15/12/2021 às 17h11min - Atualizada em 29/12/2021 às 00h00min

Carlo Guaragna desvenda mitos e verdades sobre a Yoga e anuncia curso para janeiro

Pessoas com sobrepeso não conseguem fazer Yoga? É preciso ser vegano? Ajuda a dormir melhor? Professor de yoga e meditação, com mais de 10 anos de experiência e mais de 15 mil alunos responde dúvidas.

SALA DA NOTÍCIA REDAÇÃO

Divulgação
O Yoga, prática milenar, vem se popularizando cada vez mais ao longo dos anos. No entanto, assim como tudo que “vira hit”, alguns mitos são criados em torno, e nem tudo que circula nas redes sociais pode ser considerado verdade. Para tirar algumas dúvidas, o professor Carlo Guaragna, com mais de 10 anos de experiência e mais de 15 mil alunos, lista o que podem ser considerados “mitos e verdades”.

Carlo fez do yoga um caminho de autoconhecimento. Formado em administração pela ESPM, o porto-alegrense trabalhou em diversas profissões, desde vendedor até administrador de lojas, mas não conseguia encontrar um propósito nessas funções. Até que aos 20 anos, cansado de não saber quem realmente era, no meio da influência da família, amigos e personalidades, encontrou na yoga mais do que uma meditação ou alongamento: um processo de descobrimento de si e desenvolvimento da saúde plena.

Veja os mitos e verdades:

1. Pessoas com sobrepeso não conseguem fazer yoga?

O sobrepeso pode dificultar a prática de posturas, mas não limita. Aquele que tem sobrepeso ficará naturalmente mais forte com a prática, pois carrega mais peso durante a aula. As fotos a seguir não me deixam mentir: https://www.boredpanda.com/plus-sized-yoga-jessamyn-stanley-fat-femme/?utm_source=google&utm_medium=organic&utm_campaign=organic

2. Yoga é uma prática só para gente calma?

O yoga é uma prática que acalma, certamente. Mas a pergunta é: quem já é calmo precisa se acalmar mais do que quem é muito agitado? Não.
O yoga beneficia imensamente aqueles que mais tem dificuldade com o  silêncio, tranquilidade, concentração e respiração.

3. Para praticar yoga deve ser vegano ou vegetariano?

Não. Embora ajude na experiência sutil da prática, a dieta vegana/vegetariana funciona como um acelerador evolutivo para o meditador, mas não é uma obrigação daquele que pratica.

4. Para praticar yoga devo ser flexível?

Sim. Esta dúvida surge pelo fato de que o yoga sempre é publicado na mídia através de suas posturas mais mirabolantes e avançadas. Mas todo o praticante que hoje as faz, começou pelo básico, que é acessível a todos. Um dos meus focos principais é fornecer este caminho de início para aqueles que têm restrição de movimento e dificuldade com a presença.

5. Yoga emagrece?

Sim. A atividade física do yoga emagrece, porém, onde mais auxilia no emagrecimento é o autocontrole que se desenvolve. A prática nos ensina a não agir com impulsividade, criando um espaço de consciência entre o desejo e a ação. Isto é o que mais beneficia o praticante: o poder de tomar decisões alinhadas com sua vontade.

6. Yoga é chato

Não. Nos nossos dias estamos frente a uma máquina de entretenimento repleta de cores, ação, vidas perfeitas e locais extraordinários: a rede social. A nossa vida se torna sem graça comparada a toda esta perfeição fictícia produzida nas redes sociais. Na verdade o yoga abre a sua percepção para a própria vida e ajuda no velho chavão: encontrar a felicidade nas coisas simples e no presente.

7. Quem é bom no yoga faz posturas de contorcionismo.

Mito. O yoga é uma prática que utiliza o corpo como ferramenta, mas seu objetivo é outro: o autoconhecimento. Portanto quanto maior for o conhecimento que o praticante tem de si, do que ele é, mais avançado ele é nesta prática. Os maiores mestres da história são sábios e não contorcionistas!

8. Yoga ajuda a dormir melhor?

Verdade. A prática auxilia a ativar o sistema nervoso parassimpático, relacionado ao relaxamento e bem-estar. Depois de uma prática de yoga, o praticante está mais predisposto ao descanso e concentração.

9. Yoga é uma religião?

O yoga é uma técnica que é definida na sua escritura primeira, Yoga Sutra de Patanjali como “silenciamento dos turbilhões da mente”, ou seja: uma técnica para reduzir o falatório mental… Esse “eu narrativo” que nos aliena do mundo real.
Apesar disso, o yoga é utilizado em muitas religiões hinduístas como ferramenta para realização pessoal e comunhão com a realidade última.

10. Sou idoso, posso praticar yoga?

Verdade. Todos podem praticar. Yoga, em sua origem é meditação. As práticas corporais auxiliam o praticante a alcançar este estado. Existem muitas formas de se aplicar a técnica corporal do yoga, de forma mais intensa ou mais branda. Todos podem praticar.

Curso de formação para professores de yoga

Em janeiro de 2022, Carlo Guaragna abre as concorridas vagas para o curso de formação de professores de yoga que já está na 10a edição. Serão mais de 350 horas de aulas. Desenvolvido durante todos esses anos de aprendizado e estudo de Carlo, esse programa de ensino terá duração de 10 meses e todos que já fizeram garantem a qualidade e transformação.

Com uma base muito apoiada em filosofia e na prática o curso formou e transformou a vida de mais de 500 pessoas. Além disso, Carlo vai acompanhar de perto a evolução dos alunos, por meio de encontros virtuais semanais.
 
 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp