11/12/2021 às 10h39min - Atualizada em 11/12/2021 às 10h39min

Cinta e boia usadas para matar Roseli são achadas e corpo segue desaparecido

Marcos Antonio - Marcos Imprensa

A cinta e a boia utilizadas para matar Roseli Fátima Stoll, de 38 anos, foram localizadas pela PC (Polícia Civil) na casa do ex-companheiro dela após a confissão do crime. O corpo segue desaparecido e as buscas continuam no lago de uma usina hidrelétrica, na comunidade de Entre Rios, a cerca de 10 km do Centro de Alto Bela Vista, no Oeste de Santa Catarina.
O local em que o corpo estaria foi indicado pelo ex-companheiro de Roseli. A investigação aponta, com base no relato do autor confesso, que a auxiliar de cozinha foi morta asfixiada com uma cinta e seu corpo foi jogado no lago amarrado a uma pedra. As buscas iniciaram na última quarta-feira (8).

No terceiro dia de buscas nove bombeiros militares atuam na operação, entre eles sete mergulhadores. Nesta sexta-feira (10) uma equipe do CBM/SC (Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina) chegou ao local com um aparelho sonar para auxiliar na procura.

Segundo o comandante do Corpo de Bombeiros Militar de Piratuba, cabo Nilton José Gruber, o local em que as buscas estão ocorrendo possui cerca de 25 metros de profundidade.

“Entre 15 e 18 metros conseguimos mergulhar, mas existe muito troncos e galhos de árvore o que dificultam o acesso dos mergulhadores. Desde quarta-feira a varredura já foi feita em cerca de mil metros quadrados”, explica.

Falta de visibilidade dificulta

Os profissionais iniciam as buscas por volta das 10h e seguem até por volta das 18h, em decorrência da falta de visibilidade no período noturno. Os bombeiros contam com o auxílio de dois botes, uma câmera subaquática, que possibilita enxergar embaixo da água, e um equipamento de sonar.

Conforme o CBMSC, o sonar é um dispositivo, em formato de torpedo que é acoplado embaixo da embarcação e funciona como se fosse um ultrassom, com o intuito de navegação, comunicação ou detecção de objetos na ou sob a superfície da água, como outras embarcações ou grandes animais.  De acordo com o pulso sonoro detectado, ele gera uma imagem. Muitas embarcações já possuem o sonar próprio.

A diferença do utilizado nas buscas pelo corpo de Roseli é que ele desce até 50 metros com um cabo. Tem uma potência bem maior e apresenta resolução melhor.  “A câmera ela é eficaz onde existe luminosidade, mas como no fundo tem muitas barreiras dificulta a visibilidade. Por isso, o equipamento de sonar veio para auxiliar e melhoras as buscas”, acrescenta Gruber.  O comandante observa que existe a possibilidade do corpo ter ficado preso a algum material, como por exemplo em galhos ou troncos, em decorrência da grande quantidade de barreiras, o que pode estar dificultando a localização.  Além dos bombeiros de Piratuba e Florianópolis, a equipe conta com profissionais de São Miguel do Oeste, Pinhalzinho e Joaçaba. Uma reunião deve ser realizada ao fim desta sexta-feira para identificar a necessidade de mais reforço.


Ex-companheiro está preso  Após ser localizado na noite de terça-feira (7) em Antônio Prado (RS), a cerca de 270 km de Alto Bela Vista, o ex-companheiro de Roseli segue preso preventivamente em Concórdia.  O homem fugia em um Renault/Logan e tentou escapar de uma abordagem da Brigada Militar do Rio Grande do Sul na rodovia RS-122, mas mesmo assim acabou preso.  “Após cerca de 18 km de acompanhamento, conseguimos a abordagem do suspeito. Iniciamos os questionamentos, com base nas informações já repassadas, e notamos um nervosismo ao ser questionado sobre o paradeiro de sua ex-companheira”, explicou o 36º Batalhão de Polícia Militar em nota.  O homem tentou fugir a pé por uma região de mata fechada e de difícil acesso, contudo os policiais conseguiram captura-lo novamente. “Ele ofereceu resistência, mesmo imobilizado no chão, evitando entregar as mãos para o uso das algemas”, detalhou a polícia gaúcha.

  O carro foi apreendido e passou por perícia com luminol, utilizado em perícias criminais de modo a identificar sangue no local do crime.  Relembre o caso  Roseli morava no bairro Nações, em Concórdia. A mulher foi vista pela última vez em um restaurante na área central, logo após sair do trabalho, por volta das 19h40 de quinta-feira (2). Familiares registraram um Boletim de Ocorrência na segunda-feira (6), pois ela não foi trabalhar e a casa não tinha sinais de arrombamento.

  O ex-namorado da mulher já era investigado pela polícia, pois estava foragido e teria passado por Florianópolis (SC) e Caxias do Sul (RS). Os dois estavam juntos há cerca de sete meses e ele não aceitava o fim da relação.  Ciúmes, brigas e abuso psicológico marcaram os últimos meses da vida de Roseli, que até hoje segue desaparecida. Roseli, mãe de três filhos, teria sido proibida até mesmo de manter contato com a família.  Feitiço teria motivado o crime  De acordo com o delegado Alvaro Weinert Optiz, responsável pela investigação, o acusado disse à polícia que a motivação do crime seria um feitiço, realizada pela irmã da vítima. 

“Ele confessou o crime, disse que teria asfixiado ela com uma cinta na manhã de sexta-feira, no dia 3. Disse que tinha desentendimentos com a família dela e que, em razão desses desentendimentos, o crime teria acontecido. Ele disse que a irmã da vítima teria feito uma ‘macumba’ contra ele e que a motivação seria essa”, contou ao ND+.  O delegado também disse que o acusado não demonstrou arrependimentos e que ele relatou sofrer de epilepsia e estava sem medicação no momento do crime.

A informação em relação ao distúrbio também foi citada por Grasieli Stoll, irmã da vítima.  Uma mulher trabalhadora, séria e sem vícios. Assim a família e os amigos a descrevem. Segundo a irmã da vítima, Roseli era uma pessoa feliz e levava uma vida calma até conhecer o ex-namorado. No início, de acordo com Grasieli, o ex-companheiro demonstrava ser uma pessoa calma. Em questão de meses, ele teria se transformado em um homem possessivo e agressivo.  Para a família o sentimento é de ódio e revolta. “A gente pede por justiça, porque a minha irmã não vai mais voltar para casa.

Trinta anos de cadeia é muito pouco para ele, porque a vida da minha irmã foi perdida para sempre. Ela não vai mais voltar. [Desejo] que no mínimo ele apodreça atrás das grades pelo resto da vida.”  Com informações ND Mais



 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp