11/11/2021 às 18h23min - Atualizada em 12/11/2021 às 00h00min

Santander Brasil Ride Bahia: "Etapa Rainha" tem vitória e liderança de Hans Becking e José Dias

Quarta de sete etapas da competição foi disputada na manhã desta quarta-feira em Guaratinga (BA), no último dia em que os atletas se hospedam no acampamento. Nesta quinta-feira (11), a prova tem sua etapa mais longa, com mais de 140 km de volta a Arraial d'Ajuda

SALA DA NOTÍCIA Gustavo Coelho

Um dia de reviravolta na classificação geral da competição. Assim pode ser definida a "Etapa Rainha" da Santander Brasil Ride Bahia, realizada nesta quarta-feira (10), em Guaratinga (BA). Após liderarem por duas etapas, Sherman Trezza e Lukas Kaufmann (Ciclogiro Scott/Hoffmann Pedal Sport) não tiveram um bom dia e viram sua vantagem de quase dois minutos virar uma desvantagem de oito, para Hans Becking (HOL) e José Dias (POR), vencedores do dia em 4h15min49, que recuperaram a camiseta amarela.

Com as fortes chuvas da terça-feira (9), o clima local se modificou bastante. O circuito configurou-se enlameado e o calor foi bem menor do que nos três dias anteriores. Etapa propícia para os europeus Hans e José se destacarem e imprimirem seu ritmo do começo ao fim, passando na frente na primeira metade, na dura subida de 8 km do Parque Nacional Alto do Cariri, e ir aumentando a cada quilômetro sua folga na liderança. 

"Foi uma 'Etapa Rainha' completamente diferente dos últimos anos. Minha sorte é que eu tive um parceiro muito forte, como foi no dia anterior. O José puxou o ritmo de novo, a prova toda. Ele, com certeza, merece estar vestindo a camiseta de líder. Eu só tive o trabalho de ficar na roda dele. Para mim, dia difícil. Amanhã (quinta-feira) finalmente voltamos para a praia", comentou Hans Becking.

"Sabíamos que seria uma nova 'Etapa Rainha', com uma subida bem dura, na metade da etapa. E tínhamos a consciência de que este era o dia pra recuperar a camiseta amarela. Optamos por ditar o ritmo desde o início, que seria nossa estratégia para garantir a vitória. Felizmente conseguimos, após um dia duro e bem difícil. Espero que todos os ciclistas consigam completar essa etapa, por toda sua dificuldade, que tudo ocorra bem e amanhã voltemos para a praia", avaliou José. "Foi muito difícil chegar no topo do Parque Alto do Cariri, mas lá a vista era extremamente bonita e recompensadora", completou. 

Primeiro pódio de Edson e Ulan - Apontados como favoritos para a disputa da camiseta branca, a de melhor dupla das Américas, Edson Resende e Ulan Galinski, da Caloi Henrique Avancini Racing, tiveram nesta quarta a melhor etapa na Santander Brasil Ride Bahia. Completaram os 100 km na segunda posição, próximos de Gustavo Xavier e Alex Malacarne (Specialized Racing BR), que completaram o top 3, com os tempos de 4h21min16 e 4h21min17, respectivamente. 

"Larguei com uma mentalidade diferente. Estava frustrado nas duas últimas etapas, porque não estava conseguindo pedalar do jeito que Edson e eu almejávamos. Foram dois dias que ele me ajudou demais, e agora pedalei por ele e pelos membros da nossa equipe. Largamos bem, estávamos perto dos líderes, mas nos perdemos e um ponto e voltamos em oitavo lugar. Conseguimos reconectar e chegamos em segundo geral. Estou muito feliz", contou Ulan.

"Dia em que as coisas encaixaram. Foram dois dias anteriores difíceis. Por isso eu gosto desta competição, porque ela é extremamente imprevisível. Colocamos a cabeça no lugar, com objetivo de ter um ótimo resultado. Erramos em um ponto, mas mantivemos a calma e voltamos ao foco. Recuperamos, para cruzar em segundo, o que prova que tínhamos tudo para brigar pela vitória nesta etapa. Temos mais três dias pela frente, tudo pode acontecer", analisou Edson.

Classificação online e em tempo real - Todas as etapas da Santander Brasil Ride Bahia contam com o tempo real on-line, disponível no site da prova. A cada dia, a altimetria e os pontos de apoio da etapa são disponibilizados. Para acessar o resultado, basta entrar no site - www.brasilride.com.br/live - e clicar em All the Results (Todos os Resultados). Ao acessar a página, é possível acompanhar a passagem dos ciclistas em pontos chave, definidos pela cronometragem, e saber a posição geral ou por categoria. Ao término da corrida, a classificação do dia e a acumulada também ficam disponíveis.

Alemãs diminuem diferença na elite feminina - A quarta etapa da Santander Brasil Ride Bahia foi bastante positiva para as ciclistas alemãs Naima Diesner e Anna Jördens (9th Wave Cycling Doctore Bike). Se ao término da prova no dia anterior a diferença para as líderes, Marcella Toldi e Lutecia Azevedo (4Fun Bike Center) era de 34 minutos, agora Naima e Anna conseguiram reduzir mais do que a metade, terminando 18 minutos à frente das adversárias. Naima e Anna finalizaram o percurso em 5h37min48, contra 5h55min51 das brasileiras.

"Foi uma etapa bem legal, com uma serra bastante técnica. Em certo momento fez bastante calor, então procuramos nos hidratar bem. Forçamos bastante, sofremos juntas, então, foi ótimo. Agora, descansar, se alimentar bem e se preparar para a etapa 5", disse Naima. "No início não me senti bem, porque estava quente, embora não igual os dias anteriores. Apenas no ponto de apoio três, que bebi uma Coca Cola, me senti bem melhor. Daí, fizemos força até o final", comentou Anna.

Programação ao vivo - Diariamente, o programa Brasil Ride Stage News irá contar tudo que acontece na competição, dia após dia. Serão oito os programas, de sábado (6) a sábado (13). Confira a grade diária do programa, que será transmitido no YouTube da prova e no Facebook:
Quarta – 10/11 – 19h
Quinta – 11/11 – 20h
Sexta – 12/11 – 19h
Sábado – 13/11 – 21h

Top 5 da etapa 3

Elite masculina:
1 - Hans Becking (HOL) e José Dias (POR) - 4h15min49
2 - Edson Rezende e Ulan Galinski - 4h21min16
3 - Gustavo Xavier e Alex Malacarne - 4h21min17
4 - Sherman Trezza e Lukas Kaufmann - 4h25min45
5 - Andrews Henriques (POR) e Filipe Francisco (POR) - 4h32min01 

Elite feminina: 
1 - Naima Diesner (ALE) e Anna Jördens (ALE) - 5h37min48
2 - Marcella Toldi e Lutecia Azevedo - 5h55min51
3 - Aline Olmedo e Lucinéia Brunetta - 7h24min18
4 - Laianna Lacerda e Natalia Radatz - 7h57min19
5 - Ada Pires e Raissa Zortea - 8h03min34

Top 5 acumulado após três etapas

Elite masculina:
1 - Hans Becking (HOL) e José Dias (POR) - 12h42min44
2 - Sherman Trezza e Lukas Kaufmann - 12h50min51
3 - Edson Rezende e Ulan Galinski - 13h01min47
4 - Gustavo Xavier e Alex Malacarne - 13h06min00
5 - Andrew Henriques (POR) e Filipe Francisco (POR) - 13h06min20

Elite feminina:
1 - Marcella Toldi e Lutecia Azevedo - 17h04min22
2 - Naima Diesner (ALE) e Anna Jördens (ALE) - 17h20min37
3 - Aline Olmedo e Lucinéia Brunetta - 21h15min11
4 - Ada Pires e Raissa Zortea - 23h51min35
5 - Laianna Lacerda e Natalia Radatz - 24h36min06

O Ministério da Cidadania e a Secretaria Especial do Esporte apresentam a Santander Brasil Ride Bahia, através da Lei de Incentivo ao Esporte. O evento, que em 2021 chega a 11ª edição, tem os patrocínios do Governo da Bahia, por meio da SETRE (Secretaria do Trabalho, Renda, Emprego e Esporte), Santander, Specialized, Jeep, Shimano e Unidas. Conta com os apoios de Coca Cola, Continental, Full Gas, HB, Garmin, RedBull, Spot, Squirt, Thule, além de ter as prefeituras de Porto Seguro e Guaratinga e o Instituto Brasil Ride como apoiadores institucionais do evento. 

As 7 etapas da ultramaratona:
5ª etapa, dia 11/11 às 8h - 143 km e 2.336 m de altimetria de Guaratinga a Arraial
6ª etapa, dia 12/11 às 10h - 31,7 km e 564 m de altimetria em Arraial d'Ajuda
7ª etapa, dia 13/11 às 9h30 - 46,7 km e 548 m de altimetria em Arraial d'Ajuda
 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp