares a partir do uso da tecnologia

SALA DA NOTÍCIA Claudia R Silvestre

divulgação
De acordo com dados da Abraidi (Associação Brasileira de Importadores e Distribuidores de Produtos para Saúde), mais de 1 milhão de cirurgias eletivas foram adiadas no último ano por causa da alta demanda dos hospitais relacionada a Covid-19 no período da pandemia Covid-19. Porém mesmo com essa diminuição, os custos fixos dentro dos centros cirúrgicos seguiram em alta.

Somente no primeiro semestre de 2021 a média de custo/hora dos centros cirúrgicos foi de R$783, segundo dados do levantamento realizado pela Planisa. O estudo mostra que, mesmo com a diminuição de cirurgias eletivas neste período de pandemia, os custos seguiram em um valor alto tornando-se um dos grandes desafios para o segmento da saúde, pois quando não há pacientes, esses gastos fixos não são justificados ou dispensados sem propósito.

Segundo Mariana Scaboro, Gerente de Educação da Advanced Sterilization Products (ASP), esses valores podem ser reduzidos com planejamento adequado e investimento em tecnologia nos protocolos de desinfecção e esterilização dos dispositivos médicos. "Simplificar políticas, reestruturar processos e investir em novas tecnologias devem ser as primeiras atitudes a serem tomadas para a diminuição desses custos. Deve-se fazer uma avaliação da eficiência das rotinas administrativas a fim de identificar e colocar em prática as mudanças necessárias”, orienta a profissional.

Neste contexto, a tecnologia, principalmente ligada à esterilização e desinfecção de dispositivos médicos pode ser útil nessa fase, principalmente quando falamos de  automação e padronização, o que garantirá  agilidade, eficiência e conformidade na realização dos procedimentos. É por isso que a busca por fornecedores que levem conformidade e eficiência às equipes médicas é imprescindível, tornando as informações seguras e acessíveis em toda a cadeia produtiva.

“Por meio destes passos e da inovação de processos, já considerada uma tendência do setor, já é possível notar mudanças no final das contas, lembrando que podem ser analisadas outras opções que variam de acordo com a necessidade ou estabelecimento de saúde. É fundamental conhecer as opções disponíveis principalmente em um momento crítico não apenas na saúde, mas na economia também”, finaliza a profissional.
Pioneira em tecnologia de esterilização por gás plasma de peróxido de hidrogênio em baixa temperatura, a Advanced Sterilization Products (ASP) - fornecedora e líder global de soluções inovadoras de esterilização e desinfecção, e que desde 2020 é propriedade integral da Fortive Corporation - apoia as instituições de saúde no combate as IRAS, infecções relacionadas à assistência a saúde, que são uma das principais causas de morbidade e mortalidade.
Os produtos da ASP, que são vendidos globalmente, incluem o sistema STERRAD para esterilização e o sistema ENDOCLENS para processamento de endoscópios flexíveis e de acordo com a companhia, em seus sistemas são executados mais de 15 milhões de ciclos por ano e foram aprovados para uso com mais de 20 mil dispositivos médicos reutilizáveis.
 Sobre a ASP
A Advanced Sterilization Products (ASP) tem um longo histórico de desenvolvimento e fornecimento de soluções inovadoras de prevenção de infecções que aumentam drasticamente o nível de cuidados de saúde e segurança para aqueles que mais importam. Nossa tecnologia pioneira, distribuição global e posição de liderança estabelecida nos permitem simplificar o processo de compra e operação de produtos e serviços de prevenção de infecções todos os dias para milhares de instalações médicas em todo o mundo. Isso permite que nossos clientes se concentrem no que fazem de melhor, prevenir infecções e salvar vidas.
Para obter mais informações, visite www.asp.com
 
Informações para a imprensa
Claudia Reis – [email protected] – Tel.: 11 30312388
Mariana França – [email protected]  – Tel.: 30312388
Théo Carnier – [email protected] – Tel. 11 30312388
 
 
 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp