23/09/2016 às 11h34min - Atualizada em 23/09/2016 às 11h34min

Videira:Evento foi realizado no Centro de Treinamento da Epagri (Cetrevi), nesta quarta e quinta-feira

Dois dias de capacitação e aprendizagem. Esses são os objetivos do projeto "Saúde e Prevenção nas Escolas", que foi realizado no Centro de Treinamento da Epagri (Cetrevi), na quarta e quinta-feira, dias 21 e 22 de setembro. Mais de 35 alunos estiveram integrando a capacitação que visa agir de forma interdisciplinar e prover a formação de multiplicadores dos conhecimentos de saúde dentro do universo estudantil.

Segundo a gerente de educação, Rita de Cássia Soares, a iniciativa acontece intersetorialmente em parceria entre Ministério da Educação e Ministério da Saúde. A organização do evento é da 9ª Agência de Desenvolvimento Regional (ADR), através das Gerências de Educação (Gered) e de Saúde (Gersa) e a Prefeitura de Videira. "A relevância desta iniciativa está no sentido de que põe o jovem como protagonista da sua história, multiplicando para outros jovens conhecimentos sobre a importância dos cuidados com a saúde" afirmou.

A educação de pares, que neste caso acontece entre jovens da mesma idade, é uma das estratégias utilizadas pelo programa. A cada ano, dois estudantes das 8ª séries e um professor de todas as unidades escolares municipais e estaduais de Videira participam do curso e voltam com a missão de propagar os conhecimentos adquiridos neste espaço, tendo nos professores orientadores o aporte necessário.

Para a gerente de saúde, Fabiana de Fátima Moraes, a ação acontece com viés preventivo "São vários assuntos abordados, em especial, na área da saúde, onde os adolescentes recebem informações sobre cuidados, higiene, sexualidade, entre outros" destacou.

Para o professor, Camilo Pasqual, da EEB Esther Crema Marmentini, a iniciativa é muito positiva e deve ser ampliada "O projeto depende da iniciativa desses alunos, que passam a ser multiplicadores. Acreditamos que com uma parceria maior com profissionais do segmento, o trabalho pode ser mais bem desenvolvido" afirmou.

A aluna Talita Pellicioli, de 14 anos, da EEB Anita Brasileira, a participação está sendo muito interessante "Debatemos aqui muitos assuntos importantes, que as vezes, em casa, não temos tamanha abertura. Agora nossa proposta é ampliar esse conhecimento para todos os demais estudantes da escola" afirmou.

Segundo o secretário executivo da 9ª Agência de Desenvolvimento Regional (ADR), Euro Vieceli, todos os alunos participantes tem uma missão e um desafio "Todos os estudantes formados nessa capacitação passam a ser multiplicadores de boas ideias e conhecimentos. Eles têm a missão e o desafio de contribuir com os seus colegas, repassando informações e esclarecimentos. Com certeza é uma iniciativa que possibilitará, no futuro, que bons frutos sejam colhidos" finaliza.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp