08/12/2021 às 17h26min - Atualizada em 08/12/2021 às 17h40min

Três passos para estudar nos Estados Unidos de graça

Matheus Tomoto, mentor especialista em intercâmbios, conta os principais hacks para você conquistar um dos 350 tipos de bolsas de intercâmbio nos Estados Unidos

SALA DA NOTÍCIA Fernanda Simplicio
 

Dados do Atlas da Juventude revelam que 23,5 milhões dos jovens brasileiros deixariam o Brasil se tivessem condições. Esse é um dos termômetros  da situação enfrentada pelos estudantes ao redor do país. Com esse índice, muitos já buscam formas de como conquistar um intercâmbio nos destinos mais desejados, como Estados Unidos, Canadá e Portugal. 

 

Pensando nisso, o mentor especialista em intercâmbios Matheus Tomoto, ensina semanalmente no seu canal do Youtube mais de 60 caminhos de intercâmbios e compartilha quais são os principais passos para conquistar o seu escolhido. 

 

Antes de mais nada, Matheus reforça que é importante saber o que você quer fazer no seu intercâmbio ou qual é o estágio da vida que você está - high school, graduação, mestrado, doutorado, pós-doutorado. O que você deseja alcançar nos Estados Unidos? “Hoje, os Estados Unidos fornecem mais de 350 mil tipos de bolsas para intercâmbios e mais de 60 caminhos para alcançar esse objetivo. Por isso, é importante saber onde estou para dar o primeiro passo”, conta. 

 

1º passo - Construa a estratégia para chegar ao seu objetivo - Depois de entender qual é a real situação referente ao seu sonho, comece a desenhar as estratégias para alcançá-lo. Se você quer uma bolsa 100%, por exemplo, quais são os processos seletivos, as etapas e o que é preciso para conseguir se manter nos Estados Unidos? Essa deve ser a primeira coisa a se fazer para conquistar um intercâmbio: desenhar a estratégia necessária para aquela aplicação desejada, ver quais são as possibilidades - principalmente no quesito de tempo - para conquistar este objetivo. 

 

2º Entender seus pontos fortes e fracos para alcançar uma bolsa 100% - Ter um conhecimento sobre as suas competências e habilidades é primordial para alcançar uma bolsa. Depois de entender a sua jornada, aposte nas suas habilidades para conquistar a vaga na instituição que você quer. Se você é uma pessoa que tem facilidade com processos seletivos - provas, avaliações - aposte em instituições que tenham como principal método de entrada essa modalidade de seleção. Tem habilidades musicais ou em esportes? Aplique para instituições que ofereçam bolsas ligadas a instrumentos ou a prática de esportes. “Na Universidade, por exemplo, tem bolsas até para quem se interessa a jogar videogames. Diferente do Brasil, o sistema de ensino norte-americano tem como uma das principais características fortalecer as habilidades cotidianas dos estudantes, e isso pode ser um fator determinante para o seu intercâmbio”, afirma Tomoto. 

3º Seja estratégico na escolha da sua aplicação - Matheus reforça que para qualquer decisão ou qualquer aplicação, é necessário determinar um tempo. Em casos de aplicações focadas em mestrados, doutorados, o tempo de preparação pode durar até 3 anos até alcançar o intercâmbio. Por isso, ele conta que “em todas as aplicações, você precisa estar alinhado a estes três pilares - conhecimento, preparação e estratégia. Sem esse conjunto de pilares, não se chega a lugar nenhum”. Segundo o especialista em intercâmbios, uma bolsa na modalidade full ride - bolsa integral - pode valer até R$ 3.000.000,00.
 

 

Por isso, o mentor aconselha aos futuros intercambistas a montarem um  “megazord de bolsas”. Tomoto explica que as bolsas de estudos nos Estados Unidos são cumulativas, isto é, você pode ter vários tipos de bolsas ao mesmo tempo. Sendo assim, você pode ter uma bolsa com uma cobertura de 70% e complementar essa bolsa com outra modalidade denominada de - bolsas externas - assim, esse acumulado de megazord de bolsas amplia o leque de possibilidades e garante que o estudante tenha acesso ao ensino de qualidade gratuito. Além disso, Matheus também alerta que dá para se manter nas instituições realizando alguns tipos de estágios que são disponibilizados exclusivamente para alunos estrangeiros. Assim, você garante a oportunidade de estudar fora e ainda dar um upgrade no currículo. 

 

Para ajudar ainda mais quem deseja conquistar bolsas de estudos gratuitas em grandes instituições de ensino, como Harvard, NYU, Stanford e até mesmo para o MIT, Matheus preparou um vídeo com todos os detalhes para você alcançar o seu intercâmbio dos sonhos. 


 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Informações indisponíveis

0