13/09/2016 às 06h41min - Atualizada em 13/09/2016 às 06h41min

Regional de Saúde se prepara para Campanha de Multivacinação

Campanha terá inicio no dia 19 de setembro, porém a distribuição das vacinas aos municípios iniciou nesta segunda, dia 12.

Assessoria de imprensa

A 9ª Agência de Desenvolvimento Regional (ADR), por meio da Gerência de Saúde, está se organizando para a Campanha de Multivacinação, desenvolvido pelo Ministério da Saúde, dos dias 19 a 30 de setembro. Nesta semana, a Gerência recebeu as doses que deverão ser distribuídos para os municípios integrantes da área de abrangência da Gerência de Saúde de Videira e de Joaçaba.

Para o secretário executivo, Euro Vieceli, essa campanha objetivará colocar em dia as cadernetas de vacinação "A vacina é uma importante aliada da saúde e da prevenção, por isso, é importante estar com a caderneta em dia. Nossa gerência de saúde já recebeu todas as doses necessárias e estará repassando aos municípios nessa semana, com o objetivo de alinhar todas as iniciativas para que a campanha seja mais um sucesso" afirmou.

A Campanha de Multivacinação iniciará no dia 19 de setembro, e, será concluída em 30 de setembro. No dia 24, será o dia de divulgação e mobilização nacional. O objetivo da campanha será a atualização da caderneta. Deverão integrar essa campanha, a população menor de cinco anos de idade, as crianças de nove anos e adolescentes de 10 a menores de 15 anos de idade (14 anos 11 meses e 29 dias).

Tendo em vista a complexidade do atual Calendário Nacional de Vacinação, que dispõe de 14 vacinas para as crianças e cinco para os adolescentes, é fundamental que toda a população alvo compareça aos serviços de saúde levando a caderneta de vacinação, para que os profissionais de saúde possam avaliar se há alguma vacina que ainda não foi administrada ou se há doses que necessitam ser aplicadas, para completar o esquema vacinal para cada vacina preconizada atualmente pelo Programa Nacional de Imunização (PNI).

A vacinação será de forma seletiva para a população alvo, deste jeito não há meta a ser alcançada, no entanto, na ocasião da Campanha será avaliado o número de doses aplicadas no período. Para as crianças menores de cinco anos as vacinas disponíveis são: BCG;  Hepatite B; Penta; VIP ; VOP bivalente - vacina oral poliomielite bivalente (substituiu a VOP trivalente); Rotavírus humano;  Pneumocócica10 valente; Meningocócica C conjugada; Febre amarela; Tríplice viral; Tetra viral ; DTP  e Hepatite A. Para as crianças de nove anos e adolescentes de 10 anos a menores de 15 anos de idade estão disponíveis as vacinas: Hepatite B; Febre amarela; Tríplice viral ; Dt; dTpa e HPV.

A gerente de saúde, Fabiana de Fátima Moraes, destaca que todas as vacinas serão entregues aos municípios. "Nossa equipe já conferiu todos os lotes e não há nenhuma vacina faltante, então todos os municípios estarão recebendo as doses e deverão aplicar conforme a necessidade" finalizou Fabiana ressaltando que todas as orientações e instruções já foram repassadas aos municípios.

 

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp