13/05/2021 às 08h35min - Atualizada em 13/05/2021 às 11h20min

Setor da saúde mobiliza-se em campanha de prevenção à hipertensão

Em virtude do Dia Mundial de Combate à Hipertensão, Cartão de TODOS e clínicas AmorSaúde oferecem consulta e exames com valores populares

DINO
https://cartaodetodos.com.br

Uma doença silenciosa e que pode levar à morte. Assim é a hipertensão, que acomete milhares de pessoas no Brasil e em todo o mundo. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), a pressão alta é a principal causa de infarto e do Acidente Vascular Cerebral (AVC). Além disso, com o surgimento da Covid-19, a hipertensão se tornou ainda mais mortal, já que, segundo estudos, a pressão alta pode dobrar o risco de morte nos pacientes contaminados pelo novo coronavírus.

Neste momento de crise de saúde e sanitária, muitas empresas estão engajadas, de forma solidária, não só para combater a Covid-19 mas também as comorbidades que a agravam, contribuindo, assim, para que a população consiga passar pela pandemia de um modo mais seguro. Diante desse contexto, o Cartão de TODOS, especialista no segmento de cartões de descontos para a área de saúde, educação e lazer, em conjunto com as suas clínicas parceiras AmorSaúde, rede de clínicas populares de alcance nacional, estão promovendo uma campanha de prevenção contra a hipertensão, oferecendo uma condição especial para consulta e exames relacionados à doença.

A campanha, que foi desenvolvida em comemoração ao Dia Mundial de Combate à Hipertensão, celebrado no dia 17 de maio, disponibiliza uma consulta com um cardiologista, mais nove exames (glicemia em jejum, hemograma completo, creatinina, potássio, sódio, ureia, Hormônio Tireoestimulante-TSH, lipidograma, e Eletrocardiograma-ECG) nas clínicas AmorSaúde, com valores reduzidos.

De acordo com dados do Ministério da Saúde, há cerca de 38 milhões de pessoas que sofrem de hipertensão no Brasil, atingindo tanto homens como mulheres. Considerada uma doença silenciosa, que muitas vezes só é diagnosticada quando já prejudicou seriamente o funcionamento de outros órgãos, como principalmente o coração, o cérebro e os rins, a hipertensão arterial é uma patologia crônica, ou seja, que não tem cura, mas que pode ser facilmente controlada.

Apesar da doença estar ligada a um fator hereditário, as pesquisas apontam que um estilo de vida saudável caracterizado por exercícios físicos constantes, manter-se dentro da faixa da normalidade do IMC (Índice de Massa Corpórea), evitar o uso excessivo de sódio e de gorduras, além de eliminar o tabagismo, pode promover a diminuição da pressão arterial. Estudos recentes também consideram que fatores emocionais estão relacionados à doença, assim, evitar o estresse e a ansiedade podem ajudar a manter o corpo saudável.

Hipertensão e Covid-19
Se ter pressão alta já era sinal de preocupação, com a pandemia de Covid-19, a atenção deve ser redobrada. Mesmo as pessoas que sempre apresentaram valores normais de pressão (por volta do famoso 12 por 8), depois de serem infectadas pelo novo coronavírus, devem fazer exames regulares para identificar possíveis problemas nessa área. Segundo os médicos especialistas, como a Covid-19 gera uma inflamação em todo o organismo, é possível que, principalmente em casos mais graves, algumas doenças que estejam latentes possam vir à tona, como a pressão alta e o diabetes, por exemplo.

De acordo com uma pesquisa científica publicada em abril deste ano na revista americana Nature, um levantamento realizado pela Universidade de Washington, nos Estados Unidos, com 87 mil pessoas infectadas pelo novo coronavírus, confirmou que as sequelas da doença podem afetar quase todos os sistemas orgânicos do corpo. Diante desse cenário, o acompanhamento médico e a realização de exames são sempre indicados. Como a hipertensão é uma doença inicialmente assintomática, é muito importante fazer exames regulares, mesmo depois da cura da Covid-19.

Para Rennan Vilar, assessor especial de marketing do Cartão de TODOS, agora, mais do que nunca, é o momento de todos unirem as forças em prol da saúde da população: "Sabemos das dificuldades das pessoas em terem acesso à saúde, por isso, o Cartão de TODOS e suas clínicas parceiras decidiram desenvolver essa campanha para promover o combate a essa doença silenciosa e tão perigosa que é a hipertensão".



Website: https://cartaodetodos.com.br


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp