13/05/2021 às 09h21min - Atualizada em 13/05/2021 às 11h20min

O uso de tecnologia na atividade industrial traz benefícios visíveis

Pesquisas informam que a utilização de tecnologia tem impulsionado a retomada das atividades nas fábricas

DINO
http://www.teclogica.com.br

A quarta revolução industrial, ou indústria 4.0, diz respeito a integrar tecnologia aos processos de atividade industrial. Essa aderência à utilização de tecnologias nas fábricas mostra benefícios visíveis, principalmente em momentos como o de crise que vivemos em 2020.

Segundo uma pesquisa da Confederação Nacional da Indústria (CNI), feita com 509 empresas, as fábricas que utilizam as estratégias da indústria 4.0 têm enfrentado os desafios causados pela pandemia de forma mais tranquila.

Entre as indústrias que têm tecnologias implantadas, 54% registraram que possuem um lucro igual ou maior que o período pré-pandemia. Enquanto essa porcentagem é de 47% para indústrias que não utilizam tecnologia em seus processos.

Digitalização de processos industriais

Outro indicador da pesquisa da CNI mostrou que quanto mais soluções tecnológicas para indústrias 4.0 as empresas adotarem, mais estarão aptas a enfrentar eventos inesperados que impactam sua cadeia produtiva. Isso porque, quando o trabalho é feito de forma manual, fica mais difícil planejar a produção levando em consideração pontos de influência imprevistos, diferente do caso de simulações digitais, por exemplo.

Segundo Aloisio Arbegaus, Diretor da Teclógica "A tecnologia vem para facilitar a atividade industrial, pois esses processos manuais, que costumam ser demorados e passíveis de erros, tornam-se automatizados. Além disso, a utilização de soluções para gerenciamento e planejamento de produção, como o software Delmia Ortems, por exemplo, reduz a possibilidade de falhas de comunicação durante os processos, pois as etapas são orientadas pela ferramenta e não apenas com informações passadas de pessoa para pessoa."

Uma pesquisa da Zion apontou que indústrias auxiliadas por computadores apresentarão forte crescimento nos próximos anos. Então, para estar um passo à frente da concorrência, é preciso digitalizar os processos e manter-se informado sobre as novidades de mercado e as tendências que vêm crescendo no setor industrial.

Assinado por: Aloisio Arbegaus — Diretor da Teclógica, empresa especializada em tecnologia para manufatura e outros segmentos.



Website: http://www.teclogica.com.br


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp