21/12/2021 às 15h29min - Atualizada em 22/12/2021 às 00h00min

Terapia relacional sistêmica: conheça a técnica que está ajudando pais a se reconectarem com filhos

Com diferentes visões de mundo e experiências, três profissionais oferecem novos olhares para facilitar os diálogos dos conflitos nas relações da atualidade

SALA DA NOTÍCIA Vanessa Sanches Ratti
https://www.trialogar.com.br/

Divulgação

O mundo passa por uma crise de saúde mental e o convívio forçado de casais e famílias em tempo integral, ocasionado pela pandemia de Covid-19, tem causado um impacto ainda maior nas relações das famílias. Uma prova disso é que, de acordo com dados do Colégio Notarial do Brasil, entre janeiro e maio deste ano, houve um aumento do número de divórcios no país superior a 26%, quando comparado ao mesmo período de 2020. E esse crescimento pode indicar, segundo especialistas da área, o desgaste nas relações e a falta de diálogo para resolução dos problemas familiares, e por fim, a separação.

Por esse motivo, a terapia aparece como uma das práticas mais procuradas na atualidade, e não é para menos, o processo apoia na construção de novos caminhos para as relações entre os indivíduos e propõe novos pontos de vista com ajuda de profissionais especializados. É com esse intuito que as terapeutas Cyntia Abramczyk, Stella Angerami e Sandra Raca Silberberg fundaram a Trialogar, uma empresa de terapia de casais e famílias que trabalha de forma inovadora no mercado, utilizando terapia relacional sistêmica, que consiste em entender e dialogar não apenas com o indivíduo em questão, mas com todo o meio em que está inserido, como por exemplo, a família. Os atendimentos são realizados de forma conjunta com as três profissionais em uma só sessão, sendo duas na linha de frente e a terceira como voz reflexiva, e conta com a participação do casal ou de todos os membros da família. 

“Nós trouxemos para o atendimento particular uma realidade muito moderna baseada em estudos do mundo atual que mostram que nossos relacionamentos são circulares, ou seja, eles são formados por processos de relacionamento que apresentam características específicas, e cada vivência merece ser compartilhada nesse ambiente de conversa”, explica a especialista em Terapia de Família e Casal e Mediação de Conflitos, Cyntia Abramczyk. O processo, feito na maioria das vezes em ONGs, já apresenta grande sucesso para entender processos e acontecimentos com crianças, casais, jovens e famílias. 

Além de Cyntia, o trio de especialistas que compõem a Trialogar ainda é composto pela pedagoga Sandra Raca Silberberg; e pela pioneira da prática de Counselling no Brasil, e autora do livro  “Bem-me-quer malmequer: histórias verdadeiras de mulheres e suas escolhas de carreira”, Stella Angerami. Juntas, as três terapeutas se formaram e atuaram no acolhimento de famílias e casais atendidos no Instituto de Terapia Familiar de São Paulo.

Foco nas relações familiares

Com modelo de atendimento online sem fronteiras e presenciais na Capital Paulista, o objetivo da Trialogar é apoiar a jornada de famílias nesse momento tão crucial para a humanidade em que a pandemia acendeu ainda mais os problemas e questões familiares que já existiam, mas que eram não tão importantes no dia a dia, mas com o convívio mais próximo dentro dos lares ficou ainda mais evidente e de forma intensa. “Muitas famílias entraram em choque, ninguém sabia como era ter que conviver assim de forma tão próxima todos os dias, misturando trabalho, estudos, tarefas doméstica, relações, e isso deu uma luz sobre o quanto é importante você ter um bom diálogo dentro de casa, e a preocupação é exatamente essa, nós queremos que as famílias se conectem novamente, e trazemos toda ela para trabalhar isso”, relata Stella. 

Para mais informações sobre a Trialogar, acesse www.trialogar.com.br.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp