12/11/2021 às 18h30min - Atualizada em 13/11/2021 às 00h00min

Pacientes do Hetrin são atendidos por equipe multiprofissional de médicos

A iniciativa visa atendimento humanizado com a melhor abordagem de tratamento para o paciente e o aprendizado prático para futuros profissionais

SALA DA NOTÍCIA ECCO Escritorio de Consultoria em Comunicação Ltda
https://ecco.inf.br/

Equipe de multiprofissionais do Hetrin
O Hospital de Urgências de Trindade (Hetrin), conta com um esquadrão de profissionais composto por médicos, fisioterapeutas, enfermeiros, farmacêuticos, nutricionistas, infectologista, fonoaudiólogo, psicólogos e assistentes sociais que fazem parte da equipe multidisciplinar que atua no planejamento dos tratamentos a serem aplicados nos pacientes. A ação conta também com a participação dos médicos internos que aprendem na pratica a profissão, tendo em vista que o hetrin é um hospital que acolhe estudantes.

O atendimento multiprofissional é realizado no período da manhã de segunda a sexta-feira. O grupo percorre os leitos, visita cada paciente e entende suas necessidades. A visita percorre a clínica médica, ala onde estão internados pacientes com diagnósticos como diabetes, infecções, alergias entre outros. A rotina segue pela ala Covid-19, destinada somente para o tratamento de quem testou positivo para o vírus, e se estende aos pacientes que estão na unidade de terapia intensiva (UTI). Todo o processo é assistido pelo médico coordenador presente.
  
De acordo com o coordenador da clínica médica Kleber Correa Cardoso, a ação em equipe prioriza a discussão do caso e o melhor atendimento ao paciente. “Objetivo da visita é abordar da forma mais completa os possíveis tratamento para o paciente. Definir as condutas e decisões conjuntas após discussão de caso a caso com equipe multidisciplinar. Assim garantimos a abordagem mais completa do paciente com o alinhamento completo de condutas”, explica.

O médico conta que a iniciativa traz como principal benefício o aumento da confiança do paciente e de seus familiares. “Os benefícios vão desde o alinhamento entre condutas, metas e planos terapêuticos, melhor tempo de resposta devido ao tratamento multidisciplinar, a possibilidade de identificar e sanar vícios, a disseminação da conduta e a ciência de cada especialidade sobre sua importância e seu plano terapêutico, resultando em um melhor tratamento e confiança do paciente e seus familiares”, destaca Cardoso.

O médico diarista, Igor Capeletti Ferreira complementa ressaltando outros benefícios.  “Essa ação melhora a comunicação entre as equipes, criar barreiras para proteção e cuidado do paciente e diminui o tempo de internação do mesmo”, relata Capeletti.

Com a equipe multidisciplinar, a relação próxima dos profissionais de saúde e o paciente é constante e equilibrada, fazendo com que os procedimentos clínicos realizados durante o tratamento tenham ótimos resultados. Essa iniciativa promove um desempenho técnico acima da média, o que garante a segurança e a qualidade da assistência de cada paciente. O hospital também investe na capacitação contínua dos colaboradores, com o intuito de que sejam observados os melhores protocolos em saúde.

Os estudantes de medicina internos também acompanham a visita multiprofissional, o que agrega conhecimento e prática na caminhada dos futuros profissionais. “Os internos vivenciam uma discussão farta a partir da abordagem multidisciplinar. Aprendem, desde o início, a identificar as demais partes da assistência clínica. Desmistifica a ideia de que alguma especialidade é soberana e passa a entender que o time, trabalhando em conjunto, é o melhor treinamento. Há discussão clínica com cada especialidade, tornando rico o aprendizado e passando por uma experiência ainda pouco praticada nos serviços públicos de saúde”, informa Cardoso.

Programa de estágio e internato 

O Hetrin deu início ao programa de estágio obrigatório no mês de agosto, voltado para estudantes universitários e de cursos técnicos regularmente matriculados em instituições de ensino, sendo técnicos de enfermagem, universitários de enfermagem e os internos, estudantes de medicina que são supervisionados por um médico responsável e por um residente.
 


Assessoria de Comunicação - Hospital Estadual de Urgências de Trindade (Hutrin)
Aline Marinho (11) 95484-9927 – [email protected]
Camila Braunas (62) 99538-5680 – [email protected]


 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp