06/01/2022 às 12h52min - Atualizada em 06/01/2022 às 12h52min

Defesa Civil confirma que tornado atingiu SC durante tempestade em Timbó

Fenômeno foi registrado na cidade no final da tarde desta quarta-feira (5) e deixou casas e empresas destelhadas

Marcos Antonio - Marcos Imprensa
NDMAIS
A tempestade que atingiu o Vale do Itajaí não veio sozinha. Um tornado atingiu Timbó e deixou casas e empresas destelhadas na tarde desta quarta-feira (5). Conforme a Defesa Civil da cidade, o vento ultrapassou os 100km/h.A confirmação do tornado foi feita pela Defesa Civil do Estado. Em nota técnica, o órgão confirmou que o fenômeno foi registrado a partir das 16h57 de quarta-feira (5).

“Com base nos registros dos danos enviados para a Defesa Civil de SC, pelas Coordenadorias Regionais, das imagens de radar e satélite analisadas do dia 05 de janeiro de 2022 e das estações meteorológicas é possível afirmar a ocorrência de tempestades no estado de Santa Catarina e a ocorrência de um tornado no município de Timbó no Médio Vale do Itajaí”, confirma o texto divulgado pelo órgão.

Casas destelhadas

Casas ficaram destelhadas e até veículos acabaram tombando com a força do vento. Os principais bairros atingidos no município foram o Industrial e também o Araponguinhas. Conforme as informações da Defesa Civil de Timbó, em uma hora choveu 60 mm na cidade.

A força dos ventos foi capaz de derrubar carrocerias de caminhão que estavam estacionadas em uma madeireira. Os estragos foram registrados por moradores da região.


Ventos passam os 150km/h

Conforme o meteorologista Piter Scheuer, o tornado é classificado como F1 para F2 na Escala Fujita. Nessa escala, o fenômeno que atingiu Timbó foi de força moderada para considerável. “Eu estava identificando aqui as imagens e provavelmente os ventos eram acima dos 150, 170 km/h”, esclareceu o meteorologista.
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Informações indisponíveis

0