05/01/2022 às 11h17min - Atualizada em 08/01/2022 às 00h01min

Psicóloga orienta jovens na escolha de uma profissão

Especialista dá dicas para ajudar na decisão dos estudantes

SALA DA NOTÍCIA Rodolfo Salloum - Ideal H+K Strategies
Pixabay
O momento de escolher uma carreira costuma gerar muitas dúvidas, medos e incertezas nos jovens, principalmente naqueles que acabaram de sair do ensino médio. Dados de uma pesquisa do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), feita em 2020, revelou que a taxa de desocupação entre as pessoas de 18 a 24 anos de idade é de 29,8%, reflexo dessa dificuldade na escolha de uma carreira que tem afinidade.
A coordenadora do curso de psicologia da Faculdade Anhanguera, Cynthia Luz Yurgel, destaca que a preocupação e dificuldade de escolha é completamente normal, pois envolve diversos fatores. Segundo a especialista, é essencial escolher o segmento que tem maior afinidade. “O ponto de partida do jovem deve ser a escolha da área de atuação que ele mais se identifica. Após isso o estudante deve iniciar o processo de conhecimento das faculdades que possuem o curso que você deseja, avaliando também os docentes, dados do MEC e também a estrutura de laboratórios e salas de aula”, explica a psicóloga.
Além desses fatores, existe uma preocupação extra que costuma afetar muitos jovens: a interferência da família. Uma pesquisa realizada pelo Linkedin apontou que 26% dos entrevistados confirmaram a pressão familiar na escolha da profissão. A coordenadora alerta que essa cobrança dos pais não faz bem para os para os filhos. “Os pais precisam entender que eles precisam ser um ponto de apoio para os filhos nessa escolha. Impor uma profissão a força não é bom, pois isso fará com que o jovem seja infeliz profissionalmente. Portanto, apoie a escolha dos seus filhos, pois isso dá segurança e faz total diferença na vida acadêmica”, alerta.
A professora elencou outros pontos para ajudar os jovens na escolha da graduação:
Escolha do curso e onde estudar 
Um jeito interessante de começar a escolher sua faculdade é pensar nas áreas ou disciplinas com as quais você tem maior afinidade. Por exemplo, se você ama estudar Matemática e Física, cursos da área de Exatas, como Engenharia Civil, Estatística e Ciência da Computação podem ser uma excelente aposta. Já quem tem mais facilidade com Linguagens, Sociologia, História e Geografia pode se dar bem em um curso da área de Humanas, como Letras, DireitoPsicologia ou Administração. Existe ainda a área de Ciências Biológicas, que tem muito a ver com Química e Biologia, e abrange vários cursos ligados à saúde como Enfermagem e Odontologia

Não se preocupe se errar 
É comum achar que decidir a graduação é um momento de “tudo ou nada” e que não há espaço para erros. É claro que todos querem fazer a escolha mais correta, mas caso perceba ao longo do caminho que a decisão deve ser mudada, está tudo bem. 
Notando que prefere outra área, é hora de refazer suas análises e planejar a mudança. As transformações fazem parte do caminho e, na verdade, são muito bem-vindas. O importante é estar em um ambiente saudável, feliz e capaz de fazer o que gosta. 

Mercado de trabalho
O grande desafio atualmente é o mercado de trabalho, que está cada vez mais competitivo e exigente. Por isso, é extremamente importante escolher bem a universidade que você deseja cursar sua graduação. As instituições de ensino da Kroton, oferecem a toda comunidade o Canal Conecta. No site é possível encontrar diversos vídeos gratuitos com informações sobre profissões, remuneração, atuação profissional e mercado de trabalho. Além disso, a plataforma oferece dicas de como produzir um currículo, conseguir o primeiro estágio e como utilizar o digital para conseguir um novo emprego.

Siga a profissão que te deixa feliz
Se você seguir a profissão que deixa feliz, com certeza terá sucesso na carreira, pois irá realizá-la com dedicação e paixão. Além disso, terá mais motivação, pois você se sente realizado. Isso te torna um profissional mais produtivo e disposto a trabalhar duro para alcançar resultados satisfatórios.

Sobre a Anhanguera
Fundada em 1994, a Anhanguera já transformou a vida de mais de um milhão de alunos, oferecendo educação de qualidade e conteúdo compatível com o mercado de trabalho em seus cursos de graduação, pós-graduação e extensão, presenciais ou a distância. Presente em todos os estados brasileiros, a Anhanguera presta inúmeros serviços gratuitos à população por meio das Clínicas-Escola na área de Saúde e Núcleos de Práticas Jurídicas, locais em que os acadêmicos desenvolvem os estudos práticos. Focada na excelência da integração entre ensino, pesquisa e extensão, a Anhanguera oferece formação de qualidade e tem em seu DNA a preocupação em compartilhar o conhecimento com a sociedade também por meio de projetos e ações sociais. Em 2014, a instituição passou a integrar a Kroton. Para mais informações, acesse o site e o blog da Anhanguera.


Sobre a Kroton

A Kroton nasceu com a missão de transformar a vida das pessoas por meio da educação, compartilhando o conhecimento que forma cidadãos e gera oportunidades no mercado de trabalho. Parte da holding Cogna Educação, uma companhia brasileira de capital aberto dentre as principais organizações educacionais do mundo, a Kroton leva educação de qualidade a mais de 936 mil estudantes do ensino superior em todo o País. Presente em 1.672 municípios, a instituição conta com 131 unidades próprias, sob as marcas Anhanguera, Pitágoras, Unic, Uniderp, Unime e Unopar e é, há mais de 20 anos, pioneira no ensino à distância no Brasil. A Kroton possui a maior operação de polos de EAD no país, com 2.259 unidades, e oferece no ambiente digital 100% dos cursos existentes na modalidade presencial. Com a transmissão de mais de 1.000 horas de aulas a cada mês em ambientes virtuais, a Kroton trabalha para oferecer sempre a melhor experiência aos alunos, apoiando sua jornada de formação profissional para que possam alcançar seus objetivos e sonhos. Para mais informações acesse: Kroton
 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Informações indisponíveis

0