14/01/2022 às 12h56min - Atualizada em 14/01/2022 às 19h31min

Conheça CEOs no Brasil que buscam mudar o ecossistema corporativo para incentivar lideranças negras

5 CEOs e personalidades pretas que fazem um trabalho de base ao impulsionar futuras lideranças negras

SALA DA NOTÍCIA Janaina Bernardino
Ana Borgato
 

No Brasil, apenas 4,7% dos cargos de decisões das 500 maiores empresas do país são ocupados por pessoas negras. Esse número se contrapõe à realidade nacional, onde 50% da população é autodeclarada negra. A inserção de pessoas negras para cargos de lideranças, como CEOs e C-levels, encara um grande desafio quando comparado ao cenário nacional. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), menos de 30% dos cargos de liderança no país são ocupados por pessoas negras. Mesmo com este cenário, o ecossistema corporativo vem abrindo espaços e remodelando a cultura organizacional das empresas.

A presença de lideranças negras ganha força e incentiva a mudança do mercado brasileiro, levantando questões para promover mais equidade no mundo corporativo. Pensando nisso, reunimos alguns nomes de CEOs negros que estão trabalhando para fazer a diferença e assim, ajudar a mudar a cultura organizacional das empresas e a perspectiva do mercado nacional. Conheça alguns desses líderes negros que tem buscado inovar e abrir oportunidades no mercado:

Sérgio All é fundador e CEO da Conta Black, hub de serviços financeiros e de consumo, alocado em uma conta digital que tem o objetivo de ampliar o acesso à serviços financeiros a todas as pessoas sem burocracia e educação financeira, por meio de ferramentas simples, para que o crédito não se torne um inimigo. Sérgio é publicitário e trabalhou por mais de 20 anos em sua agência de comunicação. Ao ter crédito negado em um banco, em 2000, para compra de equipamentos para a sua agência, decidiu que abriria o próprio banco. O Empreendedor viu na criação da Conta Black, junto com a sua esposa Fernanda Ribeiro, a oportunidade de ampliar o acesso à serviços financeiros a todas as pessoas sem burocracia e educação financeira, por meio de ferramentas simples. Sérgio e Fernanda são especialistas em finanças, mercado financeiro, oferta de crédito, endividamento das famílias e educação financeira, focando na realidade e especificidades da população negra e periférica.

Kwami Alfama é CEO da multinacional Tereos Amido & Adoçantes Brasil, subsidiária brasileira da Tereos, líder global nos mercados de açúcar, álcool, etanol e amidos. O executivo cabo-verdiano de 46 anos soma passagens por empresas nacionais e multinacionais nos segmentos agroindustrial, bens de consumo/alimentos e automotivo, líderes de mercado, como J.Macêdo, Mars e Mahle. Graduado em Engenharia Mecânica, Alfama possui mestrado em Engenharia de Produção, MBA em Marketing, além de uma recente formação no Programa de Desenvolvimento de Conselheiros, da Fundação Dom Cabral. Ao lado de mais 11 executivos, Kwami idealizou o Pactuá, iniciativa que tem como objetivo aumentar a inserção de líderes negros na direção e no conselho administrativo das empresas. Tal mobilização visa revolucionar o topo da hierarquia, com premissas voltadas em prol da equidade racial.

Edvaldo Vieira, CEO da Amil - UnitedHealth Group  -Executivo com larga experiência no setor financeiro, nas áreas de Operações, Planejamento, Finanças e Investimentos, Edvaldo assume o desafio de ser CEO da Amil - UnitedHealth Group, empresa ícone de saúde no país. Além da atuação na companhia, Edvaldo é um dos porta-vozes do Movimento pela Equidade Racial (Mover), iniciativa que busca promover a equidade racial, em um plano de ação que ambiciona gerar 10 mil novas posições de liderança para pessoas negras e oportunidades para 3 milhões de pessoas nos próximos anos por meio de ações práticas.   

Juliana Oliveira, CEO e Fundadora da Agência Oliver Press - é jornalista, assessora de imprensa e fundadora da Agência Oliver Press - boutique de comunicação especializada em estratégia corporativa e relações públicas, com pauta central voltada à diversidade e inovação. Há 6 anos no mercado, a Oliver é pioneira em criar um núcleo de Diversidade & Impacto Socia, com foco em empreendedores negros, e vem construindo um cenário de transformação pelas premissas que Juliana aponta como base: múltiplos olhares, plurais, que geram uma revolução social, não só no mundo de RP, mas nas estruturas sociais como um todo.

Com uma gestão composta apenas por mulheres, a Oliver é um instrumento de empoderamento, independência e emancipação. Uma agência que tem como iniciativa promover visibilidade, educar e inspirar jovens mulheres para que pensem nas suas carreiras como líderes do futuro.

Marta Celestino - CEO da Ebony English - Com mais de 25 anos de experiência em multinacionais nas áreas financeira e marketing, especialista em administração e gerenciamento de projetos, Marta Celestino trouxe seus talentos para a Ebony English em 2014. O objetivo era reestruturar a escola, pioneira no ensino de inglês com cultura negra. Ela trabalhou para tornar a escola referência por sua qualidade, metodologia e uma das únicas instituições deste padrão liderada por afrodescendentes nas Américas. Marta é pesquisadora, consultora em inovação e diversidade,  palestrou no TEDx São Paulo e é apaixonada por construir pontes com a diáspora africana. Sua missão é dar suporte necessário para atingirem seus objetivos e experienciar novos lugares e culturas. Sua inspiração vem de liberdade, mobilidade, espiritualidade e do continente africano, o berço da humanidade.



 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Informações indisponíveis

0