06/12/2021 às 19h19min - Atualizada em 07/12/2021 às 16h00min

Educação Infantil é ponto de partida para os desafios escolares

Diretora e Coordenadora da Eugenio Montale relatam as mudanças enfrentadas pelas crianças em seus primeiros anos na escola

SALA DA NOTÍCIA xxxxx
www.montale.com.br

divulgação
A Educação Infantil marca o começo do processo educacional e, muitas vezes, é o primeiro contato da criança com um espaço de socialização estruturado. Segundo a Coordenadora Pedagógica da Infanzia e Primaria (Ed. Infantil e Ensino Fundamental I) da Eugenio Montale, Marcella Olivati, essa é a etapa em que as crianças passam a fazer parte de um novo contexto, diferente do núcleo familiar. “Aos poucos, elas se percebem pertencentes a um novo grupo, a um novo espaço. As relações e as interações com seus pares e com os adultos, auxiliam no desenvolvimento de suas capacidades cognitivas, sociais e emocionais”.

Marcella ressalta que a escola, neste contexto, é responsável por articular propostas pedagógicas com objetivo de ampliar as explorações e as experiências, convidando as crianças a se manifestarem por meio de diferentes linguagens. “É na escola que se criam condições e provocações para que as crianças desempenhem um papel ativo e sintam-se estimuladas a construírem significados sobre si, sobre o outro e sobre o mundo que a cerca”.

Muito se fala que é importante valorizar o lúdico e a infância durante os primeiros anos escolares da criança, e a coordenadora concorda com esse ponto de vista. “Não se pode falar de infância sem considerar a ludicidade. A criança interpreta o mundo e opera nele de forma lúdica. O brincar é a linguagem da infância. É por meio das brincadeiras que as crianças desenvolvem suas habilidades cognitivas, sociais e psicomotoras. Segundo o psicólogo Lev Vygotsky, é por meio das brincadeiras que as crianças consolidam seus conhecimentos e/ou valores, por este motivo é fundamental que as práticas pedagógicas desenvolvidas no segmento da educação infantil e séries iniciais do ensino fundamental considerem a ludicidade como fundamental”.

Outro ponto muito abordado quando se fala em Educação Infantil é a qualificação dos professores. A Diretora Pedagógica Italiana da Eugenio Montale, Paola Capraro, acredita que todos os professores têm que ter uma boa capacidade de escuta e encantamento, mas o professor da Educação Infantil tem que ter isso mais aflorado ainda. “Ele tem que acreditar plenamente nas competências e capacidades do aluno, ter consciência que, desde o nascimento, constrói relações e produz conhecimento e cultura. Precisa ter uma escuta mais apurada e um encantamento pelo mundo para poder entrar e fazer parte desse mundo mágico de descobertas, conhecimento e poesia que é o mundo infantil”.  


A Educação Infantil e a Pandemia

Com a pandemia e o ensino remoto, a Educação Infantil foi mais comprometida que as demais, de acordo com Marcella Olivati. “Os estudantes mais jovens sofreram mais fortemente os impactos do isolamento e do distanciamento social. A aprendizagem das crianças acontece na relação com seus pares e de forma multissensorial, por isso foi tão desafiador dar continuidade às aulas de forma remota. A retomada das aulas presenciais para os alunos mais novos trouxe de volta as oportunidades de interação, de contato, de exploração dos sentidos e principalmente das relações”.

Segundo Paola Capraro, a pandemia deixa um grande ensinamento para as crianças. “Citando o pedagogo italiano Francesco Tonucci, ‘As crianças de hoje, não tenham dúvidas, saberão inventar soluções, novas brincadeiras, mesmo que de máscaras, mesmo não podendo ter contato. Quanto tudo isso acabar, as crianças nos ensinarão algo. Deixem-nas sair, que confiemos neles e aprendamos com seu brincar.’”

Sobre a Eugenio Montale

A Eugenio Montale é a Escola Internacional Italiana localizada no Morumbi, em São Paulo. É reconhecida como paritária pelo Governo Italiano, o que possibilita a obtenção de um diploma válido em toda Europa, além do diploma brasileiro. Oferece disciplinas da área de humanas aliadas às científicas, que permitem a formação de alunos com uma visão multicultural e internacional. Dedica-se à Educação Infantil, Ensino Fundamental, Ensino Médio e Cursos de Língua e Cultura italiana. Foi fundada em 1982 e sempre esteve comprometida com uma pedagogia de base filosófica humanista, acreditando no potencial transformador do ser humano.

Conta com gestão participativa, tal qual se deu em sua criação. Trata-se de uma associação sem fins lucrativos, regida por Sócios Beneméritos e por sócios Contribuintes (responsáveis financeiros dos alunos), que integram um Comitê de Gerenciamento de forma paritária. Essa forma de gestão permite, por um lado, garantir a longevidade da instituição e, por outro, manter viva a qualidade de ensino.

Promove um ambiente multicultural e diversificado em conformidade com as exigências atuais de uma escola internacional. Sua proposta é de oferecer uma alternativa às escolas já existentes em São Paulo, com ênfase no currículo italiano aliado ao brasileiro. Seu foco é a formação de alunos com uma visão ampla, inovadora e internacional.

 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp