08/12/2021 às 17h39min - Atualizada em 09/12/2021 às 00h00min

Santander Brasil Ride Espinhaço coloca Conceição do Mato Dentro (MG) no mapa mundial do ciclismo

Prova de mountain bike por etapas será realizada na próxima semana, entre os dias 14 e 18 de dezembro, na região turística da Serra do Espinhaço, no Estado de Minas Gerais

SALA DA NOTÍCIA Gustavo Coelho

A cidade de Conceição do Mato Dentro (MG), com pouco mais de 17 mil habitantes, terá sua rotina alterada entre os dias 14 e 18 de dezembro. As bicicletas de competidores vindos de todas as partes do País e também do mundo tomarão conta das ruas e trilhas da região, durante a realização da Santander Brasil Ride Espinhaço, prova de mountain bike com cinco etapas, responsável por encerrar o calendário internacional de competições da modalidade no Brasil em 2021.

O turismo e a economia local terão forte impacto, com a expectativa de lotação máxima da rede hoteleira durante a semana do evento. Seguindo assim o que é visto em todos os municípios que já receberam provas do Tour Santander Brasil Ride nos últimos 12 anos de sua realização. O circuito esteve nos estados de Santa Catarina, São Paulo, Espírito Santo, Bahia e Mato Grosso do Sul, fazendo agora sua estreia em Minas Gerais.

"Com a Santander Brasil Ride nós não estamos apenas dinamizando e divulgando o turismo em Conceição do Mato Dentro, que é a capital mineira do ecoturismo, na região do Médio Espinhaço, parte da Estrada Real. Mas, nós estamos também internacionalizando Conceição do Mato Dentro como um importante destino turístico de Minas Gerais e do Brasil, além de toda essa região privilegiada do maciço do Espinhaço, com sua vocação natural para o turismo de aventuras, o ecoturismo, o turismo histórico, cultural, religioso e culinário", comenta Zé Fernando, prefeito de Conceição do Mato Dentro.

"E toda essa extensa cadeia produtiva que envolve o turismo é dinamizada com a realização de um evento desse porte, que tem a visibilidade mundial, como podemos ver em todas as edições da Santander Brasil Ride. Espero que um evento com essa grandeza, com essa visibilidade, seja o começo de uma nova fase no turismo de Conceição do Mato Dentro e de toda nossa região", complementa o prefeito da cidade mineira. 

A prova em Conceição do Mato Dentro contará com cinco etapas, totalizando 220 km e mais de 7.000 m de altimetria acumulada. No primeiro dia, 14 de dezembro, serão pedalados 16,5 km em 478 m no prólogo. Já no segundo, 50,6 km e 1.760 m de altimetria, enquanto na terceira etapa, 85 km e 2.788 m de altimetria, sendo a mais longa da competição. A quarta será a do XCO, em uma pista de 5,3 km, totalizando 26,5 km e 865 m de altimetria. A decisão, no dia 18, terá 37,7 km e 1.286 m de altimetria total.

"A Santander Brasil Ride está sendo realizada em Conceição porque a cidade reúne todas as condições para sediar um evento dessa grandeza e magnitude, que envolve números vultosos. Isso vem aferir que estamos estruturados para receber o turismo em todas as suas formas, além de preparados também em questão de segurança, conforto, atrativos, rede hoteleira, comércio e serviços", avalia o prefeito de Conceição do Mato Dentro.

"Tenho certeza que esse evento é um marco e vem consolidar Conceição do Mato Dentro como a capital nacional do mountain bike, com suas trilhas mapeadas, sinalizadas, sua natureza exuberante e envolvente, seu turismo de base comunitária, que está se desenvolvendo naturalmente nas comunidades rurais. Estamos diante de um momento de transformação e um novo tempo no turismo de nossa região, fazendo a integração dos circuitos turísticos dos Diamantes e da Serra do Cipó, a 160 km do Aeroporto Internacional de Confins. E os nossos projetos não param, aqui também temos eventos de gastronomia, religiosos e culturais, que serão retomados gradativamente quando os índices pandêmicos demonstrarem segurança", finaliza Zé Fernando.

Apoio institucional - A Confederação Brasileira de Ciclismo (CBC) também vê com ótimos olhos a realização inédita da Santander Brasil Ride Espinhaço. "A Santander Brasil Ride é um evento que agrega muito para o fortalecimento da nossa modalidade. Agora, com essa edição na Serra do Espinhaço, os atletas terão uma experiência única e poderão competir e desfrutar de uma região acolhedora e ideal para a prática do mountain bike, como é o caso do município de Conceição do Mato Dentro. Desejo uma boa prova a todos", comenta José Luiz Vasconcellos, presidente da entidade.

Maior premiação do ciclismo nacional - A Santander Brasil Ride Espinhaço já chega ao calendário elevando a outro patamar o ciclismo nacional. Com mais de 140 mil reais de prêmios em dinheiro, o evento ofertará a maior premiação do Brasil na história deste esporte, que é um dos que mais cresce no País e no mundo. Seguindo os padrões do circuito da Santander Brasil Ride, mulheres e homens terão premiação igual na prova.

Encerramento com chave de ouro - Disputa marcada para o sábado (18), a Maratona do Cipó será responsável por encerrar com chave de ouro a ultramaratona, com um percurso de 53,6 km e 1.720 m de altimetria acumulada na sua prova principal. Quem optar por um desafio menos intenso, pode se inscrever na categoria tour, com 16,5 km de extensão e 470 m de desnível altimétrico. 

Os ciclistas interessados em garantir uma vaga para disputar a Maratona do Cipó, que tem inscrições até o dia 14 (ou até que seja atingido o limite de vagas), devem se inscrever no hotsite da competição: http://www.brasilride.com.br/press/prova/MARATONA_CIPO_2021. Todas as informações da prova estão disponíveis no link acima.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp