14/12/2021 às 14h52min - Atualizada em 15/12/2021 às 00h00min

Líder na intenção de compras online na América Latina, Brasil é um dos principais alvos de fraude eletrônica; veja dicas para usar os canais digitais com segurança

Orientações são dos profissionais da Appgate, especialistas em acesso seguro

SALA DA NOTÍCIA Genilson Oliveira

Levantamento recente da Appgate, empresa especializada em acesso seguro e segurança cibernética, aponta o Brasil como um dos principais alvos de ataques virtuais na América Latina, sendo o phishing identificado em metade das ameaças monitoradas na região. O relatório acende um alerta para o consumidor brasileiro neste período de festas, já que o país é também um dos líderes latinoamericanos na intenção de compras online para o fim do ano, conforme pesquisa da Sensormatic Solutions.

Apesar do cenário de risco, é possível fazer compras via e-commerce com segurança, desde que o consumidor siga os procedimentos adequados. "A pandemia potencializou as compras em meio digital nos últimos dois anos, e como estamos em um período de maior consumo, os cuidados devem ser redobrados, tanto pelos varejistas quanto pelos consumidores, já que o risco de fraude também aumenta", alerta Marcos Tabajara, diretor de vendas da Appgate no Brasil.
 
De acordo com os especialistas da empresa, alguns cuidados podem deixar as compras online de fim de ano mais tranquilas e seguras. 
 
1) Monitore suas transações 
Tenha o hábito de verificar cuidadosamente e com frequência o extrato de suas operações online em busca de gastos não autorizados. Se houver algum débito indevido, notifique imediatamente seu banco ou empresa de cartão de crédito para denunciar o incidente.
 
2) Mantenha as atualizações em dia
Certifique-se de que seu sistema operacional, navegador e software de segurança estejam atualizados em seu computador e/ou dispositivo móvel. Muitos ataques se aproveitam de  vulnerabilidades presentes em versões anteriores, que provavelmente foram reparados na versão mais recente.
 
3) Tenha atenção aos endereços de sites
Ao acessar um link, leia atentamente o nome do domínio ou endereço na parte superior do navegador, além de verificar as informações do site clicando no ícone de cadeado. Tenha cuidado com pequenas mudanças no nome, principalmente se for um site estrangeiro (por exemplo, "Allibaba" em vez de "Alibaba"). Faça compras somente em sites reconhecidos que possuam os sistemas de pagamento usuais, especialmente quando se trata de aplicativos.
 
4) Cuidado também com os boletos
Muitos consumidores têm receio de usar o cartão de crédito em compras online e acabam optando pelo boleto. Porém, é preciso ter cuidado também com essa modalidade. Verifique, por exemplo, o valor, os dados do beneficiário e os três primeiros números do código de barras, que correspondem ao código do banco (os códigos das instituições podem ser consultados no site da Febraban).
 
5) Desconfie sempre
Não abra e-mails suspeitos com ofertas, mesmo que tenham sido enviados por pessoas que você conheça, pois eles podem redirecioná-lo para sites fraudulentos. Desconfie de quem pratica preços muito abaixo do mercado e pesquise a reputação do site.
 
6) Use apenas dispositivos seguros
Não faça compras online em computadores de uso público ou compartilhados. Use apenas seus próprios dispositivos e redes. Em ambientes públicos, suas comunicações e transações têm mais chances de  serem rastreadas.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp