14/12/2021 às 14h27min - Atualizada em 14/12/2021 às 17h00min

Novo módulo de curso gratuito do Sindiveg aborda aquisição, transporte e armazenamento de defensivos agrícolas em propriedades rurais

SALA DA NOTÍCIA Beatriz Priscila Pedrini

O Sindicato Nacional da Indústria de Produtos Para Defesa Vegetal (Sindiveg) acaba de disponibilizar o quarto módulo de sua plataforma digital de treinamentos sobre defensivos agrícolas. Essa etapa do curso aborda a aquisição, o transporte e o armazenamento de defensivos agrícolas em propriedades rurais. Quem perdeu os primeiros módulos, ainda pode realizá-los, com direito a certificado de conclusão.

A ferramenta é totalmente gratuita e pode ser acessada por todos os interessados no site www.sindiveg.org.br/cursos. Lançada em 2020, a plataforma já conta com mais de 10 mil pessoas cadastradas, das quais cerca de 5 mil são agricultores. Ao todo, mais de 8,4 mil certificados já foram emitidos no portal, que também inclui outro treinamento, sobre a relação entre a apicultura e a agricultura.

"Nesta etapa do treinamento sobre defensivos, elaborado por especialistas da área, o agricultor vai entender como funciona o processo e quais os cuidados necessários para realizar uma aquisição, o transporte e o armazenamento dos insumos na propriedade de maneira segura e que não traga prejuízo para o produto, para a saúde das pessoas e do meio ambiente", destaca a diretora executiva da entidade, Eliane Kay.

Eliane explica que os defensivos são essenciais para controlar de forma eficaz os insetos, fungos e plantas daninhas que prejudicam as lavouras – problemas comuns no clima brasileiro, em qualquer estação do ano. "Essas soluções, com alta tecnologia cientificamente comprovada, auxiliam o aumento da produção alimentícia, uma demanda crescente no Brasil e no mundo."

Foi pensando nesses benefícios que o Sindiveg desenvolveu sua plataforma de treinamentos. Os outros três módulos do curso que trata o uso correto e seguro de defensivos abordam: segurança na aplicação de insumos; tecnologias de aplicação; e prevenção e primeiros socorros no uso de defensivos. Outros módulos já estão sendo desenvolvidos, com o apoio técnico de pesquisadores acadêmicos.

" A educação é um dos pilares mais importantes do trabalho do Sindiveg, que investe na difusão de conhecimento. Afinal, defensivos requerem cuidados especiais e usá-los de forma correta e segura é benéfico para o produtor, o ambiente, as plantações e a sociedade. Com a otimização das aplicações, evita-se o desperdício e a dispersão de resíduos", diz o presidente do sindicato, Júlio Borges Garcia.

Ainda de acordo com o dirigente, "com o controle eficaz de pragas, doenças e plantas daninhas, as lavouras estarão protegidas e terão elevada produtividade e qualidade dos alimentos para o consumo". Para participar do treinamento à distância, basta acessar o portal www.sindiveg.org.br/cursos e preencher os dados de cadastro. O certificado é emitido após a conclusão de cada etapa – gratuitamente.

Colmeia Viva

Outro treinamento disponível tem como tema "Boas práticas na relação entre agricultura e apicultura", com sete módulos: (1) agricultura, apicultura e defensivos agrícolas; (2) defensivos: práticas amigáveis às abelhas; (3) boas práticas apícolas na relação com a agricultura; (4) como aplicar defensivos sem impacto às abelhas; (4) formalização da apicultura; (6) a importância de aprender a cuidar e proteger as abelhas; e (7) aplicação terrestre: técnicas amigáveis às abelhas.

Sobre o Sindiveg

O Sindicato Nacional da Indústria de Produtos para Defesa Vegetal (Sindiveg) representa a indústria de produtos para defesa vegetal no Brasil há 80 anos. Reúne 27 associadas, distribuídas pelos diversos Estados do País, o que representa aproximadamente 40% do setor. Com o objetivo de defender, proteger e fomentar o setor, o Sindiveg atua junto aos órgãos governamentais e entidades de classe da indústria e do agronegócio pelo benefício da cadeia nacional de produção de alimentos e matérias-primas. Entre suas principais atribuições estão as relações institucionais, com foco em um marco regulatório previsível, transparente e baseado em ciência, e a representação legitima do setor com base em dados econômicos e informações estatísticas. A entidade também atua fortemente para promover o uso correto e seguro, levando conhecimento e educação aos produtores e respeitando meio ambiente, leis e normas. Para mais informações, acesse www.sindiveg.org.br.

 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp