11/05/2021 às 15h49min - Atualizada em 11/05/2021 às 15h49min

Santa Catarina suspende vacinação de grávidas contra Covid-19

Secretaria de Estado da Saúde comunicou decisão de parar imunização em gestantes, independente do fabricante da vacina

Marcos Antônio - Marcos Imprensa

Vacinação contra Covid-19 em grávidas é suspensa pela SES em SC – Foto: Myke Sena/MS/Divulgação/ND
A SES (Secretaria de Estado da Saúde) suspendeu temporariamente nesta terça-feira (11) a vacinação contra Covid-19 de grávidas em Santa Catarina.A medida é uma precaução após a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) recomendar a suspensão imediata do uso da vacina da Astrazeneca/Fiocruz em gestantes, na noite desta segunda-feira (10). A orientação está em Nota Técnica emitida pela agência.

A SES afirma que aguarda o pronunciamento oficial do PNI (Programa Nacional de Imunização) do Ministério da Saúde e da Anvisa para orientar as equipes de imunização sobre a continuidade da vacinação desse grupo.

A orientação da Anvisa é que a indicação da bula da vacina da Astrazeneca seja seguida pelo PNI. A recomendação é resultado do monitoramento de eventos adversos feito de forma constante sobre as vacinas contra Covid-19 em uso no país.

O uso off label de vacinas, ou seja, em situações não previstas na bula, só deve ser feito mediante avaliação individual por um profissional de saúde que considere os riscos e benefícios da vacina para a paciente.

A bula atual da vacina contra Covid-19 da Astrazeneca não recomenda o uso da vacina por gestantes sem orientação médica.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp