07/05/2021 às 09h58min - Atualizada em 07/05/2021 às 19h30min

DII Brasil: Série De Fóruns Online Sobre A Qualidade Vida Para Pacientes Com Doenças Inflamatórias Intestinais

Abertos ao público, os eventos serão realizados durante a campanha Maio Roxo para informar a população sobre a Doença de Crohn e a Retocolite Ulcerativa. A participação será gratuita mediante inscrição prévia. O primeiro Fórum é destinado à Região Norte

SALA DA NOTÍCIA SPMJ Comunicações
A DII Brasil – Associação de Pacientes com Doença de Crohn e Retocolite Ulcerativa promove entre os dias 07 e 30  de maio uma série de quatro fóruns regionais online que vão disseminar informações para melhorar a qualidade de vida dos pacientes com doenças inflamatórias intestinais.  Abertos ao público, os eventos serão realizados em meio à campanha Maio Roxo, um movimento internacional que dá visibilidade ao Dia Mundial de Doenças Inflamatórias Intestinais, celebrado em 19 de maio, e em especial à Doença de Crohn e à  Retocolite Ulcerativa.
 
"Nosso objetivo é mostrar que essas pessoas podem levar uma vida praticamente normal, desde que recebam o diagnóstico precoce e o tratamento adequado", afirma Patrícia Mendes, presidente da DII Brasil. As doenças intestinais inflamatórias acometem cerca de cinco milhões de pessoas no mundo, em especial os jovens entre 20 e 40 anos e os idosos, entre 55 e 75 anos. 

A Doença de Crohn afeta parte inferior do intestino delgado e o intestino grosso, mas pode atingir qualquer órgão do aparelho digestivo.  Causa diarreia, cólica abdominal, febre e sangramento retal. Já a Retocolite Ulcerativa acomete o intestino grosso, se caracterizando pela inflamação e ulceração da camada mais superficial do cólon. Os sintomas incluem diarreia com sangramento retal e dor abdominal. No Brasil, não existem dados precisos sobre prevalência dessas enfermidades. Estudos mostram que no Estado de São Paulo existem 52,5 casos por 100 mil habitantes, dos quais 53,8% são portadores de retocolite ulcerativa e 46,2% de Doença de Chron. 
 
 
Fóruns regionais
Os fóruns online serão realizados nas quatro regiões do País pela DII Brasil com apoio das associações estaduais de pacientes, por meio da plataforma Zoom e do YouTube da DII Brasil. Abertos ao público, poderão ser assistidas mediante inscrição prévia e gratuita por meio do portal da entidade, que pode ser acessado pelo endereço https://diibrasil.org.br/. Este ano, serão ofertadas 280 vagas pelo zoom e as pessoas poderão interagir com os palestrantes logo após as apresentações. 
 
Confira a programação:
 
Fórum Norte
07/05 – Abertura
08/05 – Palestras sobre Aromaterapia, Musicoterapia, Reiki e Pranaymas, técnica do Yoga de respiração com consciência ou respiração consciente.
09/05 – Palestras sobre Cromoterapia, Qualidade do sono nas DII, Hipnoterapia e Sexualidade.

Fórum Sudeste
14/05 – Abertura
15/05 – Palestras: O que são biológicos, Preparação ao Acesso da terapia biológica, O que são biossimilares e o que é a intercambialidade e  Farmacovigilância.
16/05 – Palestras: Transporte e conservação de biológicos; Pesquisa Clínica; Biológicos e Coronavírus.
  

Nordeste
21/05 – Abertura, apresentações artísticas e palestra sobre LOAS.
22/05 – Palestras: Direito dos Pacientes, Direito do Trabalho e concursos, Direito à Saúde e Direito Previdenciário.
23/05 – Palestras: Tratamento convencional em Retocolite Ulcerativa,  Gestação e puerpério nas DII e Tratamento convencional em Doença de Crohn.

Centro-Oeste
28/05 – Abertura
29/05 – Palestras: Mitos e verdades sobre a Vitamina D (Protocolo Coimbra), Truques de preparação de alimentos nas DII e Intolerância à lactose e ao glúten.
30/05 – Palestras: Probióticos, Absorção de micronutrientes nas DII e Suplementos alimentares: mitos e verdades.
 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »