11/01/2022 às 20h46min - Atualizada em 13/01/2022 às 00h01min

5 vantagens para o desenvolvimento socioemocional da criança

Ao desenhar, a criança traz ao mundo aquilo que está somente na sua imaginação

SALA DA NOTÍCIA Educação em pauta
https://www.asteriumland.com/

Divulgação
Além de uma atividade divertida, didática e que permite soltar a criatividade, o desenho infantil é repleto de vantagens para o desenvolvimento socioemocional da criança.

É pelo desenho que as crianças expressam suas ideias e o que estão sentindo, especialmente quando elas ainda não sabem se expressar adequadamente pela fala ou pela escrita. Na idade pré-escolar, o desenho é uma forma de comunicação mais complexa do que a fala.

Ao desenhar, a criança traz ao mundo aquilo que está somente na sua imaginação. Se está alegre, com frustrações, se teve alguma ideia. Enfim, o fato é que o desenho infantil é um excelente recurso pedagógico para escolas e para a criança se expressar e aprender pela brincadeira no ambiente familiar.

Então, conheça 5 vantagens do desenho para o desenvolvimento socioemocional da criança.

1. O desenho é uma forma de expressar as emoções
O desenho não é uma simples brincadeira infantil, uma atividade escolar ou mesmo um passatempo. Para as crianças, o desenho é uma linguagem e isso significa que, ao riscar, traçar formas e colorir, elas se comunicam.

Assim, o desenho pode ser utilizado por pais e professores para conversar com a criança e entender mais sobre o seu mundo interno. Pelo desenho é possível verificar traços da personalidade da criança e conhecer as suas emoções. Essas são informações valiosas para descobrir possíveis problemas e ajudar no desenvolvimento dos pequenos.

É pelo desenho e pelas brincadeiras que as crianças se encantam pela comunicação e passam a expressar com criatividade o que estão sentindo. É uma excelente atividade para que a criança não reprima as suas emoções e aprenda desde muito cedo como comunicá-las para o mundo exterior.

2. Estimula a criatividade
Ao desenhar, a criança dá os primeiros passos para entrar em contato com a potência criativa que habita dentro de cada pessoa. Quanto mais cedo a criança começa a desenhar e explorar atividades criativas, mais desenvolve a sua capacidade de criação.

3. É um recurso que ajuda a desenvolver a personalidade
O desenho é um dos primeiros contatos da criança com a própria identidade. Ao criar formas, usar cores, texturas e soltar a sua criatividade ao desenhar, a criança está buscando conhecer a sua identidade pessoal.

Pelo desenho, a criança descobre suas subjetividades, compartilha suas experiências com os demais, e passa a se perceber como alguém diferente, que possui identidade própria e capacidade de criar.

4. Ajuda a criança a retratar seu ambiente sociocultural
Na escola, há crianças de origens bastante variadas e nos primeiros anos de convívio escolar elas começam a perceber que são diferentes umas das outras. Neste contexto, o desenho é uma forma de comunicar suas diferenças para os demais, além de aprender sobre os colegas por meio da observação dos desenhos deles.

Muitas vezes, o desenho é uma forma que a criança tem de contar sobre a sua rotina, seus hábitos e sua família. Tudo isso diz muito sobre o ambiente sociocultural em que a criança está inserida.

5. Desenvolve a capacidade de intercomunicação
Ao desenhar, a criança se coloca no mundo como uma pessoa com vontades próprias, com subjetividades e uma história para contar. Quando a atividade é em conjunto com os demais colegas, há a comunicação entre eles, que passam a estabelecer vínculos, perceber semelhanças e diferenças. O desenho também é uma forma de comunicação entre as crianças.

Viu só como o desenho infantil é muito mais do que uma simples atividade para passar o tempo? Conheça o site da AsteriumLand e continue se informando sobre a importância do desenho para as crianças


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp