18/02/2017 às 10h18min - Atualizada em 18/02/2017 às 10h18min

Inovação e tecnologia no 13º Campo Demonstrativo

Epagri apresentou novidades em variedades de uva e tecnificação de suco e amplo estudo na área de bovinocultura.

A multiplicação do conhecimento. Esse foi o objetivo do 13º Campo Demonstrativo Coopervil, realizado nesta quinta e sexta-feira, dias 16 e 17 de fevereiro, no Centro de Treinamento de Videira (Cetrevi). O evento contou com a parceria da Epagri que apresentou inovações tecnologias e conhecimentos práticos em diversos segmentos.

Para o gerente da Epagri de Videira, Jonatan Galio, o momento foi de repassar informações "Somos parceiros desse Campo Demonstrativo, pois ele vem de encontro com a proposta da Epagri que é levar o conhecimento ao produtor, apresentando formas e tecnologias que conseguem ampliar a rentabilidade do mesmo" afirmou o gerente destacando que a edição superou as expectativas.

Durante o campo demonstrativo, a Epagri trabalhou com duas frentes. No setor de bovinocultura, apresentou da implantação de pastagens até o relatório final de rentabilidade da propriedade. Na ocasião foi demonstrado o resultado do plantio de sete espécies de pastagens adaptadas para a região e altamente recomendadas.

Nesse setor também foi abordado o combate as principais pragas nas pastagens, bem como, os dados obtidos na avaliação das unidades de referência que existem os manejos. Para o engenheiro agrônomo, Cassio Marques de Valois, o objetivo é demonstrar a eficiência desse modelo "São procedimentos que fazem toda a diferença quando aplicados na propriedade, diminuindo custos, aumentando a performance e gerando maior rentabilidade" destacou.

No setor da fruticultura, a Epagri também apresentou durante o Campo Demonstrativo novas variedades de uva de mesa e destinadas ao processamento, bem como, tecnologias aplicadas a produção do suco de uva. Na vitivinicultura, a novidade consiste nas variedades, em especial, as resistentes a míldio, principal praga que afeta a produtividade.

 

Cidasc  presente com unidade móvel

Com foco no relacionamento e na orientação, a Cidasc Videira também participou do Campo Demonstrativo Coopervil. Na ocasião, esteve presente com a unidade móvel de barreira, totalmente equipada para o atendimento ao produtor. Para o gerente da Cidasc, Marcelo Grazziotin, o foco foi na educação sanitária "Um momento para desmistificar a ideia errônea de que a Cidasc tem como única finalidade a questão punitiva, pelo contrário, o nosso maior objetivo é orientar para a importância da sanidade ambiental e vegetal" destacou.

Na unidade móvel, muito utilizada em barreiras, uma estrutura com televisores, computadores, impressoras estiveram a disposição. O veículo ainda é equipado com pulverizador utilizado para a desinfecção de veículos. Durante o Campo Demonstrativo, panfletos com as principais orientações sanitárias foram difundidas.

 

Governo do Estado prestigia solenidade oficial

Na solenidade oficial da 13º edição do Campo Demonstrativo, realizada na tarde desta sexta-feira, dia 17, o Governo do Estado esteve novamente prestigiando.  A cerimônia contou com a presença do secretário estadual de agricultura e pesca, Moacir Sopelsa, representando o governador João Raimundo Colombo, o secretário de estado da Casa Civil, Nelson Serpa, secretário adjunto da Agricultura, Airton Spies, Presidente da Epagri, Enori Barbieri, e a 9ª Agência de Desenvolvimento Regional (ADR), por meio do Secretário Executivo, Euro Vieceli e o gerente de políticas socioeconômicas urbanas e rurais, Mauro Santini.

Na ocasião, foi evidenciado os 50 anos da Coopervil, entidade promotora do evento, bem com o sucesso dessa tradicional promoção. Para o secretário Euro o momento foi de comemorar "Temos que parabenizar todos os organizadores e também os participantes, aqueles que reservam um tempo de suas atividades para participar e agregar os conhecimentos que aqui são multiplicados" afirmou.

O Campo Demonstrativo Coopervil é um evento realizado pela Coopervil, em parceira com BRF, Sicoob e Epagri. O evento ainda contou com o apoio do Sescoop, Senar e Sebrae.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp