10/01/2022 às 12h06min - Atualizada em 10/01/2022 às 12h06min

SC tem previsão de tempestades com chance de ventos fortes e raios; veja as regiões

Condição deve ocorrer entre a tarde e a noite desta segunda-feira (10); Defesa Civil alerta para calor intenso com máximas próximas dos 40°C nos próximos dias

Marcos Antônio - Marcos Imprensa
A previsão do tempo para Santa Catarina aponta a possibilidade de tempestades com chance de ventos fortes e raios nesta segunda-feira (10). De acordo com a Defesa Civil estadual, entre a tarde e a noite,  a combinação de calor, umidade e demais instabilidades atmosféricas podem provocar temporais isolados dos planaltos ao Oeste do Estado.
Os temporais devem iniciar no Planalto Sul e Meio-Oeste a partir da tarde e se propagar em direção ao Oeste e Planalto Norte durante a noite.


O órgão destaca que, nas áreas amarelas do mapa abaixo, o risco é moderado para ocorrências associadas aos temporais, como raios, rajadas de vento e eventual queda de granizo. Já nas áreas em verde, o risco é baixo.

Veja como se proteger e evitar acidentes:

Busque um local abrigado, longe de árvores, placas, postes de energia e de outros objetos que possam ser arremessados;
Em local abrigado, fique longe das janelas, desligue os aparelhos eletrônicos e lembre-se: o banheiro em alvenaria é um local seguro;
Na praia, jamais fique na água.


Calor intenso nos próximos dias

A partir de quarta-feira (13), após uma semana com temperaturas amenas, o tempo estável e as altas temperaturas devem ser registradas em todo o Estado.

Segundo nota meteorológica da Defesa Civil, o Oeste, que já vem com temperaturas acima dos 30°C há algumas semanas, deve seguir com tardes quentes e máximas próximas dos 40°C até o final da próxima semana.

Contudo, ao longo destes próximos dias, o calor não deve ficar restrito ao Oeste catarinense.

Da tarde de sábado (15) até a quinta-feira (20), a previsão é de que as temperaturas máximas fiquem acima de 30°C em praticamente toda SC e próximas dos 40°C em algumas cidades do Extremo-Oeste, Litoral, Baixo e Médio Vale do Itajaí.

Num cenário de calor intenso, a Defesa Civil traz as seguintes recomendações:


Evitar exercícios físicos ao ar livre;
Hidratar-se regularmente;
Redobrar os cuidados com crianças, idosos e animais de estimação
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Informações indisponíveis

0