22/11/2021 às 14h54min - Atualizada em 22/11/2021 às 20h50min

Verminoses podem causar prejuízos à saúde dos equinos e no bolso dos criadores

Verminoses em equinos

SALA DA NOTÍCIA Fernanda de Souza Martins

O controle dos parasitas que incomodam os equinos é tão importante quando na pecuária. As verminoses podem causar diversos prejuízos à saúde dos cavalos e também às finanças dos criadores. “A vermifugação é um manejo essencial para todos os animais. As doenças parasitárias são graves, pois afetam a saúde e o desempenho dos equinos”, alerta o médico veterinário Thales Vechiato, gerente de produtos de grandes animais da Syntec do Brasil. 
De acordo com a FAO e o IBGE, o Brasil possui cerca de 10% do plantel mundial de equinos, estimado em 5,9 milhões de animais. Segundo a CNA, este mercado movimenta R$ 16,5 bilhões por ano no país. “A maior parte desses cavalos é utilizada na lida diária, no esporte e no lazer. Diante da importância da atividade, é necessária atenção especial à saúde dos animais para que não sejam acometidos por ecto e endoparasitas, principalmente, as verminoses”, destaca Vechiato. 
De acordo com o veterinário da Syntec, as verminoses apresentam elevado nível de morbidade. A letalidade é baixa. “O diagnóstico visual da enfermidade é difícil, pois o problema se apresenta mais sob a forma subclínica. Em casos mais graves, quando não se faz controle efetivo da doença, os equinos apresentam emagrecimento, pelos secos e arrepiados, anemia, fraqueza e perda de apetite. Nessas circunstâncias, podem adquirir outras enfermidades, ficarem ainda mais debilitados e até virem a óbito.  No entanto, se percebidas e tratadas rápida e corretamente, as verminoses podem ser controlada e curadas sem maiores prejuízos”, explica o especialista. 
Thales Vechiato esclarece que, devido principalmente o afastamento do animal de suas atividades normais interfere no resultado financeiro dos criadores.  “Os principais prejuízos econômicos atribuídos às verminoses estão relacionados à redução do desempenho dos animais, que precisam ficar afastados de suas atividades até que estejam saudáveis. Obviamente que isso gera grande impacto, principalmente, para os equinos da lida e dos esportes”. 
Os criadores de equinos podem contar com o antiparasitário Equimectin, da Syntec, como um importante aliado no controle e tratamento das principais parasitoses que acometem os animais. À base de Invermectina, Equimectin é uso oral e tem amplo espectro de ação, sendo eficaz e seguro para todas as categorias. 
Sobre a Syntec
A Syntec é uma indústria de produtos para saúde animal 100% brasileira, com foco em medicamentos e suplementos veterinários de alta complexidade. Seu portfólio é amplo, incluindo terapêuticos, especialidades, produtos para higiene e saúde, suplementos e, agora, vacinas animais. Mais informações: www.syntec.com.br
 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp