14/12/2021 às 10h19min - Atualizada em 11/01/2022 às 00h10min

Festival de Cinema de Santos atinge 19ª edição, exibe 73 filmes online e projeta retomada presencial para 2022

19º

SALA DA NOTÍCIA Curta Santos - Imprensa
http://www.curtasantos.com.br

Divulgação
O Curta Santos – Festival de Cinema de Santos atinge sua 19ª edição em 2021, com transmissão online pelo Youtube (@festivalcurtasantos) de 15 a 19 de dezembro, gratuitamente. Serão exibidas 43 obras pela Mostra Oficial “Olhar Caiçara” e ainda outras 30 pelas Mostras Especiais, em um total de 73 produções. A programação completa está em www.curtasantos.com.br

Todos os filmes da Mostra Oficial Olhar Caiçara estarão disponíveis online durante os cinco dias do evento e o público poderá terá a oportunidade de escolher a melhor obra por meio de votação online.

Para contemplar de forma mais abrangente a atual produção audiovisual da região, além de curtas-metragens e videoclipes, também foram selecionadas pela curadoria obras em formato de webséries e videoarte.

“O Festival Curta Santos historicamente cumpre seu propósito em oferecer o livre e democrático acesso à cultura. Esta identidade que construímos levou às 17 edições presenciais que já realizamos mais de 500 mil espectadores e exerceu papel fundamental para que Santos pudesse ter hoje o selo de Cidade Criativa do Cinema pela UNESCO”, comenta o diretor executivo do festival, Ricardo Vasconcellos.

O diretor acrescenta que, neste momento, a opção por um festival ainda online visa não só garantir maior alcance para a exibição das produções recentes (em sua maioria também realizadas com as restrições impostas pela pandemia), como também fortalecer a articulação do movimento audiovisual da Baixada Santista visando a retomada em 2022, ano em que o Curta Santos completará 20 anos.

“Ao transformar esta 19ª edição em um evento colaborativo para exercitarmos a escuta junto ao movimento audiovisual sobre suas próximas criações, mantemos o propósito de inovar a cada ano em nossas discussões e formatos de realização”, completa Vasconcellos.

Programação

Para marcar o início do festival, a Mesa de Abertura “A Cena do Audiovisual na Baixada Santista e Suas Perspectivas” será transmitida no dia 15/12, quarta-feira, às 20h, abordando a retomada gradual do movimento e projetando os caminhos a serem percorridos a curto e longo prazos. O encontro terá a mediação da diretora técnica Raquel Pellegrini e do diretor executivo Ricardo Vasconcellos.

Participarão da abertura os cineastas Dino Menezes e Leandro Olímpio; a produtora, coordenadora e cofundadora do Instituto Querô, Tammy Weiss; a realizadora audiovisual e idealizadora do podcast Afrocena, Petyta Reis e a diretora de arte Mônica Saraiva, representando o Cine Ceará, festival parceiro desta edição na Mostra Especial “Pontes Criativas”. Premiadas por esta iniciativa, as obras “Eu Não Sou Daqui”, dirigida por Leandro Olímpio e “Você é a Praça, Eu Sou As Cores”, com direção de arte de Monica Saraiva, serão exibidas na ocasião.

Outro destaque é a Oficina “A Construção de Personagens Femininas no Audiovisual”, com Lorenna Montenegro, que será realizada de 15 a 18/12, na plataforma online do Sesc Santos, parceiro da iniciativa. As são gratuitas, através do link https://inscricoes.sescsp.org.br/online/#/inscricao.

O curso pretende fazer uma análise de obras audiovisuais e trazer reflexões sobre o olhar de personagens femininas em filmes e séries de tv através de uma abordagem não canônica. Lorena Montenegro é crítica de cinema, roteirista, curadora, jornalista cultural e produtora de conteúdo, com mais de 18 anos de atuação na área, integrando o Coletivo de Mulheres Críticas de Cinema (Elvira) e a Abraccine - Associação Brasileira de Críticos de Cinema.


Cena do videoclipe “Olha nois ae”, de Rosana Reis – Mostra Oficial Olhar Caiçara

Já o Movimento Audiovisual da Baixada Santista (MABS) estará representado com a transmissão de uma sessão especial (dia 17/12, sexta-feira, às 18h30, seguida de bate-papo com os realizadores).

Também no sábado (18/12), às 20h, será a vez da Mostra Especial Lumiar – Festival Interamericano de Cinema Universitário, reunindo filmes produzidos por alunos de Cinema em diferentes países da América, com o objetivo de traçar um panorama sobre o ensinar, o pensar e o fazer cinematográfico no continente.  Criado em 2014 e pioneiro em Minas Gerais, o evento é realizado pelo curso de Cinema e Audiovisual do Centro Universitário UNA, de Belo Horizonte (MG).

A Mostra será precedida por bate-papo com Daniel Veloso, coordenador do Festival Lumiar, com mediação do diretor e roteirista Dario Félix.

Por fim, no domingo (20/12), o 19º Curta Santos chega ao fim exibindo a Mostra Doc de Domingo, resultado das Formativas Doc de Domingo – Imersão Documental, projeto da Orvalho Filmes realizado pelo Sesc Santos entre maio e junho de 2021.

As obras foram produzidas após cinco masterclasses sobre a criação de documentários em tempos de isolamento, ministradas pelos cineastas Camilla Martinez, Day Rodrigues, Eduardo Ferreira, Julia Katharine e Leandro Olímpio. Em cada uma delas, os participantes criaram um registro audiovisual sobre seus cotidianos à época.


Cena da videoarte “Retratos: Vila Parisi” – Mostra Oficial Olhar Caiçara

A Mostra Doc de Domingo começa às 19h30. Uma hora antes, os realizadores do projeto participam de bate-papo online. Ao final da programação, a direção do festival Curta Santos divulgará a obra escolhida pelo público como “Melhor Filme” da Mostra Oficial Olhar Caiçara.
 
Programação 
19º Festival de Cinema de Santos -Curta Santos


DIA 15/12 - Quarta-feira

Das 14h às 16h – Oficina: A Construção de Personagens Femininas no Audiovisual Coordenação: Lorenna Montenegro | On-line na Plataforma do SESC Santos, com inscrições prévias. Até dia 18/12.


20h – Live de Abertura – “A cena do audiovisual da Baixada Santista e suas perspectivas”, com Dino Menezes, Pepyta Reis, Tammy Weiss, Leandro Olímpio e Monica Saraiva, com mediação de Ricardo Vasconcelos e Raquel Pellegrini.  

21h30 – Transmissão inaugural da sessão com os 43 filmes selecionados para a Mostra Oficial Olhar Caiçara (disponível on-demand até 19/12,14h), divididos em Curta-Metragem, Videoarte, Videoclipe e Websérie.

Dia 16/12 – Quinta-feira*

Das 14h às 16h – Oficina: A Construção de Personagens Femininas no Audiovisual Coordenação: Lorenna Montenegro | On-line na Plataforma do SESC Santos, com inscrições prévias. Até dia 18/12.


20h – “Mostra Especial Pontes Criativas” (disponível on-demand até 19/12, 18h). Curta Santos + Cine Ceará.

Mostra Oficial Olhar Caiçara disponível on-demand até 19/12, 14h.

Dia 17/12 – Sexta-feira *

Das 14h às 16h – Oficina: A Construção de Personagens Femininas no Audiovisual Coordenação: Lorenna Montenegro | On-line na Plataforma do SESC Santos, com inscrições prévias. Até dia 18/12.


18h30 – Mostra Especial “Movimento Audiovisual da
Baixada Santista (MABS)” –  Sessão única.
20h – Bate-papo “Mostra Especial MABS”.

Mostra Oficial Olhar Caiçara disponível on-demand até 19/12, 14h.

18/ 12 – Sábado *

Das 14h às 16h – Oficina: A Construção de Personagens Femininas no Audiovisual Coordenação: Lorenna Montenegro | On-line na Plataforma do SESC Santos, com inscrições prévias. Até dia 18/12.

19h – Bate-Papo “Mostra Especial Lumiar”, c/ Daniel Veloso. Mediação: Dario Félix.
20h – “Mostra Especial Lumiar” (disponível on-demand até 19/12, 20h).


Mostra Oficial Olhar Caiçara disponível on-demand até 19/12, 14h.

19/ 12 – Domingo *

18h30 – Bate-Papo “Mostra Especial Doc de Domingo”
19h30 – Mostra Especial “Doc de Domingo”



20h30 – Encerramento e divulgação da “Melhor Obra” da Mostra Oficial Olhar Caiçara por votação popular.

Mostra Oficial Olhar Caiçara disponível on-demand até 19/12, 14h.


Cena da Websérie “+ Próximos” – Mostra Oficial Olhar Caiçara



 CURTA SANTOS – 19 ANOS |


Criado em 2002 pelo produtor e agitador cultural Toninho Dantas por sugestão do jornalista e cineasta José Roberto Torero e da atriz Bete Mendes, o Curta Santos é o mais antigo festival do segmento audiovisual em atividade na região.

Além do protagonismo local, o evento firmou-se no calendário de festivais audiovisuais do país, incluído no Guia Brasileiro de Festivais de Cinema e pertencente ao Fórum dos Festivais de Cinema Brasileiro, além de integrar o calendário Municipal de Cultura e do Calendário Oficial de Eventos do Estado de São Paulo (Lei nº 13.436/09). Foi, também, primordial para que Santos recebesse o selo de “Cidade Criativa no Segmento Cinema”, pela UNESCO, em 2015, compartilhado com apenas outras seis cidades do mundo.

Sua programação é composta por uma refinada seleção da mais recente produção local, além dos filmes de projetos independentes, acadêmicos e de festivais parceiros, do Brasil e também do exterior. Em suas edições anteriores somou mais de 500 mil espectadores diretos em seus pontos de exibição e mais de 1 milhão de telespectadores com exibições online e na TV aberta, com programas especiais anuais.

Acessível, democrático e diverso, o Curta Santos também incentiva um polo de pesquisa, registro e produção audiovisual e fomenta a criação de políticas públicas para o segmento, buscando contribuir para a difusão da importância e do papel das obras audiovisuais na construção da cultura nacional.
 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp