26/01/2017 às 22h09min - Atualizada em 26/01/2017 às 22h09min

Epagri promove Dia de Campo sobre Viticultura

Evento foi realizado nesta quinta-feira, dia 26, no Viveiro de Renato Viecelli, em Anta Gorda, Videira.

Assessoria de Imprensa

 Cachos de uva de 1.8 kg. Isso é realidade e foi apresentado para os participantes do Dia de Campo, que debateu "Viticultura de Qualidade". O evento foi promovido pela Regional da Epagri de Videira e aconteceu nesta quinta-feira, dia 26, no Viveiro de Renato Viecelli, em Anta Gorda, Videira. Estiveram participando do encontro: produtores, técnicos, extensionistas e autoridades locais e regionais. O secretário executivo da 9ª Agência de Desenvolvimento Regional, Euro Vieceli, esteve presente e valorizou a iniciativa.

"Esse é o único caminho para o desenvolvimento e a sustentabilidade econômica das propriedades: investir em conhecimento, tecnologia e pesquisa. Nesses quesitos a Epagri e a Embrapa dão importantes contribuições" afirmou o secretário parabenizando os proprietários que reservaram tempo para prestigiar a iniciativa.

O evento teve início às 13h30 com a recepção dos presentes dado pelo gerente da Epagri, Jonatan Galio. Na sequência, três grupos foram montados a fim de conhecerem as pesquisas apresentadas com foco: no manejo de cultivares de uva sobre diferente porta-enxertos; padrão sanitário e morfológico de mudas de videira e sua relação com o declínio das parreiras e o processo de licenciamento de viveiristas e cultivares da uva da Embrapa.

Os produtores ainda puderam verificar as seis novas variedades de uva lançadas pela Embrapa, com destaque para as três destinadas a processamento que já estão em fase avançada da pesquisa: BRS Violeta, BRS Magna e BRS Carmem. Bem como outras três de mesa: BRS Nubia, BRS Isis e BRS Vitória. Uma degustação aos presentes foi ofertada.

Para o gerente do escritório da Embrapa de Canoinhas, Nelson Pires Feldberg, o evento é importante por disseminar a informação. Segundo ele, no setor da viticultura, além de novas tecnologias, a garantia de mudas de qualidade, faz toda diferença. "O viveiro do Renato Viecelli e referência pelo cuidado e trabalho profissional desenvolvido. Isso na hora da produção tem o seu diferencial" afirmou Nelson.

O gerente da Epagri, Jonatan Galio, destacou o papel da Epagri nesse processo "Esse é o nosso primeiro evento voltado para a fruticultura do ano e destacamos o sucesso, tanto de público, como de qualidade do que é repassado. Acreditamos que seja por meio dessas ações de busca por alternativas e inovações, que a propriedade pode progredir e se desenvolver" finalizou.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp