14/12/2021 às 11h12min - Atualizada em 16/12/2021 às 00h00min

Smartphone causa miopia? Como cuidar da saúde dos olhos na era digital

Especialistas afirmam que em 2050 até 50% da população mundial pode desenvolver miopia por conta da alta exposição à tecnologia.

SALA DA NOTÍCIA Carolina Peres
coioftalmologia.com.br

coioftalmologia.com.br
A OMS (Organização Mundial da Saúde) já considera a miopia como a epidemia do século XXI. Se nada for feito, em até 2050, a previsão é que cerca de 50% da população tenha desenvolvido a doença.
As telinhas são um dos principais fatores que contribuem para esse problema. Acompanhe como os casos de miopia vem crescendo com os anos.

O que é miopia?

A miopia é um distúrbio na refração em que o globo ocular cresce mais do que o esperado ou a córnea se torna muito curva. Este problema faz com que enxerguemos objetos de perto, porém de longe, nossos olhos não conseguem focar, deixando a visão embaçada.

Contrair este problema atrapalha diretamente seu dia-a-dia, pois a pessoa deixa de enxergar elementos básicos, como placas na estrada, letreiro do ônibus, pessoas de longe e por aí vai.
Miopia, caso sério

De acordo com a OMS (Organização Mundial da Saúde), em 2020 os casos de miopia já atingem cerca de 35% da população mundial.

Ainda pior no sudeste da Ásia, em que a estimativa de pessoas com o problema já chegou a 90%.
Este problema é sério e surte um efeito direto no mundo, pois pessoas com miopia são mais suscetíveis a o descolamento da retina e degeneração macular, casos que podem facilmente levar a cegueira.

Segundo um levantamento realizado pela CBO (Conselho Brasileiro de Oftalmologia) em 2021, aponta que os casos de miopia cresceram demasiadamente durante a pandemia. 

O agravamento do problema é explicado por 2 fatores principais, a alta exposição dos olhos na frente dos equipamentos tecnológicos, como o celulares, computadores e afins. E também, a baixa demanda de pessoas interagindo ao ar livre, ambas causadas pelo isolamento social.

Este problema afeta principalmente as crianças, que ainda estão desenvolvendo seus globos oculares. O certo é os mesmos pararem de crescer na adolescência, fator que não vem acontecendo. 

O agravamento deste problema também está associado a outros aspectos do ambiente, entre eles a falta de estímulos nos olhos para visão de longo alcance, baixa incidência de luz solar, ausência de sono e pouca ingestão de vitamina D.
A miopia também é associada a características hereditárias. Ou seja, você pode desenvolver a doença pois seus parentes próximos também tiveram. 

Principais alertas do desenvolvimento da miopia

No cotidiano de jovens e adolescentes é possível observar este problema se agravando. Os principais indícios são:
  • Dores de cabeça seguidos por olhos avermelhados;
  • Apertar ou forçar os olhos para buscar o foco nos objetos;
  • Piscar muito e sentir um desconforto nos olhos;
  • sentir a necessidade de chegar próximo a objetos para enxergá-los;
  • Fechar um dos olhos para buscar foco.
5 dicas que ajudam a evitar a miopia

Durma ao menos 8 horas por dia

O sono está diretamente ligado com a saúde dos olhos. Dormindo, seus olhos se fecham e assim eles podem descansar tranquilamente, hábito crucial para manter a qualidade de sua visão.

Evite ficar o tempo todo em frente às telinhas

Computadores, televisores e até mesmo aparelhos celulares contribuem diretamente para o agravamento da miopia. Portanto, quanto mais você evitá-los, trará mais segurança aos seus olhos.

Mantenha contato ao ar livre
Praticar atividades ao ar livre é uma ótima dica para o desenvolvimento dos olhos. É válido lembrar que em dias com sol muito forte, o aconselhável é optar pela utilização de óculos escuros, pois os raios ultravioletas também podem prejudicar sua visão.

Adote a regra 20, 20, 20
Se você não pode evitar o uso do computador, o mais aconselhável é adotar a regra 20 20 20. Ou seja, a cada 20 minutos, realizar uma pausa de 20 segundos e olhar fixamente para um objeto a 20 metros, isso diminuirá os impactos do uso da tecnologia. 

Corrija sua postura

Ficar muito perto das telinhas ou até mesmo de um livro pode gerar o agravamento do quadro para miopia. O mais recomendado é que a sua postura seja corrigida, mantendo a distância recomendada de cada objeto, causando menos impactos aos olhos.

Manter a saúde dos olhos é um fator crucial em um mundo em que a metade da população poderá utilizar óculos com o passar do tempo.

Portanto, aplique nossas dicas e aproveite a máxima qualidade de sua visão.
Em alguns casos, a cirurgia de miopia pode até ser realizada para dirimir problemas e até cessá-los. Mas, o mais importante é prevenir e cuidar da saúde ocular. Procure um oftalmologista de confiança, caso você sinta desconforto ou alguns dos sintomas citados acima. 
 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp