06/01/2022 às 21h03min - Atualizada em 06/01/2022 às 21h03min

Há possiblidade de outro tornado atingir o Alto Vale? Entenda

Meteorologista comenta sobre como serão os próximos dias na região

Marcos Antonio - Marcos Imprensa
NDMAIS
Caminhões tombados na área industrial da cidade de Timbó – Foto: Piter Scheuer/Divulgação

O tornado que atingiu a região do bairro Industrial em Timbó nesta quarta-feira (5) deixou um rastro de destruição por onde passou. Casas e empresas foram destelhadas e os moradores passaram por momentos de terror. Um dia depois, o medo ainda permanece. Mas afinal, há condições para outro tornado assolar o Alto Vale?

De acordo com o meteorologista da Defesa Civil do Estado de Santa Catarina, Murilo Freta, não há previsão para outro tornado ou tempestades graves para os próximos dias.  “O tornado pode se repetir dependendo da condição atmosférica, principalmente nas épocas de primavera e verão. Mas a previsão nos próximos dias é de permanência da circulação marítima, que pode manter também uma maior nebulosidade com chuva moderada de forma isolada”, explica.

Segundo Murilo, fenômenos como tornados se formam muito rapidamente, dificultando a identificação prévia e envio de alerta preciso para os moradores da região. No entanto, ressalta que a Defesa Civil encaminhou um alerta por volta das 16h informando sobre a grande possibilidade de chuvas intensas, raios e queda de granizo. 

“Esse é um tipo de fenômeno que se forma muito rápido, existem ocorrências de tornados que duram oito minutos”, ressalta.

Não há registros de outros tornados que atingiram o Vale do Itajaí, mas o meteorologista ressalta que entre janeiro e março há condição para chuva acima da média principalmente entre a grande Florianópolis, Vale do Itajaí e Litoral Norte, o que é típico nessa época do ano.

Vale lembrar que em caso de emergência é recomendável ligar para os telefones da Defesa Civil 199 ou 193 do Corpo de Bombeiros.


 
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Informações indisponíveis

0