12/11/2021 às 13h22min - Atualizada em 14/11/2021 às 00h00min

UNICRED SC/PR lança programa de educação financeira e empreendedora direcionado a estudantes universitários

Curso gratuito e online é disponibilizado por meio de parcerias  com as instituições de ensino

SALA DA NOTÍCIA Dariane Carvalho Campos

A Unicred SC/PR pode ampliar de forma significativa sua presença junto às comunidades acadêmicas nas áreas onde atua. Isso porque a instituição financeira cooperativa – que está presente nos estados de Santa Catarina e Paraná – acaba de lançar o programa de educação financeira Unicred.EDU, criado especialmente para alunos universitários. 

O curso é gratuito, online e será disponibilizado por meio de parcerias com as instituições de ensino. Embora a Unicred seja especializada em profissionais da saúde, a cooperativa decidiu abrir a oportunidade a alunos de todos os cursos. A ideia é prepará-los para o início da vida profissional levando o conhecimento necessário para que tomem decisões conscientes e construam uma vida financeira mais próspera.

Para as universidades, além da oportunidade de complementar a grade curricular com um conteúdo de qualidade, as instituições de ensino parceiras também poderão se beneficiar de patrocínio da Unicred para investir em algum projeto da Universidade, dependendo do número de alunos participantes que se certificarem no curso. 

O curso será transmitido por uma plataforma fechada e os conteúdos foram desenvolvidos por especialistas da Unicred e parceiros como: Sebrae, Ibmec, Quanta Previdência e Hackmed.

A Gerente de Investimentos e Educação Financeira da Unicred, Vivien Aucar, explica que é um programa de ensino gratuito que reúne conhecimento e aplicação prática para os jovens que estão iniciando a vida profissional. E para tanto, a parceria entre instituições financeiras e instituições de ensino é fundamental para a promoção de uma sociedade organizada financeiramente. “A educação financeira faz parte da responsabilidade social de uma instituição financeira cooperativa. Atuamos dentro dos princípios de Educação, Formação, Informação e Interesse pela comunidade”, destaca. 

Curso pode valer como atividade extracurricular 

O programa completo reúne cinco módulos, divididos em Gestão de Finanças Pessoais, Investimentos, Empreendedorismo, Marketing e Inovação em Saúde. Com exceção do módulo de Inovação em Saúde, exclusivo a estudantes da área da área, os demais módulos podem ser acessados por inscritos de todos os cursos. Todo o conteúdo do programa está disponibilizado também em Língua Brasileira de Sinais (Libras).

Nas Universidades parceiras, os alunos terão a possibilidade de validar as horas/aulas do curso como atividades extracurriculares para o cumprimento da carga horária de seu curso. A Unicred já está se reunindo com as reitorias das principais instituições de ensino para estabelecer parcerias e colocar o programa à disposição também de seus alunos. 

A turma piloto do projeto foi realizada na Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc), de Criciúma, primeira entidade a aderir ao programa. Quando a parceria é fechada, a cooperativa disponibiliza o material de divulgação aos alunos, que poderão acessar o link e preencher a ficha de inscrição.

Os alunos inscritos recebem todas as instruções por e-mail, assim como o login e senha para acessar o conteúdo. As aulas são gravadas e ficarão disponíveis na plataforma por um período determinado. 

Após assistirem a todas as aulas, os alunos poderão realizar a prova final, que reunirá assuntos de todos os temas apresentados. Para receber o certificado de conclusão do curso eles precisam alcançar um índice mínimo de 70% de aproveitamento (nota 7). 

Um estímulo à educação financeira

No módulo de Gestão de Finanças Pessoais, conduzido pela especialista em Educação Financeira da Unicred, Vivien Aucar, serão abordados temas que promovam reflexões importantes sobre finanças comportamentais, controle do orçamento, prioridades financeiras, crédito consciente, entre outras questões que auxiliam no planejamento financeiro eficiente.

Já o módulo de Investimentos traz noções básicas de economia – juros, inflação, câmbio e PIB – como forma de ambientar os alunos sobre as variáveis que podem influenciar na economia e em suas vidas. Responsável pela montagem do módulo, o especialista de investimentos da Unicred do Brasil, Rafael Vieira Garcia, explica que na sequência os alunos aprenderão a traçar o seu próprio perfil de investidor e conhecerão estratégias e produtos disponíveis no mercado, para finalmente montar a sua própria carteira de investimentos. O módulo se encerra com o tema: Planejamento de longo prazo, em parceria com a Quanta Previdência.

A consultora do Sebrae, Letícia R. Albuquerque de Castilho, conta que o maior desafio enfrentado durante a organização do módulo de empreendedorismo foi estabelecer uma metodologia que permitisse ao participante converter os conhecimentos absorvidos em um negócio propriamente dito. Para isso foi reunido um time de profissionais capacitados. “O módulo é um conjunto de ferramentas complementares que permite a estruturação do conteúdo em um esquema de planejamento e posterior ação”, destaca. 

De acordo com o facilitador Álvaro de Barros, do Ibmec, quem trabalha na área sabe que o marketing digital vive seu melhor momento. Responsável pela coordenação do módulo direcionado ao tema, Barros revela que os alunos terão contato com uma variedade de estratégias que hoje podem ser utilizadas para conquistar o público, como pesquisas de voz e imagem, uso de mídias sociais, novas formas de interação, entre outros. O conteúdo também traz a evolução do marketing digital desde o marketing 1.0 até o atual 5.0, destacando as principais mudanças que ocorreram. “Tantas possibilidades e inovações tecnológicas trazem um desafio: como não ficar para trás dos concorrentes? Veremos exemplos de como o marketing digital pode mudar completamente a relação entre pessoas e marcas e os desafios que podem surgir nesse processo”, conclui. 

A Unicred acredita que o verdadeiro agente cooperativista é aquele que tem consciência sobre a responsabilidade das suas ações e o impacto gerado na vida das pessoas. E por isso investe na educação como ferramenta de transformação social.

Instituições de ensino superior que tenham interesse em aderir ao programa através de parceria com a Unicred SC/PR, devem entrar em contato com a cooperativa através do e-mail [email protected] .

Inovação: desafio lançado aos estudantes da saúde

Os investimentos recentemente anunciados pela Unicred SC/PR no impulsionamento de projetos inovadores na área da saúde, por meio da aceleração de startups, ditam o contexto no qual se desenvolveu o módulo de Inovação direcionado aos estudantes do setor. Trata-se da parceria com a Hackmed, fertilizadora e incubadora de startups focadas no desenvolvimento de soluções e modelos de negócio inovadores para o sistema de saúde brasileiro. 

Com base em estratégias e metodologias utilizadas nos grandes centros de tecnologia do mundo – entre eles MIT, USP, Harvard e Stanford - para impulsionar e escalar startups a Hackmed desenvolveu um sistema voltado a ajudar empreendedores em estágios iniciais, com foco na educação e capacitação. “Inspiração, capacitação e construção são os três pilares que conduzirão os futuros profissionais a uma cultura empreendedora e focada na busca de soluções inovadoras”, explica o CEO da Hackmed, Cauê Gasparotto. 

Sobre a Unicred SC/PR
 
Criada há 26 anos com o propósito de integrar as cooperativas do Sistema Unicred instaladas em Santa Catarina, a Central SC/PR possui seis filiadas, 74 agências e mais de 85 mil cooperados nos dois estados de Santa Catarina e Paraná. Sediada atualmente em Florianópolis, capital catarinense, a cooperativa prima pelo atendimento personalizado aos seus associados e pelo portfólio de serviços e produtos de excelência. 

Em breve, a Central iniciará seu plano de expansão nacional para as cidades de São Paulo, Brasília, Manaus, Belém e Aracaju.

Sobre o Sistema Unicred 

O Sistema Unicred nasceu há 32 anos com o propósito de levar prosperidade à vida de todos os cooperados, com atendimento qualificado, baseado em assessoria financeira e preços justos. O Sistema Unicred conta com uma Confederação, quatro Centrais, 35 Cooperativas, 296 unidades de negócios em 15 estados brasileiros e mais de 249 mil cooperados.

 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp