18/01/2022 às 17h55min - Atualizada em 19/01/2022 às 00h00min

A importância da vacinação contra a gripe e seu impacto no mundo laboral

Médica infectologista da OnCare Saúde fala da importância da imunização para combater o surto do vírus Influenza e o impacto da vacinação no ambiente de trabalho

SALA DA NOTÍCIA Sandra Cunha

Dra. Letícia Fiório Baptista, médica infectologista da OnCare Saúde
A importância da vacinação contra a gripe e seu impacto no mundo laboral

Médica infectologista da OnCare Saúde fala da importância da imunização para combater o surto do vírus Influenza e o impacto da vacinação no ambiente de trabalho

Há algum tempo a imprensa noticia que grandes centros urbanos do Brasil, como Rio de Janeiro, São Paulo e Salvador, apresentaram uma alta incidência de casos de gripe nas últimas semanas. O vírus Influenza, causador da doença, tem uma característica sazonal: ele circula durante o ano todo, nas diversas regiões do mundo, com predomínio nos meses do outono e inverno.
O aumento dos casos no País durante o mês de dezembro é um evento incomum, que pode estar associado à baixa cobertura vacinal contra a gripe, à flexibilização das medidas de restrição adotadas como prevenção à Covid-19 e ao relaxamento da etiqueta respiratória, que inclui o uso de máscaras, a higienização das mãos e o distanciamento social.
Dra. Letícia Baptista Fiorio, infectologista da OnCare Saúde lembra que as campanhas foram centralizadas para a vacinação contra a Covid-19. “Tivemos as campanhas de influenza, mas a adesão à vacina da gripe foi pequena. Quando há uma baixa adesão, também há um nível mais baixo de proteção”, esclarece a especialista.
Ela afirma que virologistas já realizam uma vigilância intensa do vírus Influenza subtipo H3N2, o responsável pelo surto que vemos agora. “Os pesquisadores realizam análises e o monitoramento do perfil genético do vírus. Os casos em questão estão associados principalmente à linhagem “Darwin” do vírus Influenza A (H3N2), que foi a cepa predominante da mais recente temporada de gripe no hemisfério Norte.”

A importância da vacinação contra a gripe

Em geral, as campanhas nacionais de vacinação contra a gripe no Brasil têm início no mês de abril, antecipando a chegada do inverno, com o objetivo de proteger o organismo de pessoas mais vulneráveis, como idosos e crianças, imunossuprimidos e pessoas com comorbidades.
Todavia, com este surto fora de época, é necessário que a campanha seja antecipada. “É uma circulação fora de época do vírus, pode ser que ela não se sustente. Existe uma grande probabilidade deste vírus aparecer em outras partes do País. O adiantamento da campanha seria bom em vários aspectos, para debelar essa situação de surtos e reduzir a circulação viral”, afirma Dra. Letícia.
A infectologista da OnCare Saúde reforça a necessidade de vacinação. “É importante que todos sejam imunizados. Na rede pública, a vacina trivalente está disponível para grupos considerados prioritários pelo Ministério da Saúde por maior risco de adoecimento e de evolução para quadros graves; e na rede privada o imunizante está disponível para todos. Crianças, gestantes, adultos com comorbidades, professores, profissionais da saúde, adolescentes são alguns dos grupos que devem se vacinar. O isolamento recomendado nos pacientes com Influenza é de 5 dias e as crianças não devem frequentar a escola enquanto os sintomas persistirem”, orienta.
A médica lembra que além da vacinação é preciso redobrar os cuidados. “É recomendado evitar locais fechados e aglomerações, além do uso de máscara e a lavagem frequente das mãos, que continuam sendo uma importante ferramenta na redução da contaminação. Se a febre persistir por mais de 48 horas, se apresentar falta de ar ou queda importante do estado geral, recomenda-se procurar a emergência”, alerta.

A vacinação nas empresas

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a vacina é a maneira mais eficaz de prevenir a gripe. Os trabalhadores quando não vacinados, podem adoecer, e por isso a vacinação contra a gripe em empresas torna-se muito importante no ponto de vista socioeconômico.
A gripe atinge pessoas de qualquer idade e já é considerada um dos problemas mais graves de saúde pública, segundo a (OMS). Apesar de parecer um assunto sem muita importância, traz um impacto bastante significativo no ambiente de trabalho.
Dra. Letícia Fiorio afirma que a vacinação traz muitos benefícios para as empresas. “Além de evitar afastamentos, aumenta-se a produtividade. Adotar medidas que ajudem a conter o vírus influenza, é obrigação de todos, e empresas dispostas a melhorar a qualidade de vida e a produtividade no trabalho de seus funcionários devem aderir à campanha de prevenção, e realizar a vacinação dos colaboradores”, reforça a infectologista.
Para o diretor presidente da OnCare Saúde, Dr. Ricardo Pacheco, a influenza é um é uma questão de suma importância e requer que as empresas invistam em uma eficiente gestão médica. “É a gestão médica que cuidar das pessoas, prevenir, identificar e tratar os casos de influenza. A prevenção precisa ser priorizada para diminuir a incidência de absenteísmo, que vem aumentando consideravelmente, já chegando a níveis semelhantes ao início da pandemia de Covid-19”, completa o médico e gestor em saúde.

Sobre a Oncare Saúde
A Oncare Saúde é uma plataforma de solução integrada de saúde, que oferece assessoria e consultoria, para empresas e para população em geral. Inclui assistência médica, assistência integral social e assistência à saúde dos beneficiários e seus dependentes, com ações de promoção, proteção, recuperação e reabilitação. Dessa forma, contribui para o aprimoramento do sistema social e de saúde do Brasil.

 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp