17/05/2017 às 07h02min - Atualizada em 17/05/2017 às 07h02min

Corpo de Bombeiros alerta para perigos de incêndio no Inverno

Fogões e lareira devem ser instalados corretamente

Uma das fortes características de Curitibanos e região é o frio intenso. Com a proximidade do Inverno, os dias seguem mais gelados, aumentando a necessidade de aquecimento, mas, para evitar acidentes nesta época, o Corpo de Bombeiros dá dicas de prevenção para quem for utilizar aquecedores ou fogões a lenha.

A tenente Luiza Fregapani Silva alerta que é essencial que sejam verificadas as condições dos canos e interior do fogão a lenha, instalando as chaminés corretamente, utilizando todas as peças necessárias para evitar a propagação do calor no forro do cômodo e na madeira do telhado. Nunca se deve deixar o cano em contato com superfícies de madeira. Além disso, ela aconselha a verificação de fuligem ou corrosão antes de utilizar o fogão. "A remoção das cinzas deve ser efetuada no dia seguinte à utilização. Não deve ser efetuada limpeza da lareira com existência de brasa quente, tendo em vista o risco do material espalhar, gerando risco de incêndio", orienta.

Para iniciar a chama em lareira ou fogão, a tenente explica que um pedaço de pão deve ser embebido em álcool, utilizando também alguns gravetos secos, não podendo ser utilizados derivados de petróleo ou álcool em exagero, pois pode resultar em explosão e descontrole das chamas. Ela também lembra que o aquecimento de um ambiente gera ressecamento do ar e queima de oxigênio, portanto, deve ter sempre uma entrada de ar liberada. "Jamais mantenha todas as portas e janelas fechadas, pois a queda nos níveis de oxigênio pode ocasionar desmaios e até óbitos", ressalta. É recomendado, ainda, que as pessoas não deixem nenhum tapete em frente ao fogão nem roupas estendidas a menos de um metro do equipamento.

Antes de dormir, todos devem certificar-se de que fogão ou lareira estão apagados e não se afastar da residência se ainda tiver brasa acesa. Segundo Luiza, o calor proveniente da lareira e fogão a lenha deve ser gerado por brasas e a manutenção de chamas no material combustível da lareira, além de constituir desperdício, pode gerar maior risco aos usuários, devido à produção de fagulhas. Luiza explica que a maioria das lareiras e fogões residenciais possui uma válvula de controle de saída de fumaça e, antes de iniciar o fogo, deve-se ter certeza que essa válvula encontra-se aberta, para permitir a saída da fumaça proveniente da queima dos combustíveis utilizados.

Já para aquecedores, o cuidado é para não sobrecarregar a rede elétrica, causando curto circuito ou incêndio. Segundo Luiza, aquecedores e lençóis térmicos devem ser ligados antes do sono e desligados antes de dormir, para evitar queimaduras e incêndios.

Fonte Jornal Asemana

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp