28/09/2016 às 11h46min - Atualizada em 28/09/2016 às 11h46min

Balizamento noturno do aeroporto de Videira começa a operar nos próximos dias

Assessoria de imprensa

O Aeroporto Municipal Angelo Ponzoni de Videira recebeu no final da tarde/início da noite desta terça-feira (27) o primeiro teste com o acendimento das luzes das obras do balizamento noturno que estão sendo executadas no local. O prefeito Wilmar Carelli acompanhou o teste de perto para celebrar essa importante conquista para os setores econômico, de saúde e de desenvolvimento do município. São cerca de 100 luminárias, quatro unidades de Sistema de Rampa de Aproximação Precisa (PAPI), iluminação do pátio do estacionamento de aviões e um farol rotativo que  compõem o sistema de balizamento noturno do Aeroporto Municipal Ângelo Ponzoni, cuja pista de 1.640 metros de extensão.

 

Após este primeiro teste, os técnicos da empresa que realizam a obra finalizam os últimos ajustes e regulagens nos equipamentos, além de instalar um gerador para assegurar o funcionamento do sistema em qualquer cirscunstância. Nos próximos dias haverá a convocação da Agência Nacional de Aviação Civil - ANAC para uma vistoria final e a efetiva homologação do balizamento, liberando assim o funcionamento do aeroporto em qualquer hora do dia e da noite.

 

O investimento no balizamento noturno é integralmente dos cofres municipais, no valor de R$ 1.098,067,00. Ao sinalizar a pista para pousos e decolagens noturnas, a Prefeitura está investindo no desenvolvimento econômico do município, já que dezenas de empresários utilizam o aeroporto para viagens de negócios. Outro grande beneficiado será o setor da saúde, já que os pacientes poderão ser transferidos de avião a qualquer hora do dia ou da noite, além de facilitar o trabalho de captação de órgãos realizado pelo Hospital Salvatoriano Divino Salvador.

 

Além disso, ainda há a possibilidade de Videira voltar a receber voos comerciais, no futuro, com a implantação das obras. O prefeito Wilmar Carelli destaca que para que isso aconteça, nos últimos anos, o aeroporto vem recebendo uma série de melhorias, visando atender as exigências da ANAC, como o alargamento da pista de 18 para 23 metros e remoção de uma série de obstáculos, garantindo maior segurança na circulação de aviões.  "Certamente estamos finalizando umas das obras de maior impacto para o desenvolvimento de nosso município. Era uma melhoria que a comunidade vinha  pleiteando há décadas e que enfim se concretiza", finalizou o prefeito.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp