09/12/2021 às 10h10min - Atualizada em 09/12/2021 às 16h50min

Escola Técnica Tupy realiza edição especial da Festa do Fundidor

Tradicional em Joinville, evento reuniu os profissionais do setor de fundição que foram homenageados nos últimos 40 anos

SALA DA NOTÍCIA GRAZIELA JANAINA LINDNER DE SOUZA
www.ett.com.br

Divulgação/ETT
A Escola Técnica Tupy reuniu no início deste mês os profissionais homenageados nas últimas edições da tradicional Festa do Fundidor. O encontro ocorreu na sexta-feira (3/12), no auditório do Campus Anita Garibaldi, na UniSociesc.

Desde 1979 a ETT reconhece e celebra a dedicação dos trabalhadores do setor de fundição de Joinville. Neste ano, por conta das medidas de prevenção contra a Covid-19, o evento não foi aberto ao público, mas nem por isso perdeu o brilho. Conduzida pela professora Maria Inez Reinert, a cerimônia especial alusiva aos 40 últimos homenageados da festa emocionou a todos.

“A Festa do Fundidor é um marco na cidade e faz parte do nosso calendário anual. Em 2020, infelizmente, não foi possível realizá-la por causa da pandemia, mas neste ano conseguimos reunir os homenageados de outras edições para um encontro que simboliza o nosso respeito por todos os trabalhadores do setor”, explicou.

O diretor da Escola Técnica Tupy, Flávio Sartori, diz que a homenagem é mais do que justa. “É uma honra celebrar a história e reafirmar a importância da indústria de fundição no Norte catarinense. Como escola referência na formação técnica de muitos desses profissionais, é gratificante poder reuni-los todos os anos.”

Cerca de 40 convidados participaram do evento no início deste mês. Todos receberam as canecas de chope, um símbolo da festa, e participaram do almoço de confraternização. A Festa do Fundidor ocorre sempre na primeira quinzena de dezembro, em função do Dia de Santa Bárbara – padroeira dos trabalhadores da fundição – festejado em 4 de dezembro. Para 2022, o objetivo é que a festa volte a ocorrer no modelo tradicional, aberta ao público.

A professora Maria Inez lembra que a primeira edição do encontro, há 42 anos, nasceu de forma espontânea nas dependências da fundição da Escola Técnica Tupy. Começou tímida, com um pequeno grupo, e com o tempo ganhou dimensão. Hoje simboliza a valorização do setor e promove o reencontro de ex-alunos, professores e profissionais da metalurgia.

 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp