12/01/2022 às 16h39min - Atualizada em 13/01/2022 às 00h01min

Alimentação: Dicas, e os Cuidados Para Enfrentar a COVID-19

Alimentação: Dicas, e os Cuidados Para Enfrentar a COVID-19

SALA DA NOTÍCIA Gabi Dallo RTA Comunicação
Nutricionista Adriana Stavro

Galeria do google e arquivos pessoais

Qualidade de vida, e alimentação saudável, são essenciais na recuperação dos pacientes com Covid-19. A nutricionista Adriana Stavro preparou uma lista de alimentos e cuidados para enfrentar mais uma onda de pandemia. “Uma nutrição adequada e regular é indispensável para uma recuperação mais eficiente da Covid e suas sequelas.” ressalta a nutricionista Adriana Stavro.

Em tempos de coronavírus é necessário fortalecer o sistema imunológico. E mesmo quem não tem hábitos alimentares saudáveis pode e deve mudar em caso de infecção pelo vírus: “Uma reeducação alimentar deve ser aplicada de acordo com o estado ou o grau de sequelas do paciente. Pacientes que necessitam ficar de cama, que sentem fadiga em excesso e cansaço, podem precisar de um aumento no consumo de carboidratos de origem integral para a melhora de energia. Também é bom aumentar o consumo de proteína que ajuda a diminuir os sintomas de cansaço e fadiga.” completa Adriana.

A nutricionista Stavro frisa que para quem permanece com sequelas da doença, é de extrema importância usar a nutrição como aliada na recuperação do organismo. E para isso ela separou algumas dicas de alimentos para cada sintoma e possíveis sequelas:

Dor de garganta: Um alimento que ajuda nesse caso é o alho, graças a sua função antisséptica. Ele pode ser adicionado a um chá com canela e gengibre, que promove alívio do sintoma. Outra dica é comer alimentos pastosos até a dor passar.

Perda de massa muscular: Aqui é preciso priorizar a combinação de carboidratos, como pães e massas integrais, proteínas de origem animal ou vegetal.

Funcionamento dos pulmões afetados: Para quem encontra dificuldades para respirar, um alimento aliado é a beterraba. A raiz possui efeito broncodilatador e pode ser consumida em forma de purê.
Outro alimento eficaz para saúde pulmonar é a banana, rica em potássio, fibra e vitamina C, a banana é uma potência da nutrição e também é benéfica para os pulmões. Estudos mostram que o potássio ajuda a contrair e expandir os pulmões que consequentemente pode ajudar a prevenir problemas respiratórios.

Perda do olfato: É indicado a inclusão de alimentos com aromas a que o paciente estava acostumado. Um exemplo é uma salada temperada com vinagre e cebola, que possuem compostos sulforafanos, nos quais os odores persistem por mais tempo e são mais potentes. Frutas cítricas e aromas como café e canela também são indicados.

Falta de apetite: Você pode optar por algo líquido, mas que tenha consistência. Por exemplo, um shake de manga ou açaí, contém alto valor calórico, sem que o paciente precise mastigar. Use frutas como abacate e coco ou até mesmo um suco verde.

A nutricionista Adriana explica também que é necessário priorizar uma nutrição com alimentos anti-inflamatórios e antioxidantes, com o intuito de reduzir o crescimento viral e diminuir os sintomas.

A anemia é um dos sintomas muito presentes nos pacientes com sequelas, por isso Adriana Stavro indica também o aumento do consumo de proteínas associado a componentes com vitamina C, ferro, vitamina D e suplementos que melhoram a disposição. “Considerando isso, é de se considerar uma avaliação nutricional” afirma Adriana.

Adriana ressalta a importância de concentrar sua atenção em alimentos que forneçam energia, como grãos integrais e proteínas, e leve em consideração que essa disposição precisa ser constante para não ter pico ou queda do índice glicêmico. E conte com ajuda de uma nutricionista capacitada.

Confira mais algumas dicas de alimentos para a recuperação pós Covid segundo a nutricionista Adriana Stavro:
Queijo Branco: Fonte de proteína, auxilia na recuperação da força muscular e melhora as funções das enzimas gástricas e ajuda as “bactérias do bem” presentes no intestino.

Beterraba: Rica em óxido nítrico, que traz um relaxamento dos vasos sanguíneos, resultando numa melhora no fluxo de sangue, oxigênio e nutrientes para o organismo, ajudando nas funções pulmonares.

Frutas Cítricas: Contém vitamina C que contribui para a defesa imunológica e auxilia também a prevenir e tratar infecções respiratórias e sistêmicas.

Cúrcuma: Um tempero anti-inflamatório que auxilia no combate do estado resultante da doença. E também, se sugere que a curcumina ajuda a reduzir a replicação do vírus.

Uvas: São ricas em flavonoides, taninos e resveratrol, um excelente antioxidante para o organismo.

Cenoura: Fonte de vitamina A. O betacaroteno é um antioxidante que ajuda a combater os radicais livres e aumenta a imunidade.

Castanhas e Oleaginosas: Possuem selênio e zinco, são fontes de gorduras boas, vitaminas do complexo B e E, que são antioxidantes e auxiliam o processo de cicatrização.

Cebola Roxa: Tem quercetina com ação antioxidante e anti-inflamatória e possui também combatentes antivirais.

Chá Verde: Possui ação anti-inflamatória, diminuindo alguns sintomas, ajuda também na melhora da resposta imunológica.

Kefir: Possui probióticos, fortalece o intestino e ajuda no amadurecimento das células que defendem e combatem a infecção do vírus.

Para mais dicas de alimentação em tempos de pandemia só entrar em contato com a nutricionista.


Mais Informações: 
Adriana Stavro - Nutricionista Mestre pelo Centro Universitário São Camilo 

Curso de formação em Medicina do Estilo de Vida pela Universidade de Harvard Medical School 

Especialista em Doenças Crônicas não Transmissíveis (DCNT) pelo Hospital Israelita Albert Einstein 

Pós-graduada em Nutrição Clínica Funcional pelo Instituto Valéria Pascoal (VP) Pós-graduada EM Fitoterapia pela Courses4U. 

 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp