13/05/2021 às 09h07min - Atualizada em 13/05/2021 às 11h20min

Telemetria reduz índices de acidentes de trânsito

Implantação do sistema em frotas diminui em média 46% o indicador de ocorrências e 50% a estatística de gravidade; campanha Maio Amarelo espera mais consciência de motoristas

DINO
http://www.omnilink.com.br
maioamarelo

O movimento Maio Amarelo chega a sua 8ª edição com o tema “Respeito e Responsabilidade: Pratique no Trânsito”. A ação começou em 2014, com base em uma resolução da ONU (Organização das Nações Unidas), que definiu o período entre 2011 e 2020 como a “Década de Ações para Segurança no Trânsito”, chamando a atenção dos países para o alto número de mortos e feridos.

Entre os apoiadores do movimento no Brasil estão empresas como a Omnilink, que, por meio da linha Omnitelemetria, colabora na melhoria das práticas de condução. Com a implantação, a solução possibilita aos usuários uma redução média de 46% nos índices de acidentes e 50% na gravidade das ocorrências.

Na 3ª Conferência Mundial de Segurança Viária, realizada em fevereiro de 2020, na Suécia, a ONU e a OMS (Organização Mundial da Saúde) propuseram uma 2ª década de ação, com o objetivo: reduzir em 50% o número total de mortes no trânsito em 10 anos, já que esse objetivo não foi alcançado no primeiro período.

Durante o evento, as organizações atualizaram os dados de mortes no trânsito, e a cada ano 1,35 milhão de pessoas perdem a vida. No Brasil, em 2020, o painel da CNT (Confederação Nacional do Transporte) indica que mais de 5,2 mil pessoas faleceram apenas nas rodovias federais.

A Omnitelemetria permite, por meio da CAN (rede de inteligência dos veículos), acesso a informações para o gerenciamento completo de frotas, com análise do desempenho de caminhões e motoristas.

O sistema identifica o comportamento do motorista, como em casos de direção agressiva e mau uso do veículo, mapeando locais e riscos, e gerando alertas em tempo real.

A Omnitelemetria apresenta indicadores de risco de tombamento, ambientais, de acidentes, velocidade elevada, frenagens e curvas bruscas em diferentes intensidades, e faz alertas mecânicos e de controle do nível de combustível para evitar desvios, permitindo que os gestores de frotas atuem nos focos de irregularidades.

O sistema ainda dá acesso aos gestores de frota ao Active Center, uma central de apoio que colabora para maximizar resultados, produzindo relatórios semanais ou mensais.

O trabalho do Active Center detecta indicadores de risco imediato, como temperatura do motor, acionando os gestores antes de uma possível quebra, e permite o mapeamento e organização de um banco de dados que ajuda a evitar acidentes e reduzir custos.

Para o presidente da Omnilink, Eduardo Lacet, o uso do sistema é essencial para melhoria das práticas do trânsito. “A Omnitelemetria é uma solução sofisticada, utilizada pelos transportadores, e que vem demonstrando resultados expressivos, por meio da coleta de informações detalhadas dos veículos e da maneira de condução dos motoristas”, resume.

Segundo a organização, a campanha Maio Amarelo de 2021 espera trazer mais consciência para o transitar dos brasileiros, com “respeito e responsabilidade, se colocando no lugar do outro”.

A ação tem o SEST SENAT (Serviço Social do Transporte e Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte), ligado ao Sistema CNT, como apoiador central.

Para saber mais sobre a Omnilink, basta acessar: www.omnilink.com.br e www.maioamarelo.com



Website: http://www.omnilink.com.br
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Informações indisponíveis

0