07/12/2021 às 12h40min - Atualizada em 07/12/2021 às 16h20min

Maple Bear chega a Nova Mutum (MT) com modelo canadense de ensino bilíngue por imersão

Com início programado para fevereiro de 2022, escola será a primeira da cidade com metodologia canadense

SALA DA NOTÍCIA Caroline Souza
DFreire

Maple Bear Brasil
Pais que moram em Nova Mutum, no estado do Mato Grosso, e que desejam proporcionar uma experiência de imersão em um segundo idioma para seus filhos, já podem contar com um dos melhores modelos educacionais do mundo, o canadense. A Maple Bear, rede com 159 escolas no Brasil, abriu a primeira escola com este perfil na cidade, com vagas disponíveis para alunos a partir de um ano e meio até os 5 anos de idade, com início programado para 14 de fevereiro de 2022. A escola inicia as atividades com a Educação Infantil, mas irá expandir as séries conforme o crescimento contínuo. Em nível nacional, a rede tem mais de 30 mil alunos, nas séries de educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio, mas conhecido como High School.

O grande diferencial da Maple Bear é seu currículo canadense, que está posicionado em primeiro lugar entre os países de língua inglesa no PISA (Programa Internacional de Avaliação de Estudantes), exame realizado pela OCDE considerando avaliações envolvendo matemática, ciências e interpretação de texto. Este modelo é baseado em três pilares: bilinguismo por imersão, supervisão de educadores canadenses e programa acadêmico.

A Maple Bear promove uma verdadeira imersão do aluno, desde cedo, na segunda língua, ou seja, não se trata apenas de ensinar o outro idioma como um adendo no contraturno ou inserido na grade como disciplina isolada. Neste sistema, se reproduz a forma com que aprendemos a língua mãe, inicialmente com um período de simples exposição ao idioma, para primeiro escutar e ir compreendendo as primeiras palavras, sons e entonações. Depois, paulatinamente, vem a questão da fala, com interações mais simples, e em seguida com maior complexidade. Neste cenário, a necessidade de falar e interagir com o meio e os colegas é o grande impulsionador da aprendizagem, contando também com o incentivo e orientação dos professores. Nas escolas da rede, até os 4 anos, 100% das interações e aulas são realizadas em inglês, com 5 anos é introduzida a língua materna em proporção 75% em inglês e 25% em português, e a partir dos 6 anos em diante (Ensino Fundamental) passa a ser 50% em inglês e 50% em português, com metodologia canadense alinhada às diretrizes curriculares brasileiras. De forma geral, os alunos costumam ter um inglês fluente já a partir dos 5 anos.

Na área acadêmica, o programa Maple Bear privilegia a observação, a resolução de problemas e a tomada de decisões, aplicando esse conceito a todas as disciplinas e áreas do conhecimento, como linguagem, matemática, ciência, tecnologia da informação, estudos sociais, música e artes. Como parte disso, as salas de aula são amplas, estimulantes e acolhedoras, repletas de materiais manipulativos e centros de aprendizagem. O aluno é colocado como protagonista de seu aprendizado, desenvolvendo assim uma visão aplicada dos conhecimentos e maior autonomia no dia a dia. Para garantir aderência a este modelo, experientes educadores canadenses visitam com frequência as escolas, oferecendo e garantindo a aplicação do programa acadêmico. Além do suporte, a Maple Bear possui uma completa estrutura de treinamento e capacitação do corpo docente, acompanhamento próximo do ensino ministrado em cada sala de aula e um detalhado processo de certificação de qualidade, o Quality Assurance Maple Bear.

Em busca da melhor educação para o filho

A Maple Bear de Nova Mutum, localizada no bairro Parque dos Ingás, será comandada pela empresária Monique Bianca Lepper Sottomaior de Oliveira, ao lado do sócio Jaime Cella. Formada em Medicina Veterinária pela PUC-PR, Monique atuou durante 12 anos em uma multinacional do setor de agroindústria, e saiu para abrir a própria empresa de consultoria e gestão empresarial ao lado do esposo, Welligton Souto. Ela conheceu a Maple Bear como mãe, durante a busca por um ensino de qualidade ao filho. Neste processo, a executiva se apaixonou pela metodologia e pela estrutura da rede canadense. Ao compartilhar essa experiência com alguns conhecidos, um deles que também estava insatisfeito com o ensino oferecido para seus netos, propôs a sociedade na construção da escola. E foi assim que surgiu a oportunidade de implantar a Maple Bear em Nova Mutum.

“Meu sócio e eu abrimos uma escola da Maple Bear para poder proporcionar aos netos dele, ao meu filho e às outras crianças da região um ensino de qualidade, tendo como diferencial o bilinguismo. Estamos falando de uma rede que oferece segurança aos estudantes, espaço amplo para aprendizado, uma quantidade limitada de alunos por sala de aula, além de uma avançada plataforma digital que contribui para o processo de aprendizagem. Entre os diferenciais da marca para os moradores da cidade, destacamos a metodologia canadense de ensino bilíngue que engloba, além da imersão no inglês, o desenvolvimento das esferas intelectuais, emocionais, sociais e físicas do ensino. Tudo isso, priorizando a experimentação prática, o desenvolvimento da autonomia, o raciocínio crítico, a investigação e descoberta por meio de um ambiente altamente estimulante, para potencializar o aprendizado do aluno”, revela Monique.

Para os interessados em conhecer um pouco mais sobre a estrutura da Maple Bear em Nova Mutum, com 1.463,70 metros quadrados, a escola já abriu as atividades administrativas e o agendamento de visitas a uma sala modelo, que pode ser feito pelo telefone. As instalações do local contarão com nove salas de aula, biblioteca, sala multiuso, departamento administrativo, pátio coberto e ampla área externa. Foram gerados 16 empregos diretos para compor a equipe que irá receber e atuar com os alunos matriculados da região. Mas os planos da owner não param por aí. Com o objetivo de levar um ensino de qualidade e de referência para outros locais, Monique implantará uma segunda escola da Maple Bear, também no Mato Grosso, localizada em Lucas do Rio Verde, no interior do estado.
 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp