14/12/2021 às 09h39min - Atualizada em 15/12/2021 às 00h00min

Suplementação com prebiótico HMO contribui para a saúde física e mental de crianças e adultos

Conheça os benefícios do prebiótico com oligossacarídeos presentes no leite materno

SALA DA NOTÍCIA BASF
https://nutricaohumana.basf.com/

Divulgação
*Por Maria Clara Caetano Silva

De acordo com a Pesquisa de Saúde e Nutrição 2020 da Euromonitor International, cerca de um quarto dos consumidores em todo o mundo sofre de problemas relacionados à saúde digestiva.

Mais de 70% das células de imunidade do nosso corpo se encontram no intestino, onde também se localizam cerca de 500 milhões de células nervosas. Isso significa que uma microbiota desequilibrada pode acarretar não só problemas físicos como também afetar a saúde mental. Felizmente, os avanços das pesquisas sobre saúde humana permitiram o desenvolvimento de um prebiótico capaz de, ao mesmo tempo, equilibrar a microbiota, fortalecer a imunidade e desenvolver as funções cerebrais e cognitivas de crianças e adultos.

O Prebilac® 2’-FL. é produzido por meio de fermentação e apresenta alto conteúdo de HMO - oligossacarídeos presentes no leite materno, os quais fazem parte da dieta da maioria da população desde seus primeiros dias de vida. Existem cerca de 200 variações de HMOs, sendo os fucosilados (2’-FL) os mais importantes entre eles, pois têm como principal função equilibrar a microbiota, não só promovendo o crescimento e o metabolismo de bactérias benéficas, mas também atuando sobre a diminuição da ação dos microrganismos indesejados.

A vantagem de disponibilizar ao mercado uma versão sintética de HMO é poder ofertar aos bebês e crianças que, por algum motivo, não puderam ser alimentadas com leite materno todo o suporte e benefícios que esta molécula pode oferecer à saúde intestinal e, consequentemente, ao desenvolvimento cognitivo.

Dentre os benefícios observados, estão as capacidades de fortalecer a saúde imunológica das crianças, tornando-as menos propensas a vírus e resfriados; de atenuar alergias; de protegê-las contra diarreia infantil, devido à melhor resistência das barreiras intestinais; e de promover o desenvolvimento neural, ao fomentar a produção de bactérias "boas" no eixo intestino-cérebro, cooperando para o aumento da memória e da capacidade de aprendizagem.

O Prebilac® também pode ajudar outro público carente de seus benefícios, o adulto. Nos últimos anos tem havido uma crescente busca por suplementações que possam tratar distúrbios intestinais, como refluxo, disbiose e síndrome do intestino irritável, além de fortalecer a imunidade. Segundo levantamento realizado pela FMCG Gurus sobre tendência para 2021, 57% dos consumidores em todo o mundo procuram melhorar a saúde digestiva, enquanto 49% procuram alimentos que ajudem a estimular o sistema imunológico.

Inúmeros fatores podem desequilibrar a saúde intestinal adulta: alimentação de baixa qualidade, ingestão de remédios, infecções, ausência de atividade física e ocorrência de doenças crônicas são alguns deles. Problemas como diarreia, prisão de ventre, gases e inchaço são sintomas familiares para muitos indivíduos. A ingestão de 2'-FL como prebiótico pode ajudar a promover o crescimento de bactérias saudáveis e apoiar o desenvolvimento de um intestino saudável, resultando em melhora na qualidade de vida.

Com sabor neutro, boa fluidez e dissolução, o Prebilac® 2’-FL permite uma ampla variedade de formulações em aplicações diversas, tanto em alimentos e bebidas quanto em suplementos. Com a aprovação do composto para uso prebiótico no início deste ano, a BASF espera expandir a solução para diversos países, atendendo, assim, à demanda de um mercado nutracêutico em ascensão, com produtos destinados a consumidores cada vez mais preocupados com a saúde do intestino, atualmente já considerado como nosso segundo cérebro.


* Maria Clara Caetano Silva, Especialista Técnica em Nutrição Humana para a BASF América do Sul


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp