06/01/2022 às 09h23min - Atualizada em 06/01/2022 às 09h23min

Confira as Fotos :vento acima dos 100 km/h deixa caminhões tombados e casas destelhadas em Timbó

Região foi atingida por fenômeno conhecido como micro explosão no final da tarde desta quarta-feira (5)

Marcos Antonio - Marcos Imprensa
Uma micro explosão atingiu os bairros Industrial e Araponguinhas no final da tarde desta quarta-feira (5) – Foto: Moisés Stuker/NDTV
Um forte temporal atingiu o Vale do Itajaí na tarde desta quarta-feira (5) e fez alguns estragos pela região. Após um alerta emitido pela Defesa Civil, cidades como Timbó tiveram alguns estragos por conta da chuva e vento registrados no final do dia.
Casas ficaram destelhadas e até veículos acabaram tombando com a força do vento. O principais bairros atingidos no município foram o Industrial e também o Araponguinhas. Conforme as informações da Defesa Civil de Timbó, em uma hora choveu 60 mm na cidade.

Em conversa com a reportagem do ND+, o coordenador da Defesa Civil, Fábio Melere, afirmou que o vento foi o principal causador dos estragos. “Não conseguimos contato ainda com a equipe da Ciram/Epagri, mas possivelmente tivemos ventos que atingiram a nossa região acima dos 100km/h”, explica.

Timbó foi atingida por uma micro explosão

Não há um dado oficial da Epagri sobre a velocidade que os ventos atingiram, mas conforme o meteorologista Marcelo Martins o provável é que em Timbó registrou um fenômeno conhecido como micro explosão. Neste evento meteorológico, segundo Martins, os ventos geralmente atingem a velocidade de 80 a 100 km/h.

Fábio Melere explica que a micro explosão é caracterizada por ventos fortes que são canalizados em um pequeno espaço. “Em questão de 200 metros para o lado da área atingida, nós não tivemos praticamente dano nenhum, o que caracteriza uma micro explosão”, diz.


Vento derruba caminhão

A força dos ventos foi capaz de derrubar carrocerias de caminhão que estavam estacionadas em uma madeireira. Os estragos foram registrados por moradores da região.

Além de destelhamentos, a cidade também registrou quedas de árvores e pontos de alagamentos. Conforme o boletim divulgado pela Defesa Civil, nenhuma pessoal ficou desabrigada.

 
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Informações indisponíveis

0