10/05/2021 às 10h25min - Atualizada em 10/05/2021 às 21h50min

Live sobre a “História da Arte Baiana” e apresentação de três e-books encerram projeto “Pepitas de fogo: o passado colorizado”

SALA DA NOTÍCIA Coordenação
https://fotoscolorizadas.blogspot.com/
Live sobre a “História da Arte Baiana” e apresentação de três e-books encerram projeto “Pepitas de fogo: o passado colorizado”



Na próxima quarta (12) de maio, às 17h, o geólogo e historiador Rubens Antonio fará a live de encerramento do projeto “Pepitas de fogo: o passado colorizado”, com o tema “História da Arte Baiana”, além de apresentar três e-books que destacam um trabalho virtual de colorização de dezenas de imagens antigas ligadas ao Canudos e Cangaço, Esculturas e Paisagens e Personagens. 

Em “Tempos de Chamas: Canudos e Cangaço na Bahia”, o público poderá conferir imagens colorizadas mais textos descritivos que ilustram passagens e personagens importantes dos períodos, a exemplos de Antonio Conselheiro, Euclides da Cunha, Lampião, Maria Bonita, dentre outros. Já o “Soteropassado: paisagens e esculturas”, o leitor fará uma viagem a Salvador antiga, além de conferir esculturas colorizadas, como as registradas no cemitério do Campo Santo. No e-book “Olhares antigos: personalidades”, é a vez de exibir figuras marcantes na história da Bahia, do Brasil e do Mundo, a exemplos do engenheiro Theodoro Sampaio, Maria Quitéria, Luiz Gama, Chiquinha Gonzaga, Santos Dumont, Afrodite de Milos, Beethoven e Charlie Chaplin. 

Para o idealizador do projeto, a colorização vem agregar-se ao instrumental humano, de maneira a viabilizar a contemplação de passado de maneira mais realista. Ela, em sua dimensão mais ampla, não se resume a colocar cores. Exige a retificação, que é uma melhoria, agregando a correção do existente e a introdução de elementos que a técnica antiga não permitiu capturar, mas, provavelmente, estavam lá. 

“Este projeto é mais um passo na divulgação desta concepção desta bela Arte, desta proposta de recontemplação histórica. As imagens estão em resolução adequada para visualização em monitores ou telas pequenas. Deverá ser sucedido por outro, no qual serão todas impressas em alta resolução. Os temas são atraentes, muitas vezes auto-explicáveis. Voltam-se tanto para o folhear descompromissado e leve, quanto para a contemplação estudiosa e atenta. Neste último caso, vem oferecer um recurso já identificado e reconhecido, por muitos, como pleno, enriquecendo perspectivas de abordagens, inclusive, científicas”, explica Rubens Antonio.

Durante a programação do projeto, três encontros debateram o “Cangaço na Bahia”, “Emoção e Razão em obras de Arte” e “Condicionantes e Evolução urbana, em Salvador”, todos disponíveis no canal do youtube do autor. Saiba mais sobre o processo de colorização no blog https://fotoscolorizadas.blogspot.com/

O link de acesso pelo Zoom é https://us02web.zoom.us/j/88639489957?pwd=ZVlBcURXWFkwZEtab0pDNFB2YnJHdz09 

O projeto tem apoio financeiro do Estado da Bahia através da Secretaria de Cultura e da Fundação Pedro Calmon (Programa Aldir Blanc Bahia) via Lei Aldir Blanc, direcionada pela Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo, Governo Federal.
 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »